Postado por - Newton Duarte

Schmidt define prazo para anúncio de técnico

Schmidt define prazo para anúncio de técnico: "Viagem agora será decisiva"

Presidente tricolor embarca para São Paulo para conversar com candidatos ao cargo de técnico. Dirigente confirma que pedido de Márcio Araújo atrapalhou anúncio oficial

Em geral, Fernando Schmidt responde pelo papel de entrevistado. Presidente do Bahia, o dirigente costuma ser abordado por jornalistas para responder questões sobre futebol, finanças e todos os demais assuntos relativos ao Tricolor. O mais recente deles é a busca por um técnico. E, para encerrar a procura, Schmidt deixará momentaneamente a função de entrevistado para ser o entrevistador.

Nesta sexta-feira, o presidente tricolor afirmou que a busca por um técnico deve acabar neste fim de semana. A viagem para São Paulo, onde o Bahia encara o Palmeiras no domingo, será decisiva para a contratação do substituto de Marquinhos Santos. Os planos são de que Schmidt embarque para território paulista para conversar com os pretendentes ao cargo de comandante tricolor. A escolha pelo novo treinador será encerrada após as entrevistas com os candidatos.

- Essa viagem a São Paulo agora vai ser decisiva. Antes, durante ou depois vamos conversar com todas essas pessoas. Continuar a conversar com as pessoas que temos como candidatos. Exatamente para tomar uma decisão e anunciar em São Paulo ou aqui – declarou o cartola.

Durante a semana, funcionários do clube confirmaram que a negociação de Márcio Araújo pelo Bahia estava definida. Até mesmo o salário do treinador já estava acordado. Schmidt confirmou que Márcio Araújo tinha negociações avançadas com o Bahia. O impasse para a assinatura de contrato e anúncio oficial foi o desejo do treinador de que o clube contratasse quatro pessoas indicadas por ele para fazer parte da comissão técnica.

Fernando Schmidt quer que novo técnico tenha bom relacionamento com os jogadores

- Havia negociações adiantadas com ele. Mas, durante a fase final, houve um problema em relação à formação de equipe. Funcionários que ele quer trazer. Além dos custos que isso envolve, precisamos analisar o perfil de cada um para manifestar nossa concordância – explicou Schmidt.

Informações de bastidores dão conta que a chegada de Rodrigo Pastana, novo diretor de futebol tricolor, também teria contribuído para que o negócio que estava certo ganhasse novos capítulos. O tempo de inatividade de Márcio Araújo - o último trabalho do técnico em clube foi no São Caetano, em 2011 - teria sido a justificativa para deixar o acordo em espera, enquanto outras possibilidades do mercado eram estudadas.

Schmidt nega que Pastana tenha se oposto ao nome de Márcio Araújo. Segundo o presidente tricolor, o nome do técnico é do agrado do diretor de futebol tricolor.

- [A chegada do Pastana] Não mudou o que tínhamos em relação ao Márcio Araújo. Ele conhece o Márcio, já trabalhou junto e tem boa impressão – garantiu Schmidt.

Com a chegada de Pastana, contudo, o nome de Gison Kleina voltou a ganhar força no Fazendão. O clube já havia encerrado as negociações com o técnico por discordâncias com relação ao salário. Schmidt confirma que, além de Márcio Araújo, também terá uma conversa com Kleina em São Paulo. Outros treinadores também devem passar pelo crivo do presidente do Bahia.

- [Gilson Kleina e Márcio Araújo] São os candidatos visíveis. Existem outras possibilidades que surgem. Não posso revelar. Não são propostas concretas que foram apresentadas. São muito mais especulações do que alternativas – afirmou Schmidt.

Conforme o presidente, o bom relacionamento com os jogadores e o potencial para recuperar o Bahia na tabela do Campeonato Brasileiro serão os pontos fundamentais para a escolha do novo técnico.

- A característica principal é o bom relacionamento com os atletas e a equipe de futebol. Além disso, dentro do menor prazo possível tirar o Bahia da zona de rebaixamento, que tanto incomoda, e alcançar posições no campeonato mais compatíveis com a tradição do clube - pontuou.

PITTONI FICA

Nos últimos dias, especulações apontavam que o volante Wilson Pittoni estaria de saída do Bahia. Insatisfeito com a falta de sequência no time do Bahia, o jogador teria pedido para ser emprestado. O provável destino seria o Olímpia, do Paraguai, clube em que Pittoni ficaria até o fim do ano para depois retornar ao Tricolor.

Schmidt nega a possibilidade da saída do jogador. O dirigente diz que tomou conhecimento do assunto por meio dos veículos de comunicação, e ressaltou que o volante paraguaio permanecerá no Bahia até o fim do contato, no fim de 2015.

- O Bahia tomou conhecimento [da saída de Pittoni] pela imprensa e não tem nenhuma reflexão sobre esse assunto. Pela nossa posição atual, o Pittoni é jogador do Bahia e deverá permanecer até o fim do contrato – disse o cartola.

De acordo com Schmidt, liberar Pittoni antes mesmo da contratação do novo técnico seria um erro e iria de encontro à política estabelecida no clube.

- Acho indispensável. Se não for assim, tudo que disse antes sobre autonomia e integração cai por terra. Voltamos às velhas práticas que não quero que perdurem no Bahia – declarou o presidente tricolor.


Fonte: Thiago Pereira – GE.COM

Foto: Eric Luis Carvalho