Postado por - Newton Duarte

Schmidt promete diretoria completa até sexta-feira

Novo presidente toma posse e promete diretoria completa até sexta-feira

Com discurso emocionado, Fernando Schmidt assume comando do Bahia e promete manter transparência e profissionalismo no comando do Tricolor

Agora é oficial: o Bahia tem um novo presidente. A diretoria executiva eleita no sábado, na primeira eleição direta da história do clube, tomou posse nesta segunda-feira. Fernando Roth Schmidt e Valton Pessoa assume a presidência e vice-presidência do clube, respectivamente. A dupla substitui Marcelo Guimarães Filho, deposto do cargo no início de julho por irregularidades na última eleição.

A cerimônia de posse foi realizada no Lounge Premium da Arena Fonte Nova. Além do presidente e do vice, os 100 conselheiros eleitos também foram empossados. O Conselho Deliberativo está formado por 72 membros da chapa do presidente eleito e outros 28 da chapa apoiada pelos candidatos derrotados Antônio Tillemont e Rui Cordeiro. Dez suplentes também foram diplomados.

A presidência do Bahia foi passada a Fernando Schmidt pelo interventor Carlos Rátis, que pode ser nomeado grande benemérito do clube. A dupla foi bastante festejada pela torcida presente na Fonte Nova. Durante o discurso de posse, o novo presidente não se conteve a emoção e lembrou do momento histórico que o clube vive.

- Felicidade, emoção e responsabilidade. O Bahia está fazendo história hoje aqui. Temos que ter três premissas: democracia, transparência e profissionalismo. O Bahia era popular, mas não era do povo. No dia 7 de setembro de 2013 nós enterramos a ditadura do Bahia – afirmou o novo presidente.

O evento foi aberto ao público, mas quem roubou a cena no estádio foram os jogadores que fizeram história com a camisa do Bahia. Osni, João Marcelo, Zé Carlos, Baiaco, Sapatão, Romero, Newton, Osmar, Thyrson, Jorge Campos, Paulo Matta e Emo foram alguns ídolos tricolores que demonstraram apoio público ao presidente eleito. Todos foram homenageados no palco. Até mesmo, o diretor da CBF Virgílio Elísio esteve na posse da nova diretoria.

- Parafraseando a belíssima letra do hino da Bahia, eu digo: 'Nunca mais o despotismo regerá nossas ações. Com tiranos não combinam tricolores corações. Hoje colocamos a nossa terceira estrela no peito – sentenciou Schmidt.

Nova diretoria será apresentada até sexta-feira

Durante o evento de posse, o novo presidente do Bahia confirmou alguns nomes que estarão juntos na administração. Reub Celestino, ex-presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), será o diretor administrativo-financeiro.

- Nestor Mendes Junior vai ter uma função, mas ainda não está definido. Ele é meu companheiro antigo e vai estar conosco no clube. Até sexta-feira todos os nomes da diretoria estarão na rua – prometeu Fernando Schmidt.

De acordo com o a plataforma de campanha do novo presidente, serão mais duas diretorias a serem ocupadas: diretoria de futebol e diretoria executiva. O nome de William Capita chegou a ser cogitado para assumir o primeiro posto, mas a permanência do atual gestor de futebol, Anderson Barros, foi garantida. O ex-jogador Osni pode ser contratado.

- Conheci agora o trabalho de Anderson Barros. Ele não sai. Ele vai ficar, pelo menos, até o final do ano. Precisamos de tempo para avaliar o desempenho dele. Ele pode ser até o diretor de futebol – disse o vice-presidente Valton Pessoa.

Por diversas vezes durante o discurso, o novo presidente do Bahia foi interrompido pelos gritos de apoio dos tricolores presentes. Ao final, todos entoaram esperançosos o hino do clube e um grito famoso da torcida, que mais soou como uma esperança para a nova administração:

- Vamos ser tri esquadrão!


Fonte: Raphael Carneiro – GE.COM