Postado por - Newton Duarte

Sant'Ana guarda futuros nomes e se diz pronto: 'Me preparei por 10 anos'

Sant’Ana guarda futuros nomes e se diz pronto: "Me preparei por 10 anos"

Novo presidente do Bahia diz que carreira como jornalista acabou. Jovem dirigente promete mudança de mentalidade dentro do clube, mas sem caça às bruxas

Marcelo Sant'Ana foi eleito presidente do Bahia (Foto: Eric Luis Carvalho)

Jornalista por formação, Marcelo Sant’Anna terá pela frente o desafio de gerir um dos maiores clubes do país. Aos 33 anos, o agora presidente do Bahia se diz pronto para encarar a situação.  

- Me preparei durante dez anos para entender o futebol, não como um jogo, mas como um produto. Sou formado em comunicação, marketing, gestão esportiva e tenho uma paixão pelo Bahia, que sempre me acompanhou. Busquei entender como se relaciona com TV, rádio, como ampliar receitas, como desenvolver o marketing, me qualifiquei para ter oportunidade trabalhar no seguimento futebol. Me sinto sim capaz, com a torcida ao lado, de ser presidente do Bahia – disse.

Sant’Ana só deve ser empossado no dia 22 de dezembro, mas já começa a trabalhar no clube.  O dirigente disse já ter na cabeça o nome dos novos integrantes da sua gestão, incluindo o treinador, mas preferiu guarda-los e prometeu anunciar apenas quando os nomes estiverem fechados com o clube.  

- Já tenho o nome do treinador na cabeça. Mas não adianta dizer agora. Só com responsabilidade. Não adianta dizer nome para decepcionar o torcedor com falsas expectativas. Nomes só quando estiverem contratados – disse.  

Para o jovem dirigente, o maior desafio será mudar a mentalidade do clube. Para ele, é preciso pensar um Bahia grande.  

- O que precisa mudar é a mentalidade. É precisar entender o Bahia como time grande. Ter respeito com o funcionário, valorizar os atletas da base, investir nesses atletas. O menino da base cresce com nosso DNA, nosso caráter, e entende como nós nos sentimos. Jovens da base no elenco nos permite trazer dois ou três ídolos, e deixa a folha salarial mais equilibrada. É sim que o Bahia vai fazer o clube que você torcedor deseja – disse.       

Confira outros trechos da entrevista de Marcelo Sant’Ana  

RETORNO À SÉRIE A

O Bahia teve alguns avanços na atual administração, como na parte de patrimônio, mas foi incompetente no futebol. O futebol é a razão do Bahia existir. E essa obrigação, não é mérito, é voltar para Primeira Divisão.  

DIA DA DEMOCRACIA

O Bahia esta sendo planejado para 2015, mas também para 2016, 2017. Eu vou viver o Bahia daqui a 40, 50 anos. Primeiro compromisso nosso é para o ano que vem, mas temos que viver uma coisa de cada vez. Hoje foi o dia da eleição. Dia de entender como é importante lutar por um clube aberto. Amanhã é um novo dia, mas hoje é o dia da democracia.  

FINANÇAS

Bahia precisa ter responsabilidade financeira. Não podemos destinar mais do que 70% para o futebol profissional. Isso impede do Bahia reinvestir na base, em novas contratações, nos sócios. Temos que ter responsabilidade de honrar nossos compromissos. Nosso primeiro desafio é um Bahia profissional e bem gerido.  

DIVISÃO DE BASE

Ate 2017, 40% do elenco da base. A torcida respeita mais o garoto da base porque se identifica. A gente não pode prometer resultado porque é jogo, mas pode prometer time que honre nossa tradição, pelo compromisso, entrega e qualidade. O torcedor merece voltar a ídolos, voltar a viver o grande Bahia.   

No futebol é preciso mudança de mentalidade completa. O Bahia fracassou em 2014. O Bahia foi péssimo no Brasileiro, ruim na Copa do Brasil, no Nordestão, fracassou na Sul-Americana. E no Baiano, onde foi campeão, se beneficiou do regulamento que permitia avançar, mesmo com menos pontos do que times de outra chave. Mas faremos mudanças, sem caça às bruxas. A partir de agora me cobrem gestão, metas.

GESTÃO E FIM DE CARREIRA

Com transparência, sobriedade e respeito. A carreira de Marcelo Santana jornalista acabou. Meu vínculo com o clube a partir de hoje me impede de continuar como jornalista. A imparcialidade é algo necessário no jornalismo e a partir de agora com esse vínculo, não posso mais ter. 

MUDANÇAS NO CLUBE

Tenho eu saber de cada funcionários se querem ficar ou se querem sair. Se quiser pode ir embora. Precisamos de gente com compromisso com o Bahia. Jogador chinelinho, irresponsável, que desrespeita a torcida, na minha gestão vocês não vão ver. Se acontecer, me cobre, torcedor, que vamos resolver.  

Reclamar do tempo não adianta. Ele é inexorável. Eu sabia desde o começo que era esse o tempo. Temos que trabalhar dentro dessa linha. Elenco provou ineficiência em 2014 tem que ter mudança de elenco de lideranças com as responsabilidades. Bahia tem contrato com alguns jogadores até 2016, 201717. Se achar interessante que saiam do clube, tem que ter respeito. É preciso saber preservar o patrimônio do clube. Mandar embora significa pagar 100% ate o final do contrato. Temos que fazer mudança de elenco, mas com responsabilidade, de forma paulatina, sem desespero, apesar do sofrimento da queda. O Bahia será um clube mais profissional que vai respeitar muito mais você, sócio.  

O Baiano começa em fevereiro. A reapresentação no início de janeiro. Temos um prazo de 15 a 20 dias para um montar nova equipe administrativa. Respeitando quem está lá. O funcionário que está hoje, fique tranquilo. Eu não vou fazer caça as bruxas. Quem faz isso não tem ética, não tem moral e o Bahia tem. Não sou salvador da pátria, tenho um grupo de apoio e conto com a torcida me indicando qual caminho deve seguir o Bahia.  

Teremos profissionais mais qualificados, com experiência e compromisso. Cada novo diretor terá um currículo que justifique sua contratação  

MAXI, FAHEL, TITI E LOMBA

Eu não sei a questão de Maxi. Oficialmente ele tinha problema físico. Temos que ter responsabilidade. Entendo que ele se sente profissional ele se sente em divida com clube. Se ele não for profissional, ai ele não merece ficar.   

Fahel expira contrato agora. Entendo que deu sua parcela de contribuição ao Bahia. Vou querer conversa com ele porque foi capitão por mais de três anos, mas entendo que o vinculo dele acaba em 2014. Titi tem contrato ate 2016, vou manter contato com ele, para saber se ele tem interesse em ficar ou não. Se for desejo dele temos que entender se merece ou não ficar com o atleta. A mesma situação do Lomba, que tem contrato até 2017. Se ele quiser ficar, a permanência depende da diretoria, mas primeiro tenho que saber do atleta, se há interesse.