Postado por - Newton Duarte

Reunião definiu esquema de segurança para o BaxVice

Segurança: 586 policiais militares vão atuar no clássico Ba-Vi deste sábado

Encontro define esquema de segurança para clássico. Encontro tem participação da Polícia Militar, Ministério Público e representantes de Bahia e Vitória e organizadas

Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, no Quartel dos Aflitos, em Salvador, definiu o esquema de segurança para o Ba-Vi, marcado para este sábado, às 16h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. No encontro, conduzido pelo tenente coronel Costa Ferreira, comandante do BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento em Eventos), ficou definido que um efetivo de 586 policiais militares fará a segurança do clássico. Ainda estiveram presentes no Quartel representantes do Ministério Público, de Bahia e Vitória e de suas respectivas torcidas organizadas, além de membros da Transalvador e Guarda Municipal, órgãos ligados à Prefeitura da capital baiana.

O policiamento para o clássico será iniciado a partir das 7h de sábado, com um efetivo ordinário deslocado para fazer a ronda no entorno da Arena. A operação só será finalizada às 21h, cerca de duas horas e meia após o apito final – a partida deve terminar por volta das 18h30.

Reunião define esquema de segurança do Ba-Vi de sábado (Foto: Rafael Santana)

Vale lembrar que as duas maiores torcidas organizadas do estado estão proibidas de entrar no clássico. Por conta de incidentes ocorridos nos últimos jogos do Vitória em Salvador, os Imbatíveis e a Bamor foram suspensas por 90 e 120 dias, respectivamente. Os membros das duas torcidas não poderão entrar no estádio portando símbolos, insígnias, bandeiras, vestuário ou qualquer outro adereço que as identifique.

O tenente coronel Costa Ferreira detalhou as últimas confusões envolvendo as organizadas nos jogos do Vitória contra Santa Cruz, no Barradão, e Mogi Mirim e Paysandu, na Fonte Nova. No confronto contra o Papão, 32 pessoas foram detidas após uma confusão generalizada.

Policiamento no metrô e portões de acesso divididos por torcida

Durante a reunião, um representante da CCR, concessionária que administra o metrô, mostrou preocupação com a segurança nas estações e pediu apoio da segurança pública para reforçar o policiamento. Costa Ferreira assentiu e garantiu que as quatro estações que funcionarão no dia do jogo também contarão com policiais.

Na reunião, também ficaram definidos os portões de acesso das torcidas. Os tricolores vão utilizar os portões Sul, Leste, Norte e Super Norte. Os torcedores do Vitória devem entrar no estádio pelo portão Sudeste.

Faltando dez rodadas para o fim da Série B, o Ba-Vi deste sábado é fundamental para os dois clubes. O Bahia, que perdeu a 4ª posição para o Santa Cruz na terça-feira, tenta voltar ao G-4, enquanto o Vitória quer abrir cinco pontos de distância para o rival e se consolidar na vice-liderança da competição.