Postado por - Newton Duarte

São Paulo 1 x 2 Bahia :: Raio-X, Gols, Scout e Ficha Técnica

São Paulo supera cansaço, vence o Bahia e volta à vice-liderança

Ceni e Ganso acertam chutes perfeitos e garantem triunfo do São Paulo, que terá de secar o Inter neste domingo; time de Salvador se complica

DESTAQUES DO JOGO

  • Momento decisivo

33 do 2º tempo

Ganso acerta belo chute colocado e amplia o placar para o São Paulo, definindo a vitória e deixando o time ainda na perseguição ao Cruzeiro.

  • Quebrou jejum

Ceni

Goleiro marca seu primeiro gol de falta desde 14 de julho de 2013, chega a 123 e fica cinco atrás de Raí na lista de maiores artilheiros do clube, em 11º.

  • Como fica?

Bahia

Com a derrota, Tricolor de Salvador segue na zona de rebaixamento e pode terminar a rodada em penúltimo se concorrentes vencerem.

A CRÔNICA

O São Paulo superou o cansaço da viagem ao Chile e o pouco tempo de preparo para o jogo contra o Bahia, neste sábado, no Morumbi, com a qualidade técnica de seus jogadores. Comandado por Kaká, e com Ganso e Rogério Ceni acertando chutes certeiros, o Tricolor paulista bateu o time baiano por 2 a 1, em duelo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fahel descontou para os visitantes.

Neste domingo, o tricolores terão de secar concorrentes. Com a vitória, o São Paulo foi a 52 pontos e assumiu momentaneamente a vice-liderança do Brasileirão. Precisará  torcer para o Internacional, que tem 50, não vencer o Corinthians, neste domingo, em Porto Alegre. O Crruzeiro, que lidera com 56, joga neste domingo contra o Vitória. O Bahia, com 30, segue na zona de rebaixamento, pode ser ultrapassado por Coritiba e Botafogo e terminar a rodada na penúltima colocação.

Marcelo Lomba pula para tentar defender o chute de Rogério Ceni, mas não alcança 

O jogo

Os dois times times tiveram uma semana complicada, com jogos no exterior pela Copa Sul-Americana. O São Paulo colocou em campo neste sábado a base que atuou contra o Huachipato, no Chile, quarta-feira. O Bahia, por outro lado, trocou seis jogadores que atuaram contra o Cesar Vallejo, no Peru, também na quarta. Por isso, o time de Salvador teve muito mais perna para correr e marcar bem os donos da casa, que, apesar de terem mais a bola, tiveram dificuldades para criar jogadas.

Como estava difícil para chegar tocando, o São Paulo apelou para a bola parada. O primeiro tempo se encaminhava para o fim, quando, aos 39, Ganso tentou chute. A bola bateu na mão de Rafael Miranda, e a arbitragem assinalou falta na entrada da área; para Rogério Ceni, quase um pênalti. O capitão acertou cobrança perfeita. Marcelo Lomba se esticou todo, chegou a encostar na bola, mas não o suficiente para evitar o gol de número 123 do goleiro são-paulino.

Autor do segundo gol, Ganso foi um dos destaques da vitória são-paulina 

O segundo tempo foi melhor, com o Bahia tentando se soltar, mas deixando espaços para os contra-ataques do São Paulo. O time de Salvador ameaçou o gol de Rogério Ceni duas vezes, mas o goleiro conseguiu segurar. Com mais qualidade e campo para jogar, os meias são-paulinos foram criando chances. Luis Fabiano, que entrou no lugar de Kardec, perdeu um gol feito após jogada de Alvaro Pereira pela esquerda. Aos 33, Ganso mostrou ao atacante como se faz: recebeu pela meia direita, avançou, percebeu o canto esquerdo de Marcelo Lomba aberto e acertou chute milimétrico, ampliando o placar.

O Bahia se lançou de vez para o ataque e conseguiu diminuir, com Fahel completando de cabeça cruzamento da direita, aos 42, mas não teve forças para o empate. Melhor para o São Paulo, que volta a ganhar confiança na caça ao líder Cruzeiro.

O melhor: Rogério Ceni (São Paulo) – Sua equipe era melhor no jogo, mas não conseguia criar chances claras. Coube ao capitão resolver o problema, com uma linda cobrança de falta, no ângulo do adversário Marcelo Lomba. A batida foi de longe, quase da intermediária, um golaço. Rogério ainda fez uma bela defesa em chute de Diego Macedo, evitando o empate.

O pior: Rafael Miranda (Bahia) - perdido no meio de campo, viu os adversários tocarem a bola durante praticamente toda a partida. Ainda esticou o braço ao marcar Ganso, e viu sua mão ser atingida pela bola, gerando a falta que resultou no primeiro gol são paulino.

Toque dos técnicos: Muricy manteve o esquema tático, com a entrada de Michel Bastos na vaga do lesionado Pato. Michel se movimentou muito, e tentou criar jogadas de ataque. O São Paulo teve dificuldades, principalmente no primeiro tempo, diante de um Bahia muito fechado na defesa, mas marcou dois gols. Gilson Kleina, como era de se esperar, armou a equipe pensando em explorar os contragolpes diante do terceiro colocado no Brasileirão, fora de casa. Conseguiu um gol tarde demais e acabou saindo do Morumbi com a derrota.

Chave do jogo: a bola parada. O jogo foi truncado durante a maior parte do tempo. Se não fosse a qualidade de Rogério ao bater a falta, dificilmente haveria uma partida franca e com gols no Morumbi.

Pra lembrar:

Deja vú: Rogério marcou contra o Bahia também no primeiro turno – naquela ocasião, o gol foi de pênalti. O São Paulo venceu, em uma atuação que foi considerada uma das melhoras da equipe na primeira metade do Brasileirão.

Na trilha: o gol de Ceni foi o de número 123 com a camisa do São Paulo – agora, o goleiro está a cinco de alcançar Raí, outro ídolo do Morumbi.

Nervoso: Gilson Kleina gritou muito com seus meias. Chegou a dizer para Diego Macedo que ele estava "consagrando" os volantes são paulinos. Depois, a bronca foi em Marcos Aurélio.

De novo: mais um lance de bola na mão no Campeonato Brasileiro. Rafael Miranda pareceu não ter tido a intenção no lance que originou o gol de Rogério, mas a bola bateu em seu braço, que estava esticado, longe do corpo.

São Paulo 2 X 1 Bahia

Campeonato Brasileiro 2014 – Série A – 29ª Rodada

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Data: 18 de outubro de 2014, sábado

Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)

Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)

Público: 22.055 torcedores

Renda: R$ 793.340,00

Cartões Amarelos: Michel Bastos, Kaká, Luis Fabiano, Maicon (São Paulo), Rafael Miranda e Guilherme Santos (Bahia)

Gols: São Paulo: Rogério Ceni 40’ 1º T e Ganso 33’ 2º T; Bahia: Fahel 42’ 2º T

Posse de bola: São Paulo: 57.8%; Bahia: 42.2%

São Paulo: Rogério Ceni; Hudson, Rafael Toloi, Edson Silva e Álvaro Pereira; Souza (Maicon), Denilson, Ganso, Michel Bastos (Boschilia) e Kaka; Alan Kardec (Luis Fabiano)

Técnico: Muricy Ramalho

Bahia: Marcelo Lomba; Railan, Lucas Fonseca, Demerson e Guilherme Santos; Rafael Miranda, Bruno Paulista, Diego Macedo (Emanuel Biancucchi) e Marcos Aurélio; Rafinha (William Barbio) e Henrique

Técnico: Gilson Kleina

[**SCOUT**]

ATUAÇÕES

Bahia: Neste sábado, sobrou velocidade e faltou qualidade ao Bahia.

MARCELO LOMBA - GOLEIRO

Fez duas boas defesas e não teve culpa nos gols. Sofreu um pouco com a fragilidade da defesa à sua frente.

Nota: 6,5

RAILAN - LATERAL-DIREITO

Muito preocupado com a marcação de Álvaro Pereira, pouco apareceu à frente.

Nota: 5,5

DEMERSON - ZAGUEIRO

Mal posicionado, teve dificuldade em jogadas pelo alto.

Nota: 5,0

LUCAS FONSECA - ZAGUEIRO

Ajudou a isolar Alan Kardec.

Nota: 6,0

GUILHERME SANTOS - LATERAL-ESQUERDO

Apesar de aparecer pouco  na frente, destacou-se no final com uma boa assistência para o gol de Fahel.

Nota: 6,5

BRUNO PAULISTA - VOLANTE

Voluntarioso na marcação, mas limitado com a bola no pé.

Nota: 5,5

FAHEL - VOLANTE

Entrou para deixar o meio-campo mais pegador e teve a ousadia premiada com um gol já no final da partida.

Nota: 7,0

RAFAEL MIRANDA - VOLANTE

Fez boa marcação pelo meio, mas descontrolou-se após um lance de mão na bola em falta que resultou no primeiro gol do São Paulo.

Nota: 5,5

DIEGO MACEDO - MEIA

Foi o jogador de meio-campo do Bahia que mais arriscou de fora da área, apesar de errar muitos passes.

Nota: 6,0

EMANUEL BIANCUCCHI - MEIA

Entrou para dar mais velocidade ao time, mas pouco pegou na bola.

Nota: 5,0

MARCOS AURÉLIO - MEIA

Escondeu-se boa parte do jogo ficando aberto pela direita.

Nota: 5,0

RAFINHA - ATACANTE

Outro jogador que esperou a bola chegar e se movimentou pouco para buscar o jogo.

Nota: 5,0

WILIAM BARBIO - ATACANTE

Tradicional arma secreta do Bahia, desta vez não conseguiu ver a cor da bola.

Nota: 5,0

HENRIQUE - ATACANTE

Sofreu com a falta de qualidade técnica da criação baiana. Teve poucas oportunidades.

Nota: 5,5

PROGRAMAÇÃO

Na próxima rodada, dia 21/10, às 20hs50, na Arena Fonte Nova, o Esquadrão pega o Atlético-MG em mais um jogo realizado em dia e horário alternativo.

Saliente-se que o Bahia já aceitou a alteração de tabela para que outros clubes fossem disputar amistosos internacionais. Enquanto isso, o Bahia foi agraciado com uma partida no Peru pela Sul-Americana, e outro jogo em seguida no sábado pelo Brasileirão contra o São Paulo.

Terça-feira, Às 20hs50 é Apenas para atender a Televisão. Viramos apenas “ratos de laboratório”!

Realmente, estamos de cócoras e garantindo o futuro de alguns. BASTA!