Postado por - Heitor Montes

Saiba o que o Bahia precisa fazer para conquistar o acesso

Bahia ainda terá três jogos em casa e outros três longe de Salvador até o final da Série B; só ganhar em casa não basta

Frustração, revolta, tristeza, decepção. Foram muitos os sentimentos do torcedor tricolor no final de semana. O Bahia só dependia dele para entrar no G4, mas empatou em 1x1 com o Oeste, sábado, em Barueri-SP. O tropeço custou caro e fez o time cair uma posição na tabela. Com 50 pontos, é 6º colocado na Série B.

Se os números às vezes desanimam, eles também mantêm a esperança. De acordo com o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estuda as probabilidades no futebol, o Bahia tem 24,1% de chance de voltar à Série A. O tricolor tem, inclusive, nova chance de entrar no G4 já na próxima rodada, mas não depende apenas dele.

Confrontos dos concorrentes Confrontos do Bahia até o fim da Série B

Para isso, precisa vencer o Ceará, sábado (29), às 16h, na Fonte Nova, e torcer por tropeços de Londrina e Náutico. Os dois jogam um dia antes. A equipe paranaense visita o Criciúma, e a pernambucana recebe o líder Atlético-GO.

Confrontos dos concorrentesConfrontos dos concorrentes

Em 2013, o quarto colocado Figueirense subiu com 60 pontos. Em 2014, o Avaí precisou de 62. No ano passado, a linha de corte foi mais alta. O América-MG subiu com 65. De acordo com os matemáticos da UFMG, o time que fizer 67 pontos nesta temporada está garantido na Série A 2017. Para alcançar essa pontuação, o Bahia teria que ganhar os seis jogos restantes.

Essa é a pontuação 100% segura, mas os matemáticos indicam que 63 pontos dão 95% de chance de subir. Para isso, será necessário vencer quatro jogos e empatar um. Com 64 pontos, a chance é de 99%.

Seja qual for o número, uma coisa é certa: só ganhar em casa não serve. Os três jogos na Fonte levam a no máximo 59 pontos. O Bahia precisa ganhar pelo menos um como visitante, além de empatar um ou dois. Na mesma sequência restante, mas no primeiro turno, o Esquadrão somou só sete pontos.

Levando em consideração que o líder Atlético-GO e o vice Vasco já estão com o acesso encaminhado, seis times disputam duas vagas: Bahia, Avaí, Londrina, Náutico, CRB e Ceará. Criciúma, Luverdense, Brasil de Pelotas e Vila Nova ainda estão na briga, mas com chances remotas.

O Bahia tem dois confrontos diretos pela frente. Além do Ceará, em casa, visita o Atlético-GO na última rodada. Assim como o tricolor, Londrina e Ceará terão dois confrontos diretos. Nesse quesito, Avaí e Náutico têm o caminho mais difícil, já que ainda se batem com três rivais que brigam pelo acesso. O CRB só tem um confronto direto.

EXEMPLOS A SEGUIR
As temporadas passadas trazem exemplos de times que reagiram nas últimas seis rodadas e comemoraram o acesso. Em 2013, o Figueirense conquistou 14 pontos entre a 33ª e a 38ª rodadas e saltou do 10º para o 4º lugar.

No ano passado, o Santa Cruz ocupava a mesma posição do Bahia agora (6º) e ainda tinha um ponto a menos. Venceu os seis últimos jogos e subiu festejando o vice-campeonato, com 67 pontos.

Fonte: Correio 24 Horas