Postado por - Newton Duarte

Segurem seus TOB's! FIFA registra expressão até a expressão 'Pagode'

Até isso é dela! FIFA registra expressão "pagode"

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) divulgou nesta segunda-feira (19), uma lista de 450 casos de usos indevidos da marca para a Copa do Mundo, no Brasil. O registro foi feito através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Segundo o INPI, a FIFA já possui 1.116 marcas registradas no Brasil.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Pelas regras definidas pela Lei Geral da Copa, os símbolos oficiais, termos e marcas registradas pela entidade não podem ser usados sem autorização. Das marcas registradas pela FIFA, uma chama mais atenção: trata-se da expressão brasileira "pagode". Nome de um estilo musical, o termo está proibido de ser utilizado durante a Copa. Isso porque a FIFA caracteriza o nome como "fonte tipográfica". Assim, um estabelecimento não poderá mencionar, por exemplo, "Copa do Mundo", "Brasil 2014" e entre outros, pois a Federação não permitirá.

A entidade disponibilizará funcionários para cada cidade-sede do Mundial, que ficarão responsáveis por fiscalizar as marcas indevidas.

Confira a lista completa, através do site do INPI.


Nota Luis Peres @BahiaClub: Quem assistiu ao filme “Guerra dos Mundos” entenderá a frase que direi: Eles morrerão envenenados!

Raul Seixas escreveu: "A solução é alugar o Brasil...". Parece que foi dado gratuitamente. Parabéns aos envolvidos.


Fonte: João Brandão – Metro 1

Foto: Themba Hadebe - AP