Postado por - Newton Duarte

Segundo Estatísticos, Bahia está perto do rebaixamento

Bahia tem 79,4% de chances de queda; Vitória aparece com risco menor

Estimativa de matemáticos da UFMG aponta que times precisam atingir os 46 pontos para escapar da degola na Série A

Vice-lanterna do Brasileirão, com apenas 31 pontos, o Bahia vive situação bastante delicada. Faltando sete rodadas para o fim do campeonato, o clube tem 79,4% de chances de ser rebaixado para a Série B, de acordo com levantamento do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Pior do que o Bahia, só o Criciúma. Segundo os cálculos da UFMG, o time catarinense, derrotado pelo Vitória no último sábado, tem 90,6% de chances de cair. Já o Vitória, que agora é 16º colocado, com 34 pontos, aparece com 41,3% de probabilidade de jogar a segunda divisão do ano que vem.

Ainda segundo os matemáticos da universidade, oito clubes não correm mais o risco de cair: São Paulo, Santos, Internacional, Grêmio, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Atlético-MG. Esses são os oito primeiros colocados e o Santos, que ocupa justamente a 8ª posição, tem 46 pontos, número estimado para escapar da degola.

Contas e mais contas - Levando em consideração esse cálculo, o Bahia ainda precisa conquistar 15 dos 21 pontos a disputar no Brasileirão. O aproveitamento necessário ultrapassa os 70%, mas o Tricolor tem apenas 33,3% em todo o campeonato. O Rubro-negro, por sua vez, também não tem vida fácil. Para chegar aos 46, precisa fazer 12 pontos em 21 que estarão em jogo. Assim, o aproveitamento necessário é de pouco de cerca de 57%, mais do que o atual da equipe na Série A: 36,6%.