Postado por - Newton Duarte

Santos x Bahia - Pré-Jogo

Contra o desesperado Bahia, Santos joga suas últimas fichas no Brasileiro

Peixe aposta no apoio da torcida seguir sonhando com Libertadores. Tricolor baiano tenta quebrar jejum de vitórias para fugir do Z-4

Pacaembu será o palco do jogo entre Santos e Bahia


Santos e Bahia se enfrentam nesta quinta-feira no Pacaembu, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, buscando vitória para cumprir metas distintas. A partir das 19h30m (horário de Brasília), o Alvinegro joga suas últimas fichas por uma vaga na Taça Libertadores da próxima temporada, enquanto o Tricolor baiano luta para se afastar do fantasma do rebaixamento.

Com 45 pontos, o Santos ainda sonha com a classificação para o torneio continental. Elenco e comissão técnica planejam cinco vitórias nas últimas cinco rodadas do Brasileirão: um tropeço diante dos baianos pode encerrar o ano santista, que já é o primeiro sem títulos nas últimas quatro temporadas. O time paulista aposta no apoio da torcida. Com ingressos de até R$ 1, a diretoria do clube espera pelo menos 15 mil pessoas no Pacaembu.

Vamos votar:

Bahia x Ceará A BELA TRICOLOR Katiely Kathissumi precisa do seu voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Bom Senso FC: Braços cruzados e 'chutões' pelo Brasil; Veja

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

A ameaça provocada pela zona de rebaixamento é o grande combustível do Bahia para a reta final do Brasileirão. Sem vencer há seis rodadas, a equipe treinada por Cristóvão Borges tem 39 pontos, apenas dois acima do Z-4 e busca desesperadamente um triunfo no Pacaembu para colocar a cabeça no lugar e voltar a respirar tranquilamente.

Santos:o Peixe que encara o Bahia é diferente daquele que empatou com o Vasco na última rodada. Em relação ao time que jogou no Maracanã, Cicinho, Emerson e Thiago Ribeiro substituem Bruno Peres, Eugenio Mena e Willian José. Claudinei Oliveira armou o Alvinegro assim: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Geuvânio e Thiago Ribeiro.

Bahia:o Tricolor possui o terceiro pior ataque do Brasileirão e não marca um gol há duas partidas. Para tentar mudar esse cenário, Cristóvão Borges decidiu mexer no setor ofensivo: Fernandão, artilheiro do time na Série A com 13 gols, dá lugar a Obina., e William Barbio perde a posição para Wallyson. Na defesa, Titi ocupa a vaga de Lucas Fonseca. No meio de campo, Fahel joga na vaga de Feijão por opção do treinador. Desta forma, o Bahia entra em campo com Marcelo Lomba; Fabrício Lusa, Titi, Demerson e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; Wallyson e Obina.

Santos:o lateral-esquerdo Eugenio Mena (com a seleção do Chile), o volante Renê Júnior (em fase final de recuperação de um estiramento na coxa direita), o meia Léo (cirurgia no joelho direito) e os atacantes Giva (operação no ombro esquerdo) e Willian José (entorce no tornozelo esquerdo).

Bahia:O zagueiro Lucas Fonseca  (contusão muscular na coxa esquerda) e o lateral-esquerdo Ávine (lesão no joelho).

Santos:Rafael Galhardo, Cicinho, Durval, Edu Dracena, Gustavo Henrique, Arouca, Montillo e Willian José.

Bahia:Fahel, Obina, Rafael Donato, Titi e William Barbio.

Felipe Gomes da Silva (PR) apita o jogo, auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR). O árbitro já atuou em sete partidas deste Brasileiro, mas nenhuma delas envolvia Santos ou Bahia. Ele tem média de 5,1 cartões amarelos, mostrou o cartão vermelho cinco vezes, já assinalou um pênalti e marca 36 faltas por confronto. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. Além disso, 67 pênaltis já foram assinalados antes da 34ª rodada e a média de faltas é de 34,7.

Santos:no segundo turno do Brasileirão, o ataque santista tem se mostrado mais eficaz que o do adversário. O número de finalizações certas é muito próximo, o Santos fez 56, e o Bahia, 58. Foram 157 finalizações santistas e 12,1% viraram gol, enquanto o Tricolor fez 161 finalizações, mas 8,7% entraram no gol. Foram 14 gols do Bahia e 19 do Santos. O Santos exigiu 17 defesas difíceis, e o Bahia, 19.

Bahia:as duas equipes estão entre as mais faltosas e as que mais receberam cartões no segundo turno. O Bahia fez 255 faltas, e o Santos, 252. Foram 40 amarelos e dois vermelhos para o Bahia e 34 amarelos e dois vermelhos para o Santos. A diferença é que o Bahia vem levando menos gols na segunda metade do campeonato, 15 contra 19 dos santistas. Principalmente porque o Tricolor permitiu 69 finalizações certas aos adversários e enquanto o Peixe, 77. Das 185 tentativas contra a defesa do Bahia, 7% entraram. Foram 179 conclusões contra o gol do Santos e 10,6% entraram. O goleiro santista fez 30 defesas difíceis, e o do Bahia, 32. O Bahia não sofreu gol nas últimas duas partidas, contra Grêmio (fora) e Atlético-MG (casa).

Na Fonte Nova -Quarta, 07/12/1988, o Bahia aplicou uma acachapante goleada sobre o Santos pelo placar de 5 a 1, no Fonte Nova, valendo pela Fase Segundo turno do Campeonato Brasileiro 1988. Balançaram as redes: Charles, Zé Carlos (2), Marquinhos e Cassio (contra), no Bahia, e Sócrates, no Santos. João Marcelo (Bahia) foi expulso e deixou o time em inferioridade numérica. Com este resultado, o Bahia aumentou sua sequência invicta de jogos (7) nesse confronto no Brasileiro Unificado.


Fonte: GE.COM

Foto: Marcos Ribolli