Postado por - Newton Duarte

'Se tem 1% de chance, tem 99% de fé': Entre clichês, Zagueiro ainda acredita

“Se tem 1% de chance, tem 99% de fé”, avisa Gustavo antes de encarar o Boa

Segundo matemático Tristão Garcia, Bahia tem 6% de chances de subir de divisão. Para seguir com possibilidades de acesso, Tricolor precisa vencer jogo deste sábado

Gustavo falou sobre a fé no acesso para a primeira divisão (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C Bahia)

A fé se tornou companheira inseparável do Bahia. Em 2014, ela seguiu o Tricolor até as últimas rodadas da Série A. A cada partida, ela se renovava, mesmo quando não era acompanhada pelo sucesso. No fim, o rebaixamento comprovou-se inevitável, mas a esperança em dias melhores permaneceu inabalável.

Em 2015, a fé ganhou um pouco de descanso. O Bahia fez bom início de temporada, mas a queda de produção no segundo semestre obrigou o clube a recorrer à velha parceira. Segundo o matemático Tristão Garcia, a equipe baiana tem apenas 6% de chance de subir de divisão. Número baixo, mas suficiente para fazer torcida e jogadores acreditarem.

Para manter a cabeça focada nas chances de acesso, o zagueiro Gustavo se apegou ao lema utilizado pelo torcedor do Bahia em 2014. No ano passado, a frase “1% de chance, tem 99% de fé” foi bastante empregada nas arquibancadas. Até celulares foram utilizados para passar a mensagem para os atletas, que seguiram o exemplo e o colocaram em prática nesta temporada.

- Como falo sempre: se tem 1% de chance, tem 99% de fé. Então a gente tem que acreditar. Nós temos que mostrar dentro de campo que realmente o torcedor vai voltar a acreditar na gente, consequentemente, fazendo os três pontos... Aí o torcedor vai estar ao nosso lado de novo. E tenho certeza que a gente vai conseguir essas três vitórias para conquistar o objetivo maior, que é o acesso, mesmo com toda a dificuldade. Não só os jogadores acreditam. Tenho certeza que o verdadeiro torcedor do Bahia acredita nesse objetivo, que é o acesso – disse o defensor.

O zagueiro mantém a fé intacta, mas não ousa pedir para que o torcedor tricolor acompanhe o time nas últimas rodadas da Série B. Ele reconhece que o time está em dívida, assim como fez o atacante Kieza recentemente.

- Realmente é difícil você falar para o torcedor ir para o estádio, como já foi, colocou trinta mil contra o Santa Cruz... Mesmo com a adversidade, o torcedor foi contra o ABC, nos empurrou. Lógico que é difícil você chegar para o torcedor e chamar para empurrar. Mas o verdadeiro torcedor, no fundo do coração, tem aquele sentimento de que tudo é possível. Como aquela frase no jogo passado, “eu acredito”. O torcedor tem que acreditar na gente. A gente vai acreditar até o final. Enquanto houver esperança... - pontuou.

Para seguir com chances de acesso, o Bahia precisa vencer o Boa Esporte em Varginha neste sábado e torcer por tropeços de Santa Cruz, Sampaio Corrêa e Náutico. A combinação, contudo, é insuficiente para recolocar o Tricolor no G-4. O time de Charles Fabian pode encerrar a rodada com o mesmo número de pontos do quarto colocado, mas perde no primeiro critério de desempate: número de triunfos. A matemática joga contra, mas a fé segue ao lado do clube. É companheira de longa data, se acostumou a contrariar chances e atingir o improvável.