Postado por - Newton Duarte

'Se vira nos trinta': Marquinhos espera superar desfalques no Bahia

Com experiência do Coxa, Marquinhos espera superar desfalques no Bahia

Tricolor tem nove desfalques para próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Técnico lembra que viveu situação semelhante no Coritiba quando equipe caiu de rendimento

Título estadual, bons resultados, início promissor do Campeonato Brasileiro e lesões em série. Este é um filme que Marquinhos Santos conhece bem. Mas que não quer ter o mesmo final pelo segundo ano consecutivo. Com nove desfalques no Bahia para o jogo contra o Flamengo, nesta quarta-feira, o treinador espera colocar em prática o que aprendeu com o Coritiba para que o final do roteiro de 2013 não se repita em Salvador.

O time paranaense foi o primeiro trabalho de Marquinhos Santos como treinador profissional. Ele pegou a equipe em crise e brigando para evitar o rebaixamento no Brasileiro. Em 2012, conseguiu reverter a situação. No ano passado, conquistou o título estadual e teve um bom início de Série A. O Coritiba chegou a assumir a liderança por algumas rodadas e figurar entre os quatro melhores. Mas com um grande número de desfalques provenientes de lesões, o time sofreu uma queda nos resultados e Marquinhos Santos foi demitido.

Treinador testou diversas opções para superar o grande número de desfalques

No Bahia, o início do filme tem sido semelhante. O treinador levou o clube a conquistar o 45º título estadual e tem feito um bom começo de Brasileiro. Só que as lesões começaram a aparecer. Para o jogo desta quarta-feira, por exemplo, são nove desfalques. Omar (artroscopia no joelho), Galhardo (cirurgia para corrigir fratura no pé), Diego Macedo (cirurgia no ombro, depois de deslocar a clavícula), Roniery (estiramento na coxa), Pittoni (lesão grau 1 na coxa), Lincoln (rompimento de ligamentos do joelho) e Rhayner (fratura em uma vértebra da coluna) estão no departamento médico. Uelliton cumprirá suspensão automática e Rafinha não pode jogar por questões contratuais.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

- É uma situação que passei no próprio Coritiba. Estávamos liderando e tivemos, naquela oportunidade, sete desfalques. Foi quando houve a queda de rendimento e terminou com a minha saída do clube. Trago essa experiência dessas ausências coletivas, acima de quatro atletas, quando considero extremamente perigosa. Nove ausências, em um jogo tão importante, tem que ser muito bem trabalhado, muito bem estratégico para que o Bahia saia dessa excursão com a maior soma de pontos – pontuou o treinador.

Com um grande número de desfalques, Marquinhos testou diversas opções no time durante o treinamento desta segunda-feira. O treinador deixou dúvidas na lateral esquerda e cogitou o retorno de Hélder ao meio campo. Tudo para evitar surpresas no Rio de Janeiro.

- É uma circunstância que nós temos que estar trabalhando. Temos que remontar estratégias de jogo. O Flamengo é uma equipe de qualidade, que tem jogadores que podem decidir a partida em um lance. Nós temos que estar muito precavidos. Nós encontramos uma maneira de jogar, uma filosofia de jogo. O Bahia vai jogar procurando os três pontos – garantiu.

Após o jogo contra o Flamengo, o Tricolor viaja para São Paulo. O Tricolor enfrentará o Fluminense na Arena Barueri. A partida será em São Paulo porque a Fonte Nova estará sob os cuidados da Fifa para a Copa do Mundo.


Fonte: Raphael Carneiro - GE.COM

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia