Postado por - Heitor Montes

Resultados do início da 32ª rodada pressionam Bahia a vencer o Oeste

Bahia encara o time paulista no sábado (22), em Barueri, e vai contar com o apoio da torcida para voltar ao G4

Não foi por falta de “secação”. Mas os resultados da terça-feira na Série B foram ruins para o Bahia. As vitórias do Avaí sobre o Vila Nova, por 2x1, e do Londrina sobre o Brasil de Pelotas, por 1x0, fizeram o tricolor cair uma posição na tabela, do 5º para o 6º lugar. Além disso, o Esquadrão não poderá mais alcançar os catarinenses nesta rodada.

No entanto, no Fazendão, a conversa é deixar os rivais de lado e fazer o dever de casa. No caso, dever fora de casa. Sábado, o Bahia encara o Oeste, em Barueri-SP, às 15h20. O rival não vence há dez jogos.

“Guto (Ferreira) falou muito bem agora que a gente tem que pensar nos nossos jogos. Tem muitos confrontos diretos entre eles. A gente tem que fazer o nosso papel. Se conseguirmos seis vitórias, vamos conseguir o acesso”, diz o zagueiro Tiago, que admite que secou o Avaí. “É uma pressão a mais. Sou muito ruim de secar. Assisti ontem (terça) ao jogo, e a minha mulher sofreu. Foi um dia ruim para a gente. Mas esse fato de jogar pressionado pode, sim, ajudar porque é o resultado que nos interessa. Tem o Náutico ainda que joga”.

A opinião é compartilhada pelo meia Régis, que tem entrado bem no segundo tempo dos últimos jogos. “A gente não se preocupa com os outros jogos. Tem que fazer a nossa parte. Quem entrar vai tentar corresponder à altura. A gente fica ansioso porque quer estar ajudando”, admite o meia, que mais uma vez começará no banco de reservas.

No entanto, secar o Náutico é fundamental. O time pernambucano visita o Luverdense amanhã e, se ganhar, tira qualquer possibilidade do Bahia entrar no G4 ainda nesta rodada.

Ganhar seis das sete partidas restantes, como projeta Tiago, fará o Bahia chegar a 67 pontos, número que garante o acesso, de acordo com os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os mesmos matemáticos contabilizam 95,3% de chance de acesso com 63 pontos. O tricolor tem 49.

Os atletas tricolores, inclusive, já sabem bem o que os espera na Arena Barueri. O Oeste tem como característica não dar chutão e manter a posse de bola, preceitos do treinador Fernando Diniz. “A gente está treinando bastante a saída de bola deles. O professor tem mostrado os vídeos, e a gente está preparado”, revela Régis. “Eles têm essa característica de tocar. Vamos marcar ainda mais do que quando estamos em casa. A gente sabe que eles vão tentar envolver a nossa equipe”, complementa Tiago.

Bola aérea
Por causa da posição do Oeste na tabela, 16º lugar, e pelo retrospecto recente do rival, além da necessidade tricolor, o zagueiro crê que é obrigação do Bahia vencer a partida. E, para isso, a bola aérea pode ser fundamental. “A gente já vinha conversando sobre a bola parada para esse jogo. Eu e Jackson somos jogadores altos e deveríamos estar cabeceando mais. Estamos falando com Juninho e Cajá para essa bola vir mais alta”, conta Tiago.

Fonte: Correio 24 Horas