Postado por - Newton Duarte

Schmidt anuncia primeiros atos e reforços

Arrumar a casa: Fernando Schmidt anuncia primeiros atos e reforços

Presidente eleito diz que vai convocar Conselho Deliberativo e anuncia contratação do meia Lucca, do Cruzeiro, que chega na segunda-feira

Passada a batalha da eleição para o cargo de presidente do Bahia, o candidato eleito Fernando Schmidt inicia agora uma nova luta, desta vez para recolocar o clube em ordem. Logo após ser oficializado como vencedor do pleito realizado neste sábado, na Arena Fonte Nova, o novo presidente da equipe anunciou os primeiros atos à frente do Tricolor.

Fernando Schmidt anunciou primeiras medidas como Presidente

- Primeiro ato será convocar o Conselho Deliberativo para que ele eleja o presidente do conselho. Na próxima semana, nós queremos essa reunião feita para que possamos mostrar nosso plano de ação. Também apresentar nossos diretores e deixar claro que o conselho vai governar junto com o presidente – declarou o presidente eleito.

A equipe que trabalhará com Schmidt no mandato tampão também anunciou os primeiros reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro 2013. Entre os jogadores que desembarcarão no Fazendão no início da próxima semana, está o meia Lucca, que foi contratado pelo Cruzeiro no início da temporada após se destacar pelo Criciúma na disputa da Série B do ano passado.

- Três jogadores chegam na próxima segunda-feira. Um deles é o Lucca. O outro é o lateral direito reserva do Atlético-MG, o Michel. Nosso diretor admnistrativo financeiro será o Reub Celestino – disse um membro da equipe presidida por Schmidt.

Já Schmidt prefereriu ser discreto sobre a contratação de atletas e não citou nomes dos atletas. O novo presidente falou apenas que fez contatos com atletas de várias partes do país e que consultará Cristóvão Borges para reforçar o grupo.

- Estamos fazendo vários contatos na Bahia e fora da Bahia. No sentido de oferecer soluções que possam fortalecer nosso time e o nosso treinador. Vamos procurar o nosso treinador, porque não vamos decidir em nome dele. Vamos conhecer dele quais são as dificuldades que ele tem, necessidades que ele precisa para fortalecer ainda mais o Esporte Clube Bahia - declarou.

Lucca, meia do Cruzeiro, vai reforçar o Bahia

Além de divulgar os primeiros atos como presidente do Bahia, Schmidt aproveitou para agradecer os torcedores tricolores.

- É uma grande responsabilidade. Só não é maior pela emoção que eu sinto de estar com essa torcida junto comigo, e eu junto com eles. Hoje nós vivemos juntos um dia histórico aqui no Esporte Clube Bahia, e verdadeiramente a torcida tomou conhecimento de que ela é a dona do Esporte Clube Bahia. E ela vai agir assim na nossa gestão. Vai ter canais de comunicação, onde possa participar efetivamente da vida do clube. Isso faz com que a responsabilidade não nos cause medo - declarou.

Professor, advogado, vereador e até mesmo ministro. Multifuncional, Fernando Schmidt, 69 anos, foi o último a oficializar a candidatura à presidência do clube baiano, apesar de rumores sobre a sua participação no processo eleitoral existirem desde que o interventor Carlos Rátis anunciou a mudança de estatuto para eleger um novo presidente.

Schmidt possui uma história de títulos e avanço patrimonial dentro do Bahia. Entre 1975 e 1979, ele presidiu o Tricolor, era que ficou marcada pela conquista do heptacampeonato baiano. Foi também no mandato de Schmidt que o Fazendão foi construído. Ironicamente, o candidato assumirá o clube justamente no momento em que o Tricolor deixa o antigo centro de treinamento em direção à Cidade Tricolor, em Dias D’Ávila.

Ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Schmidt passou as últimas décadas no mundo político. Em 1984, foi eleito vereador de Salvador. Entre 1993 e 1996, ocupou o posto de secretário de governo da prefeitura da capital baiana. Em 2003, chegou ao cargo de chefe de gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego em 2003. No mesmo ano, entre 31 de julho e 6 de agosto de 2003, foi ministro interino da pasta.

No ano de 2006, tornou-se assessor especial do Ministro para Assuntos Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais da Presidência da República e também diretor presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba). Assumiu a chefia do gabinete do governador Jaques Wagner no ano seguinte. Em 2011, virou secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia.


Por Raphael Carneiro e Thiago Pereira – GE.COM

Foto: Raphael Carneiro e Marco Antonio Astoni