Postado por - Newton Duarte

Saiba quem são os principais adversários do Bahia no Nordestão

Guto Ferreira elege os clubes de Série A como principais rivais, mas chamam atenção para outros times tradicionais. Sport, Santa, Náutico e Fortaleza estão na lista

O calendário é apontado de forma quase unânime como uma das principais dificuldades dos clubes que se dividem entre as primeiras competições do ano. Para o Tricolor de Aço não é diferente. Caso chegue até as finais do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste, o Bahia disputará 27 partidas em 119 dias. Mas há uma primeira [e mais essencial] barreira que precisa ser superada: os próprios adversários. No terceiro e último dia de matérias do Guia do Nordestão, o GloboEsporte.com apresenta aqueles que são considerados os principais rivais do Esquadrão de Aço na busca pelo título regional.

Nesse caso, a avaliação também é unânime: as principais pedreiras são as equipes de Série A que disputam a competição. Ou seja, além de Bahia e Vitória, o Sport. Isso torna, num exercício óbvio, tricolores um dos principais adversários dos rubro-negros; e rubro-negros um dos principais adversários dos tricolores. Isso sem falar na rivalidade que cerca o clássico.

Mas isso não é garantia de nada. No ano passado, por exemplo, o Campinense fez ótima campanha e ficou com o vice-campeonato, depois de perder a final para o Santa Cruz. Em 2013, a equipe paraibana já havia faturado o título.

O Nordeste tem outras tantas equipes tradicionais, por isso jamais se pode desprezá-las. O Ceará, campeão da edição em 2015, está fora da disputa, mas o rival Fortaleza se vale da imensa torcida e do Castelão para tentar chegar longe. As outras duas equipes de Pernambuco, Santa Cruz e Náutico, são também pedreiras a serem batidas – o Santinha, inclusive, eliminou o Bahia nas semifinais do ano passado e seguiu rumo ao título da competição.

Estreante na Copa do Nordeste, o técnico do Bahia, Guto Ferreira, elenca justamente essas equipes que podem fazer frente ao seu time na luta pelo título.

Lúcio Flávio é a grande aposta do Fortaleza no Nordestão Guto Ferreira é estreante na Copa do Nordeste (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

- É difícil. Eu não joguei ainda a Copa do Nordeste para poder cravar quem seria. Logicamente, toda equipe de Série A é uma equipe em potencial. Tem o Sport, o rival. E mais Náutico, que sempre monta boas equipes. Santa Cruz sempre monta boas equipes. Fortaleza é uma equipe de tradição, com muita torcida. Outras equipes que possam estar envolvidas nessa competitividade, mesmo as equipes tidas como médias no cenário... No ano passado, o Campinense fez um trabalho espetacular. Sempre vão surgir equipes com potencial grande, que se planejaram, se organizaram e tiveram um tempo maior de trabalho, chegam na competição e acabam encaixando, acabam ganhando confiança, e acabam se tornando equipes difíceis de serem batidas. Isso é normal, em todo campeonato acontece. O Bahia tem que estar ciente, procurar montar suas estratégias, seu planejamento dentro da competição, de maneira a fazer o melhor dentro da competição – analisa Guto.

Além de Sport, Santa Cruz, Náutico e Fortaleza, o comentarista da TV Bahia, Gustavo Castellucci, ainda alerta para as duas principais equipes de Natal: ABC e América-RN.

- O Sport encabeça a lista de favoritos ao lado da dupla Ba-Vi. Acho que Náutico e Santa Cruz vêm no segundo pelotão juntamente com Fortaleza, América-RN e ABC. No ano passado, o Campinense surpreendeu a todos e ainda colocou Rodrigão na janela do futebol brasileiro. Vamos aguardar pela surpresa de 2017 – comenta Castellucci.

COM A PALAVRA, OS SETORISTAS

Para melhor conhecer os principais rivais da dupla Ba-Vi, pedimos a ajuda dos repórteres de Pernambuco e Ceará. Abaixo, eles destrincham como chegam para a Copa do Nordeste o Sport, o Santa Cruz, o Náutico e o Fortaleza.

Dado Cavalcanti é o novo técnico do NáuticoDado Cavalcanti é o novo técnico do Náutico (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

NÁUTICO
Completamente reformulado. É assim que o Náutico se encontra para o início de temporada. Em relação ao time do ano passado, peças importantes como o goleiro Julio Cesar, o zagueiro Rafael Pereira e o atacante Rony deixaram o clube - os dois primeiros foram para Santa Cruz e Ceará e o último, para o futebol japonês. Foram 12 contratações feitas até agora, a maior delas foi o goleiro Tiago Cardoso, que passou seis anos no rival Santa e foi tetra campeão pernambucano, campeão da Série C, da Copa do Nordeste e conseguiu três acessos. Até o comandante mudou: sai Givanildo Oliveira e entra Dado Cavalcanti, que terá sua segunda passagem pelo Timbu (a primeira foi em 2014). Nas duas últimas participações no Nordestão, o Náutico não conseguiu passar da primeira fase. A meta é levantar o troféu pela primeira vez.

Daniel Gomes, repórter do GloboEsporte.com de Pernambuco.

Santa Cruz defende título da Copa do NordesteSanta Cruz defende título da Copa do Nordeste (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

SANTA CRUZ
Atual campeão da Copa do Nordeste, o Santa Cruz entra no torneio deste ano para defender o título, mas começa a disputa como uma verdadeira incógnita. Do time que levantou a taça em 2016, apenas o lateral-direito Vítor segue como titular. Tiago Costa está no departamento médico e todos os outros jogadores são novidades no elenco. Remontado, busca, sob o comando do técnico Vinícius Eutrópio, o entrosamento ideal nas primeiras rodadas para tentar chegar bem na fase mata-mata.

Além da falta de entrosamento por conta da remontagem completa do elenco, um outro ponto que pesa contra o Santa Cruz é a falta de um camisa 9. Os tricolores contrataram Zé Carlos, mas, dez dias depois, ele alegou problemas pessoais e deixou o clube. Hoje, o centroavante é o jovem da base André Luís. A diretoria trata a contratação de um jogador referência como urgência.

Daniel Gomes, repórter do GloboEsporte.com de Pernambuco.

Diego Souza é o principal nome do time do RecifeDiego Souza é o principal nome do time do Recife (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

SPORT
O Sport entra com tudo para voltar a vencer a Copa do Nordeste - título que não vence desde 2014. A grande aposta do clube é a manutenção da base. Quase todo o time do ano passado permaneceu para esta temporada. As contratações foram poucas, pontuais, como gosta de dizer a diretoria. Apenas quatro nomes chegaram até o momento: os atacantes Leandro Pereira, Paulo Henrique e Marquinhos e o lateral-direito Raul Prata.

Dito isto, os principais nomes são os que ficaram de 2016. Rithely e Magrão são referências na parte defensiva. Mas a maior estrela está à frente: o meia Diego Souza, artilheiro da última Série A, ídolo da torcida e motivado pela vontade de, enfim, conquistar o primeiro título com o Leão pernambucano.

Rômulo Alcoforado, repórter do GloboEsporte.com de Pernambuco.

Lúcio Flávio é a grande aposta do Fortaleza no NordestãoLúcio Flávio é a grande aposta do Fortaleza no Nordestão (Foto: Saulo Roberto/Fortaleza)

FORTALEZA
O Fortaleza está reformulado para a temporada 2017. A diretoria permaneceu com o técnico Hemerson Maria, que comandou o Leão nos últimos três compromissos em 2016. Depois de perder Anselmo, artilheiro do time com 23 gols na última temporada, a diretoria tricolor foi até o Sul para trazer o atacante Lúcio Flávio, que estava no Paraná. O jogador foi a grande aposta do Leão para este ano. O Fortaleza tem ainda o goleiro Marcelo Boeck, o lateral Felipe e o meia Rodrigo Andrade como referências na equipe. O Tricolor do Pici quer ir mais longe no Nordestão e defende o título estadual.

Thaís Jorge, repórter do GloboEsporte.com do Ceará.

Fonte: Ge.com