Postado por - Newton Duarte

Revelando papo com Kieza, Sant'Ana crava: 'Railan não joga mais pelo Bahia'

Sant’Ana diz que Railan não joga mais pelo Bahia e revela papo com Kieza

Presidente tricolor afirma que está decepcionado com a postura dos laterais Railan e Vitor e projeta parceria entre os atacantes Kieza e Hernane na próxima temporada

Marcelo Sant'Ana adiantou que Railan não defenderá mais o Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Tecnicamente, Railan ainda é jogador do Bahia. No entanto, o lateral-direito não deverá mais vestir as cores do Tricolor baiano. No início da noite desta quarta-feira, o presidente Marcelo Sant’Ana concedeu entrevista ao Programa do Esquadrão, programa de rádio oficial do clube, e definiu que o atleta não está nos planos do clube para a pré-temporada. Railan tem contrato até maio e assinou pré-contrato com o Internacional de Lages, equipe de Santa Catarina.

Sant’Ana se disse decepcionado com a postura de Railan e também de Vitor, outro que assinou com o Internacional de Lages. O lateral-esquerdo tinha negociações avançadas com o Bahia, mas, conforme o gerente de futebol Éder Ferrari, sumiu na hora de assinar o contrato e deixou de atender as ligações. O presidente tricolor reconhece que os atletas agiram dentro da lei, mas questiona a ética da dupla no processo que resultou no fim do ciclo no Fazendão. 

- Fiquei decepcionado. Nada me surpreende mais no futebol. Em um ano de gestão, digo que acredito em qualquer coisa. Qualquer tema dentro do futebol brasileiro. Para bem ou para mal. Fiquei decepcionado. Eles fizeram tudo dentro do que a lei permite. Legalmente não fizeram nada que questionemos. Mas não é porque é legal que é correto. No caso do Vitor, a palavra é dura, mas acho que foi uma postura desonesta. Foi dentro da legalidade? Foi. Mas não é correto, ético. (...) Com esses jogadores não conto mais. Mesmo com Railan tendo contrato. O Bahia entende que não tem muito o que fazer com ele entre janeiro e maio. Vamos decidir o que será feito para ele ser feliz em outra instituição – disse Sant’Ana em entrevista ao Programa do Esquadrão.

Tomara que possamos anunciar cinco contratações até antes da reapresentação, dia 4 de janeiro.

Marcelo Sant'Ana

O cartola tricolor ainda avisou que acompanhará o desenrolar da carreira dos dois jovens laterais. Caso o Internacional de Lages se revele um clube de aluguel, que serve apenas para registrar jogadores e depois repassá-los para outras agremiações, o Bahia entrará com uma representação junto à CBF.

- Só espero que o Inter de Lages não seja clube ponte, isso é proibido. Se acontecer, vamos denunciar na CBF – advertiu.

Recentemente, Railan divulgou uma carta em que agradecia o Bahia e afirmava que deixava o clube por não ter sido valorizado. Procurada pelo GloboEsporte.com, a diretoria tricolor revelou, por meio da assessoria de imprensa, que ofereceu um contrato com reajuste de 30%.

CONTRATAÇÕES E PAPO COM KIEZA

Na manhã desta quarta-feira, o Bahia anunciou a primeira contratação para 2016. O atacante Hernane foi apresentado no Fazendão como promessa de gols para a próxima temporada. E de acordo com Marcelo Sant’Ana, novos reforços devem surgir antes da reapresentação do elenco, marcada para o dia 4 de janeiro.

- Temos algumas negociações próximas de serem concluídas. Questões de salários, tempo de contrato e luvas estão resolvidas. Encaminhamos os contratos e esperamos o retorno para fazer exames. Tomara que nos próximos dias possamos anunciar mais uma ou duas contratações, antes do Réveillon. Tomara que possamos anunciar cinco contratações até antes da reapresentação, dia 4 de janeiro – projetou o dirigente.

Hernane foi apresentado na manhã desta quarta-feira, no Fazendão (Foto: Divulgação/EC Bahia)

Sant’Ana mostrou-se satisfeito com a contratação de Hernane. O presidente também tentou passar tranquilidade para o torcedor com relação ao atacante Kieza. Ele disse que conversou com o artilheiro tricolor e que falou sobre a futura parceria com o “Brocador”.

- A gente fica feliz da primeira contratação ser o Hernane. Apelido “Brocador”, expressão baiana, sinônimo de goleador. (...) Temos batalhado pela renovação do Kieza. Seja pela compra em definitivo ou por novo empréstimo. Temos trabalhado pelas duas opções. Estamos tentando a contratação do atleta. Na nossa última conversa, citei a vontade de mantê-lo. Não só pelo futebol. Mas pela identificação, nível de pessoa que demonstrou ser. Prometi a ele que teria um time melhor em 2016 e um companheiro que compartilhasse com ele a responsabilidade de gols. Conversei com o Kieza sobre o Hernane. Falou que é bom ter um cara que faz gols. Ficou mais tranquilo – disse Marcelo Sant’Ana.

Além de Kieza, o presidente projetou que 2016 será melhor do que em 2015 e lembrou que o clube terá mais dinheiro para investir e formar um time forte para brigar pelo acesso para a Série A.

- Em 2015, o Bahia tinha orçamento de R$ 30,5 milhões para o futebol. Para 2016, teremos R$ 47,8 milhões. No que depende do Bahia, vamos manter Kieza para ser dupla de ataque de Hernane. Estamos fazendo esforço por Lomba e vamos contratar mais jogadores. Tomara que as negociações deem certo. São jogadores reconhecidos, jogadores que a torcida poderá acreditar – declarou.