Postado por - Newton Duarte

Romário explica o motivo de votar contra a MP do Futebol

Romário explica o motivo de votar contra a MP do Futebol

Como já adiantei a vocês, votarei contra a MP do Futebol, aquela que prevê refinanciamento das dívidas dos clubes com o Governo. Não usarei o microfone do plenário para não influenciar o voto de ninguém. Muitas pessoas ligadas ao futebol me procuraram pedindo que eu apoiasse o Profut, eles defendem que este financiamento é bom para os clubes, mas não concordo.

Primeiro porque não se pode, em um mesmo campeonato, instituir regras diferentes para os competidores de acordo com a adesão ou não ao Profut. Por exemplo, a MP prevê que os clubes que aderirem ao Profut e descumprirem as regras ficarão sujeitos a advertências e proibidos de registrar atletas. Grandes clubes, inclusive da série A, já anunciaram que não irão aderir, porque já preveem que não conseguirão cumprir o acordo, logo já é sabido que sofrerão com as penalidades.

O texto aprovado na Câmara retrocedeu muito. Itens importantes foram retirados do texto, como a redução gradual de déficit, ou prejuízo, até o limite de zero. Ficou a obrigação de reduzir para 10%, a partir de 2017, e para 5%, a partir de 2019.

Outro item retirado do texto foi declarar a Seleção patrimônio cultural do povo brasileiro. A seleção já é de fato, mas a CBF impede que ela seja de direito por medo disso abrir precedente para investigação do estado.

O limite de endividamento dos clubes também foi ampliado, o relatório de Otávio Leite previa o endividamento com pagamento de salário de jogador até o limite de 70%, o deputado Jovair Arantes (Bancada da CBF) ampliou para 80%.

Por fim, como já falei aqui, o texto não prevê nenhuma sanção para a CBF, caso a entidade não cumpra a determinação de rebaixar o time que não conseguir comprovar o pagamento de débitos, conforme ficou previsto no Estatuto do Torcedor. Só por isso, a CBF já é a favor da MP e eu contrário a tudo que a CBF é a favor.

Sei que serei voto vencido, mas saio da votação com a consciência tranquila. Outra coisa, muitas pessoas que defendem veementemente a MP hoje serão convocadas para prestar esclarecimentos na CPI do Futebol.

Descrição da Imagem #PraCegoVer: fotografia de uma bola de futebol. Ela tem os gomos brancos e pretos. Sobre a imagem, está escrito "NÃO à MP do Futebol".

Nota Luis Peres @BahiaClub: Nos termos em que foi aprovada, passarei a chamar a MP 671 do PROFUT de MP 171 do SÓCHUTE.

A fictícia peça legislativa, inexplicavelmente reforçou, ou apenas não mexeu, com as estruturas carcomidas e fétidas da CBF, Federações e clubes.

Como primeiro ponto, cito que independente do Estado poder, lato sensu, fiscalizar a CBF e seus entes hierarquicamente inferiores, a ausência direta de não transformar materialmente a Seleção em patrimônio cultural do povo Brasileiro é a prova cabal de que crimes estão ocorrendo, precisam ser perpetuados e não podem, sob nenhuma hipótese, serem fiscalizados.

Ademais, alegar que foram instituídas proibições de, por exemplo: Nepotismo e impessoalidade nas contratações, não passam de uma piada de péssimo gosto.

Qualquer imbecil, inclusive eu, sabe que da forma como foi escrita, a lei é um convite ao cometimento de delitos, previstos na legislação em vigor, mas com desculpas previamente elaboradas, haja vista que, quando flagrados em quaisquer destas situações, dúvidas já estariam “no ar” sobre o dolo do fato.

Explico: Um clube está proibido de contratar com empresas de parentes dos gestores, por exemplo.  O Gestor contrata uma empresa “A”, pagando todos os impostos, sem que sejam prestados qualquer serviço ou fornecimento de bens ao clube. Uma sutileza jurídica. Vide Caso Petrobras no prisma da operação Lava-jato.

Esta empresa “A” repete a operação com uma empresa “B”. Que repete com uma empresa “C”.

Com todos mancomunados, a empresa “C” pega o saldo do valor e entrega em mãos do gestor.

Quem perdeu foi o gestor? Não! É o ingênuo do torcedor que verá times medíocres em campo sob a alegação que não há dinheiro. E o clube, é claro. Que ao final terá sua dívida aumentada.

Nepotismo? O filho do Vice-presidente da FIFA Jérôme Valcke é alto funcionário da CBF. Precisa dizer mais?

O que estranho, é o Bom Senso FC estar apoiando esta ignomínia.  

Não vou me alongar. Inês? É morta! Só posso lamentar, principalmente pelos que aplaudem sem saber do que se trata.