Postado por - Newton Duarte

Seleção Brasileira Olímpica vence último amistoso antes da lista definitiva; Veja

Brasil sub-23 se recupera e vence em último teste antes de lista olímpica

Três dias após a derrota para a Nigéria no Espírito Santo, a seleção olímpica se recuperou e bateu a África do Sul por 3 a 1, neste domingo (27), em Maceió. Foi a última partida do time sub-23 antes da convocação para a Rio-16.

Os gols brasileiros foram marcados por Rodrigo Caio, Fabinho e Andreas Pereira; enquanto Lebogang Mothiba descontou para os Bafana Bafana. A partida ainda ficou marcada pelo retorno de Rafinha aos campos após seis meses e pelo último jogo de Rogério Micale no comando da seleção olímpica.

RAFINHA

Meio-campista do Barcelona, Rafinha voltou aos gramados neste domingo para jogar 30 minutos. O retorno acontece 6 meses e 10 dias após romper ligamentos do joelho direito, em jogo contra a Roma, na primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Filho de Mazinho, Rafinha é forte candidato a uma das 18 vagas para a Olimpíada do Rio.

ANDREAS PEREIRA

Formado nas bases do PSV Eindhoven e Manchester United, o garoto Andreas Pereira marcou em seu segundo jogo da vida em território brasileiro. Filho de pai que atuava na Bélgica como atleta profissional, ele já jogou com a camisa belga pela base e fez o terceiro gol brasileiro com bonita conclusão de pé esquerdo.

QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL

Responsável pela jogada dos dois primeiros gols do Brasil, Felipe Anderson, meia da Lazio, foi o melhor em campo até ser substituído. Além de decisivo na bola parada, foi o principal organizador do meio de campo brasileiro. Por outro lado, Malcom, ex-Corinthians e hoje no Bordeaux, passou praticamente despercebido pelo jogo e foi o pior brasileiro em campo.

ATÉ LOGO?

O treinador Rogério Micale fez seu último jogo no comando da seleção olímpica, diante da África do Sul, em Maceió, neste domingo (27). Os passos seguintes da seleção Sub-23 serão subornidados a Dunga: convocação, preparação a partir de julho e o comando nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016. Micale comandou a seleção olímpica em sete partidas e tentou impor filosofia de jogo que distingue-se daquele implantada na seleção adulta. Tudo indica, no entanto, que ele será auxiliar de Dunga na Rio-16. Vale observar como os jogadores assimilarão esta transição…

O JOGO

O Brasil impôs seu modelo de jogo desde o início do primeiro tempo com bastante tranquilidade. A nova dupla de volantes formada por Rodrigo Caio e Matheus Sales fez marcação competente e ajudou a neutralizar todas as tentativas da equipe sul-africana. Do meio para frente, Felipe Anderson e Gabriel Jesus tiveram grandes atuações, enquanto Malcom foi mais discreto. O meia da Lazio foi responsável direto pelos dois gols brasileiros. No primeiro, aos 14 minutos, cobrou falta da esquerda para o desvio de cabeça de Rodrigo Caio. No segundo, cinco minutos depois, Fabinho ampliou depois que Luciano desviou escanteio. O centroavante do Corinthians, mais uma vez pelo alto, e Felipe Anderson, cara a cara com o goleiro, ainda poderiam ter ampliado. Enfim, Brasil foi muito superior e poderia ter goleada já nos primeiros 45 minutos.

Na etapa final, o Brasil voltou com ritmo menos intenso e os Bafana Bafana cresceram no jogo. Resultado: Lebogang Mothiba diminuiu o placar. Quando a seleção olímpica parecia correr riscos, porém, Rafinha, que tinha acabado de entrar, enfiou linda bola para Andreas Pereira, que saiu do banco para fazer 3 a 1. A seleção olímpica não apresentou o mesmo futebol do primeiro tempo, mas em compensação Micale aproveitou para testar vários jogadores em diferentes funções. No finzinho do jogo, um fato triste: o sul-africano Makhele deu carrinho, torceu o tornozelo e sofreu fratura grave. De tão forte, a cena comoveu e mobilizou os atletas de ambos os times, que pediam atendimento médico em pavorosa. Makhele saiu de campo numa ambulância, direto para o hospital mais próximo do Rei Pelé.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 3 x 1 África do Sul

Competição: Amistoso

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)

Data e hora: 27/03/2016, às 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Estebán Vega (URU)

Assistentes: Gabriel Pastorino e Horacio Brugera (URU)

Público presente: 3.810

Renda: R$ 53.820

Gols: Rodrigo Caio, aos 14', e Fabinho, aos 19' do primeiro tempo; Lebogang Mothiba, aos 22',Andreas Pereira aos 29' do segundo tempo

BRASIL: Ederson; Fabinho, Wallace (Rodrigo Ely), Dória e Douglas Santos (Wendell); Rodrigo Caio (Rafinha) e Matheus Sales; Malcom (Alisson), Felipe Anderson (Thiago Maia) e Gabriel Jesus; Luciano (Andreas Pereira).

Técnico: Rogério Micale

ÁFRICA DO SUL: Jody February (Kyle Peters);Kwanda Mngonyama, Kgosietsile Ntlhe, Phumlani Ntshangase; Gift Motupa, Keagan Dolly, Lebogang Mothiba, Lorenzo Godino (Tshepo Rikhotso); Thapelo Moreno (Aubrey Modipa), Lebogang Phiri (Deolin Mekoa).

Técnico: Owen da Gama