Postado por - Newton Duarte

Ricos e pobres: Pesquisa aponta 'quem torce por quem' por faixa de renda

Pesquisa LANCE! Ibope: Corinthians lidera entre os mais ricos do país

Clube paulista assume a liderança do levantamento entre os torcedores com renda acima de dez salários mínimos. Fla mantém a ponta entre os torcedores mais pobres

Corinthians tem o maior número de torcedores entre os mais ricos do país

O Corinthians é o clube brasileiro que tem a maior torcida entre as pessoas com alto poder aquisitivo no país. De acordo com a divisão por renda da pesquisa LANCE! Ibope, o Timão aparece na primeira colocação com 17,6% de participação entre os torcedores que ganham mais de 10 salários mínimos, com uma margem alta de 6,7 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o Flamengo, que nessa faixa da população tem 10,9% de participação.

A grande surpresa dessa lista é o Atlético-MG, que passa a ocupar o terceiro lugar entre os mais ricos ao atingir 10,1%, superando assim o São Paulo, com 9,2%, e o Palmeiras, com 8,4%.

O Vasco, que tem a quinta maior torcida do país, fica apenas na décima posição entre os torcedores que ganham mais de dez salários mínimos por mês com participação de apenas 1,7%. Com esse índice também estão Santos, Fluminense, Botafogo e Atlético-PR.

Entre os mais pobres

Se entre os mais ricos o Corinthians assume a liderança, o Flamengo volta a ser o primeiro colocado quando são considerados apenas os torcedores com renda de até um salário mínimo por mês. Nessa faixa da sociedade, o rubro-negro carioca lidera com folga atingindo 20,8% de participação, 10,8 pontos percentuais acima do segundo colocado, o Corinthians, que tem 10% entre esses torcedores.

Os cinco primeiros nessa faixa do estudo são os mesmos do ranking geral, com o São Paulo na terceira posição (5,6%), além de Palmeiras (4,4%) e Vasco (4,4).

Como retrato da economia do país, da sexta à décima posição entre os torcedores mais pobres do país estão clubes da região Nordeste com Sport Recife (4,2%), Santa Cruz (4%), Bahia (2,3%), Vitória (1,6%) e Ceará (1,5%).

O Sport se destaca por ganhar posições tanto entre os mais pobres como também entre os mais ricos, já que aparece na nona posição entre os torcedores mais ricos com participação de 2,5%. Fluminense, com 0,4%, e o Atlético-PR, com apenas 0,1%, são os últimos entre os torcedores mais pobres.