Postado por - Newton Duarte

Romário: 'Sorte que eles acordaram a tempo'

Romário sobre movimento contra a CBF: "Sorte que eles acordaram a tempo"

Ex-jogador não poderia ficar de fora da discussão sobre o calendário do futebol brasileiro para o ano que vem

Romário também mostrou sua opinião sobre novo calendário.

Romário também mostrou sua opinião sobre novo calendário.

Como não poderia ser diferente, Romário não ficou de fora da discussão sobre o calendário da CBF para a próxima temporada, um dos assuntos mais comentados na última semana. Afinal, a entidade máxima do futebol diminuiu a pré-temporada dos clubes - que já era curta - para cinco dias apenas, o que reduziria o tempo de férias dos jogadores e comissão técnica. Diante disso, o ex-jogador se manifestou por meio das redes sociais.

Através de seu Facebook, o Baixinho mostrou grande satisfação com a atitude de 75 jogadores que exigem uma reunião para discutir o calendário. "A manifestação desses atletas profissionais é uma atitude extremamente sensata e era algo inimaginável até bem pouco tempo. Sorte que eles acordaram a tempo. O que na prática estes jogadores estão comprovando é que o venho dizendo há muito tempo: a CBF não está preocupada com futebol, a única preocupação desta entidade é dinheiro. É por isso que estamos assistindo nosso futebol descer ladeira abaixo".

O Deputado Federal citou alguns artigos da Lei Pelé, que exige 30 dias de férias aos atletas no recesso das atividades desportivas, ou seja, entre o final do campeonato brasileiro e início do campeonato estadual. Porém, com o novo calendário, a CBF prevê férias menores e, a única forma de alterar a determinação que está na Lei seria através de acordo coletivo de trabalho, conforme prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que não ocorreu.

"Foi uma determinação unilateral da CBF e se os clubes acatarem ao novo calendário poderão ser acionados judicialmente. Os jogadores devem cobrar dos seus times. Porém, os clubes e federações aceitam estes desmandos porque dependem financeiramente da entidade, se esquecendo de proteger seu maior patrimônio: os jogadores. Assim, além de correrem o risco de acabar com suas carreiras precocemente, por excesso de lesão, também levam ladeira abaixo o esporte mais amado do Brasil. Mas reforço: quem se importa? Tudo pelo dinheiro", completou.


Fonte e foto: Yahoo! Esporte Interativo