Postado por - Newton Duarte

Scout 2016: Um comparativo do aproveitamento de clubes das Séries A e B

Bahia 100%, Botafogo melhor da elite: veja aproveitamento de clubes das Séries A e B

Quem está invicto? Quem mais jogou? E o pior rendimento das duas principais divisões brasileiras? Veja quem começou bem e quem precisa melhorar em 2016

Bahia

Início de ano é sempre aquela velha história: "estadual não vale nada"; "quero ver quando começar o mata-mata"; "no Brasileirão vai ser diferente". Brincadeiras de torcedor para subestimar o bom início de temporada de alguns times rivais. Quando se vai mal logo de cara, então... Aí, não tem jeito, cai técnico, vira chacota, etc.

O blog Numerólogos traz aqui o aproveitamento dos 40 times das Séries A e B para o torcedor ter uma ideia de como está sua equipe em nível nacional. Estamos só no início de ano, é bem verdade, mas já saíram dados interessantes. Confira algumas curiosidades.

O Bahia (foto) é o único clube desta lista que venceu todas as partidas oficiais no ano. Foram sete, entre Campeonato Baiano (três vitórias) e Copa do Nordeste (mais quatro). Na Série A, o Botafogo é o grande destaque, com mais de 90% dos pontos conquistados, tendo disputado dois clássicos (vitória sobre o Flu, empate com o Vasco).

O Corinthians é outro que ainda não sabe o que é perder em 2016, mesmo com as dificuldades da Taça Libertadores, onde mantém 100% em dois jogos. Com rendimento semelhante, a Chapecoense dominou o primeiro turno do Catarinense, foi campeã invicta e surge em terceiro na relação.

A Série B conta ainda com cinco equipes que não foram derrotadas. Além do Bahia, o Vasco, que manteve o bom trabalho do ano passado de Jorginho, merece a citação. Paysandu, Atlético-GO e Luverdense são os outros imbatíveis até o momento. O Ceará, por sua vez, foi o clube que mais jogou até então: 12 vezes (oito pelo Cearense, quatro pela Copa do Nordeste).

Alguns times vêm decepcionando na temporada e, por consequência de seguidos resultados ruins, já até demitiram o treinador. São os casos de Fluminense, Ponte Preta e Figueirense, que figuram na parte debaixo da tabela. Na Segundona, o Joinville, rebaixado da elite em 2015, não tem demonstrado forças para se reerguer neste começo de ano. O Oeste segura a lanterna geral dos 40 clubes, com apenas uma vitória em sete partidas disputadas.

Vale ressaltar que várias equipes fizeram amistosos de pré-temporada, mas estes não estão contabilizados na pesquisa.