Postado por - Newton Duarte

'Santos de casa' que fazem milagres

Santos de Casa: crias da base são protagonistas da dupla Ba-Vi em 2014

Apesar de jogadores experientes e consagrados nos grupos, Anderson Talisca e José Welison assumem os papéis principais na condução de seus times no Baianão

A temporada 2014 foi de muitas compras para Bahia e Vitória. Os dois times foram ao mercado e se reforçaram bastante no início do ano. No entanto, as equipes chegam à final do Campeonato Baiano com dois talismãs bem conhecidos. Dois santos de casa: Anderson Talisca e José Welison. Os jogadores criados nas divisões de base dos clubes assumiram papéis de protagonistas das campanhas da dupla Ba-Vi.

José Welison é o coração do Vitória 2014

Em um elenco com jogadores consagrados como Souza, Hugo e Dinei, o garoto José Welison não se acomodou. Com a contusão do argentino Escudero, ainda no começo da temporada, o meio de campo do Vitória perdeu o seu homem de referência, o coração do time. Com apenas 19 anos, Welison assumiu a posição no setor e se tornou o principal nome do Vitória no estadual.  

Dos 19 jogos disputados pelo Rubro-Negro, o jovem atleta atuou em 12. Com ele em campo, o Vitória perdeu duas vezes, empatou quatro e venceu seis partidas. O volante tem três gols marcados na temporada. O jogador, que começou como aposta do time B, tornou-se referência e ganhou elogios de todo o grupo, principalmente do treinador Ney Franco. O técnico admitiu que Welison foi uma surpresa, depois de ser ‘achado’ em um treinamento do time júnior.  

- O Zé é um talento. Grande surpresa nesse início de temporada. Nós fechamos o planejamento da temporada passada, e ele não estava no grupo. Depois de um treino com os juniores, vimos a qualidade dele e puxamos para o grupo principal. Ele se firmou, teve a primeira oportunidade, jogou bem e até fez gol na estreia. Mostrou características interessantes. Muito bom de bola parada, marca muito forte e tem qualidade de chegar no ataque. Finaliza bem. É um talento que está despontando. Aproveitou todas as oportunidades. Vem se destacando. Tomara que mantenha essa performance alta durante a temporada – disse o treinador.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃO e participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

O Zé é um talento que está despontando. Aproveitou todas as oportunidades. Vem se destacando.

Ney Franco

Welison conquistou não só Ney Franco. No elenco rubro-negro, mesmo os companheiros mais experientes veem no garoto um talento. O zagueiro Rodrigo Defendi destacou a experiência do jovem.  

- O Zé Welison parece que é um veterano dentro de campo. Ele fez 19 anos um dia desses, e a gente falou que erraram em dez anos a idade dele. Tem muita qualidade. Isso é indiscutível. Tendo alguém experiente para dar uma palavra certa, vai dar tudo certo com ele – disse o zagueiro no dia 18 de março.  

Além de José Welison, outros nomes formados na base rubro-negra têm se destacado na temporada. Neste ano, o técnico Ney Franco já chegou a relacionar 16 atletas formados no Barradão entre os 18 escolhidos para formar a equipe. O defensor Matheus Salustiano e o volante Marcelo, além do experiente Marquinhos, aparecem como peças importantes do time formadas na Toca do Leão.  

Talisca: um jovem que tenta fazer a diferença

- Calma, eu estou aqui.  

A frase do português Cristiano Ronaldo ganhou eco em solo baiano. Quando o Bahia passa aperto em campo, é Anderson Talisca quem resolve. E, com seu jeito único de ser, o meia avisa que está ali. E com ele, a torcida tricolor pode contar. Marrento? Jamais! Apenas um jovem tentando fazer diferente.  

- Quem me conhece sabe. Não sou marrento, mas não quero ser mais um no futebol. Quero fazer diferente. Faço sempre querendo acertar o melhor. Nunca fui de abaixar cabeça para ninguém. Quando tenho metas, procuro alcançar. Não tenho medo e faço tentando. (Muitas vezes) A torcida entende mal achando que sou marrento, mas eu não sou. Sempre tive metas na vida. Ajudar minha família e quem merece. Humildade, respeito, companheirismo são palavras que falam de mim. A torcida pode falar, mas eu tenho a cabeça tranquila – disse ainda no começo da temporada.

Anderson Talisca é o nome do Bahia na temporada 2014

Vinte anos, 1,88 m, cabelos descoloridos e muita personalidade. Este é Talisca, principal jogador do Bahia na temporada e um dos destaques do Campeonato Baiano. Seja com a bola parada ou rolando, o meia é sempre a principal arma do Tricolor. O jogador tem cinco gols na temporada e é o artilheiro da equipe no ano. A importância de Talisca é tanta que o atleta já passou por várias posições dentro do esquema do técnico Marquinhos Santos.   

Desta forma, apesar do caminhão de reforços que chegou ao Fazendão em 2014, o jogador da base soube driblar a concorrência de experientes nomes como Branquinho e até o argentino Maxi Biancucchi. Peça fundamental em qualquer esquema de Marquinhos Santos, Talisca ganha apenas elogios quando a palavra é do treinador. Após um dos jogos da temporada, quando bateu o Conquista por 3 a 2, no sul do estado, o meia, que marcou duas vezes de falta, foi elogiado pelo técnico, que chegou a compará-lo com o meia Alex, do Coritiba.  

- Falamos antes do jogo que a bola parada poderia decidir a partida, até por conta do gramado ruim. Sabíamos que essa bola era essencial. E o Talisca vem colhendo frutos. Ele é um jogador que se dedica e é sempre um dos últimos a sair do gramado. Confesso que só vi um jogador fazer isso até hoje, e ele se chama Alex. Ainda é cedo, o Talisca é jovem, mas meu cuidado com ele é a cabeça. É só controlar a cabeça e futuramente será um grande jogador para o futebol brasileiro e mundial – disse Marquinhos, na ocasião.  

O Talisca vem colhendo frutos. Ele é um jogador que se dedica e é sempre um dos últimos a sair do gramado.

Marquinhos Santos

Ciente da importância que tem no grupo, Talisca retribui os elogios para o treinador. Após uma conversa com o técnico, o jogador ganhou mais liberdade em campo, e a parceria foi aprovada pelo meia.  

- O trabalho do Marquinhos Santos é muito bom. Ele trabalha muito bem. Toda a comissão técnica. Os caras são legais, cobram da gente e são dedicados. O grupo sente. A formação tática é muito boa. Ajuda o grupo. O professor me deu liberdade. Conversou comigo. Conversa comigo sempre. Está me ajudando bastante. Me deixou à vontade. Isso está me ajudando – disse Talisca, logo no começo da temporada.  

Para Marquinhos Santos, o meia ‘tem poder de finalização como poucos, chuta muito bem e tem visão e jogo’. O treinador afirma que deixar o jogador longe do gol é tirar dele o que faz de melhor. Para a decisão do Campeonato Baiano, o artilheiro do Bahia no ano terá a missão de jogar mais perto da meta adversária.  

- Por isso, estou procurando corrigir isso. Há tempo, ele é novo – disse o treinador nesta semana.

Além de Talisca, Marquinhos Santos tem dispensado à base do Bahia mais carinho do que os jovens tiveram nos últimos anos. O treinador tem dado chances a alguns jogadores mais novos, que ainda aparecem como promessas. Pará e principalmente o jovem Jeam ganharam chances. O jovem atacante já marcou até gol e pode ser mais uma arma para o Tricolor decidir o estadual.

Em épocas em que o jardim do vizinho é sempre o mais bonito, Bahia e Vitória caminham com seus santos de casa para mostrar que é possível ser feliz com as próprias crias.


Fonte: Eric Luis Carvalho - GE.COM

Foto: Felipe Oliveira/ divulgação/ EC Vitória e Erik Salles / Divulgação