Postado por - Newton Duarte

'Se teve, não estou sabendo': Zagueiro afirma desconhecer 'consulta' sobre Charles

Gustavo fala sobre suposta consulta a elenco sobre Charles: “Não soube”

Zagueiro diz que não foi convidado a participar de consulta que teria sido feita aos atletas sobre possibilidade de efetivação de Charles: “Se teve, não estou sabendo”

"Charles era a pessoa mais viável", afirma Gustavo – Foto: Felipe Oliveira

O Bahia não luta mais pelo acesso à Série B, mas nem por isso o dia a dia do Fazendão está menos movimentado. Nesta quinta-feira, uma entrevista exibida pelo Globo Esporte Bahia deu o que falar no centro de treinamento tricolor. Em uma conversa com o repórter Sérgio Pinheiro, o lateral-esquerdo Ávine falou sobre diversos assuntos e afirmou que um dos motivos que levou o clube a ficar na Série B teria sido a falta de comando do técnico Charles Fabian. Segundo o jogador, Charles não era a pessoa mais indicada para assumir o comando da equipe após a saída de Sérgio Soares.  

Entre outros assuntos, Ávine disse que os atletas teriam sido consultados pela diretoria do Bahia antes da efetivação de Charles no cargo. De acordo com o lateral, a maioria dos jogadores teria mostrado insatisfação com o nome do treinador, que comandou o plantel na reta final da Segundona.  

Durante a tarde, o zagueiro Gustavo concedeu entrevista coletiva no Fazendão, e um dos questionamentos feitos ao defensor foi justamente sobre essa suposta reunião. Gustavo afirmou que, se houve o tal encontro, ele não foi chamado, e avaliou que Charles era a pessoa mais viável naquele momento para comandar o time.  

- Sou uma pessoa bem esclarecida nas minhas opiniões e atitudes. Em relação à permanência do Charles no comando quando Sérgio Soares saiu, muitos aprovaram, imprensa, torcedor. Teve uma aprovação muito grande, de 87%. No meu modo de ver, era a pessoa mais viável de dar seguimento nos jogos finais. Lógico que, quando você não consegue o êxito, a conquista, as cobranças são feitas. Algumas pessoas têm essa insatisfação, a cobrança. Mas era, no momento, a pessoa mais viável. Agora essa conversa que teve entre jogadores eu não participei. Se teve, não estou sabendo. Mas a pessoa mais viável era o Charles. No dia a dia, com o seu trabalho, ele já conhecia o elenco. Lógico que, às vezes, você não agrada a todos. Tentou, na medida do possível, fazer o seu melhor. Infelizmente, quando a gente não consegue as coisas, o objetivo, as cobranças... Todos, não só Charles, Sérgio, mas todos os jogadores têm sua parcela de culpa, todos estavam envolvidos num projeto, que era subir o Bahia. E, nas horas cruciais da competição, a gente não foi feliz. Todos têm sua parcela de culpa - disse.  

Gustavo enfatizou que não soube da tal reunião e explicou que, quando Charles assumiu a equipe, foi apresentado pela diretoria já na hora do treinamento. O zagueiro conta que o técnico foi abraçado pelo grupo, apesar de não agradar a todos dentro da equipe.  

- Não soube [da reunião para consulta dos jogadores]. E realmente, quando vim ao treinamento, já foi apresentado o Charles, junto com a diretoria. Então a gente abraçou, porque era uma pessoa que estava convivendo no dia a dia com a gente. E todos aprovaram. Lógico que você nunca vai agradar a todos. E todos aprovaram num momento que era a melhor pessoa. Infelizmente, as coisas não aconteceram, os resultados não aconteceram. E, quando os resultados não acontecem, é natural ter essas cobranças. Aí fica criando, às vezes, certas situações que não são confortáveis. Estou falando e volto a afirmar. A pessoa mais viável no momento era o Charles. Não aconteceu? Realmente não aconteceu. O diretor de futebol saiu. Os jogadores... Aquele que servia já não serve mais. Então é natural isso. Mas, se tem a conquista, que era o acesso, todos os jogadores estariam valorizados, Charles era a melhor escolha. Então é o futebol. Futebol é em cima de resultados. O jogo mais importante é o próximo. Então a gente tem sempre que pensar assim. Infelizmente, as coisas não aconteceram. Volto a falar. Nesse momento, é muito fácil você falar... Nós sempre temos que estar falando, pedir desculpas ao nosso torcedor, porque ele nos empurrou em todos os jogos, e fazer um ano diferente, forte, e que 2016 seja diferente, e que a principal conquista seja o acesso.  

Quando os resultados não acontecem, é natural ter essas cobranças. Aí fica criando, às vezes, certas situações que não são confortáveis. Estou falando e volto a afirmar. A pessoa mais viável no momento era o Charles. Não aconteceu? Realmente não aconteceu. O diretor de futebol saiu. Os jogadores... Aquele que servia já não serve mais. Então é natural isso. 

Gustavo,

zagueiro do Bahia

Gustavo ainda procurou avaliar o ano pelo lado positivo. Apesar de não ter tido sucesso na briga pela Série A, o Bahia teve melhora de gestão, na avaliação do zagueiro. Ele destaca que a gestão tem investido em estrutura e fez elogios à diretoria.  

- É saber onde errou, aquilo em que precisa melhorar na montagem do elenco. Precisamos realmente de jogadores comprometidos, que se entregam no dia a dia, para fazer de 2016 um ano forte, um ano de conquista. Sabemos que o semestre vai ser de muita cobrança. Mas temos que ter tranquilidade, firmeza no trabalho no dia a dia. Semana passada, dei uma entrevista elogiando a diretoria, e afirmo isso. A diretoria vem fazendo um trabalho de estrutura, que é o principal para o atleta, em termos de campo, vestiário... E isso é importante. Com estrutura, você pode cobrar os seus atletas. Na parte administrativa, você está em dia. Isso há muito tempo não acontecia no Bahia. A gente conversa com outros jogadores. Então acaba até um ano positivo nessa parte, nesses pontos. Temos que ver não apenas as coisas ruins. Lógico que, se você não consegue, as cobranças acontecem. Mas temos certeza que, se você faz as coisas certas, num futuro próximo – e o futuro é 2016 – não pode passar, e temos que ter as condições para, com tranquilidade e sabedoria, a gente conseguir o nosso grande objetivo, que é o acesso - encerrou.

Charles assumiu o Bahia no início de outubro, na 31ª rodada da Série B. Ele comandou a equipe em seis partidas: foram duas vitórias, três derrotas e um empate, aproveitamento de 38,8%. No dia 16 deste mês, o treinador foi liberado pela diretoria para férias antecipadas

Ouça o áudio: Gustavo