Postado por - Newton Duarte

Rivalidade entre clubes impulsiona sócio-torcedor no Brasil

Rivalidade entre clubes impulsiona sócio-torcedor no Brasil

Disputa em centros tradicionais impactam os projetos para associados, que cresceram 533% em dois anos

Internacional é o líder do Torcedômetro com 146,8 mil sócios - Reprodução

Com mais de um milhão de adeptos em todo o país, os projetos de sócios-torcedores cresceram 533% nos últimos dois anos. O aumento vertiginoso no número de inscritos tem como base, além da modernização da iniciativa por parte dos clubes, a rivalidade entre os times.

O São Paulo revitalizou o programa na última semana e mensurou o sucesso depois de ultrapassar Santos e Flamengo no Torcedômetro, ranking do Movimento Futebol Melhor que contabiliza os sócios-torcedores em todo o país. A equipe paulista registrou dez mil novos associados em cinco dias.

“Os clubes querem mostrar sua força, ninguém quer ficar para trás no Torcedômetro. E isso acaba ajudando de uma maneira geral a todos os clubes. Há alguns anos o programa de sócio-torcedor era quase exclusivo dos gaúchos, mas atualmente o Palmeiras registrou um grande crescimento, e com isso puxou para cima rivais como Corinthians e, agora, o São Paulo. É natural que a rivalidade aconteça nos centros tradicionais” afirma Rafael Pulcinelli, gerente de marketing da Ambev e gestor do movimento.

A meta do São Paulo é chegar a R$ 40 milhões de faturamento por ano, valor que fez o vice-presidente de marketing do clube, Douglas Schwartzmann, declarar que o projeto é mais importante do que o patrocínio máster. Para alcançar a meta, o sócio-torcedor são-paulino será alvo de uma campanha de marketing em mídia impressa, TV aberta e fechada, rádios e redes sociais nas próximas semanas.

Segundo o último balanço do Movimento Futebol Melhor, o faturamento com sócio-torcedor ultrapassa R$ 400 milhões anuais. “Os clubes perceberam que ter uma boa relação com seus torcedores é fundamental para aumentar suas receitas. O crescimento se deve a uma nova estratégia dos clubes, que não focam suas ações apenas na questão do ingresso. O torcedor quer muito mais vantagens”, completa Pulcinelli.

O Internacional é o líder brasileiro na adesão de sócios, com 146,8 mil. Palmeiras (129,5 mil), Corinthians (105,5 mil), Grêmio (84 mil), Cruzeiro (71,6 mil), São Paulo (65,3 mil), Flamengo (54,2 mil), Santos (59,2 mil), Atlético Mineiro (44,1 mil) e Fluminense (25 mil) fecham o TOP 10.

Original: maquinadoesporte.