Postado por - Newton Duarte

Schumacher pode voltar para casa no fim de agosto

De acordo com imprensa europeia, heptacampeão da Fórmula 1 apresenta melhoras consideráveis e poderá continuar tratamento em casa, na Suíça

O quadro clínico de Michael Schumacher tem apresentado melhoras consideráveis nas últimas semanas. Após sair do coma e ser transferido de Grenoble, na França, para um hospital em Lausanne, na Suíça, o heptacampeão da Fórmula 1 já se comunica com a família por meio de movimentos dos olhos e poderá voltar para casa no fim de agosto.

De acordo com o jornal inglês "Daily Mirror", o ex-piloto permanece paralisado, mas consegue se comunicar com a esposa, Corinna, e os filhos Gina-Maria, de 17 anos, e Mick, de 15 anos, com os movimentos dos olhos. Os médicos do hospital suíço acreditam que Schumacher poderá utilizar uma cadeira de rodas especial, controlada por movimentos com sua boca, nas próximas semanas.

Fachada do Centro Hospital Universitário de Vaudois, em Lausanne, onde Schumacher se recupera (Foto: Reuters)

A transferência de Schumacher para tratamento em casa só será possível por causa das boas condições financeiras de sua família. A recuperação do ex-piloto mobilizará fisioterapeutas, responsáveis por massagear as articulações atrofiadas pela paralisia, além de médicos, nutricionistas, enfermeiros e especialistas em neurologia. 

Além da possibilidade de poder dar continuidade à sua recuperação em casa, Schumi pode ser beneficiado por um inovador projeto comandado pelos médicos croatas Darko Chudy e Vedran Deletis, que estão desenvolvendo um microchip que poderá ajudar o ex-piloto a andar e falar novamente após o longo coma, provocado por um acidente de esqui no final do ano passado.

Origem : Ge.com