Postado por - Newton Duarte

'Selecionado' por Dunga falha e time sai da Liga dos Campeões

Rafael falha, Athletic Bilbao vira sobre o Napoli e se classifica na Champions

Goleiro brasileiro vacila no segundo gol do time basco, que vence italianos por 3 a 1 em casa e retorna à fase de grupos da competição continental após 16 anos

Dezesseis anos depois, o Athletic Bilbao está de volta à fase de grupos da Liga dos Campeões. No primeiro jogo com seu novo estádio finalizado, o time basco venceu o Napoli por 3 a 1, de virada, pelos playoffs da competição. Além do apoio de 53 mil torcedores no San Mamés, os Leones contaram com a falha do goleiro brasileiro Rafael no segundo gol para conseguirem a classificação. O atacante Aduriz foi o destaque, marcando duas vezes.

O vacilo de Rafael, convocado por Dunga para os amistosos da seleção brasileira contra Colômbia e Equador em setembro, aconteceu num momento crucial da partida. O Athletic havia acabado de empatar o jogo, que levaria o duelo para a prorrogação, quando, num lançamento longo do time da casa, o brasileiro saiu mal do gol, se desentendeu com o zagueiro Albiol e viu Aduriz roubar a bola e tocar para as redes. A partir dali, o Napoli não conseguiu mais oferecer resistência.

A última vez que o Athletic havia disputado a fase de grupos da Champions foi na temporada 1998/1999, quando caiu numa chave que tinha Juventus, Galatasaray e Rosenborg. Agora, os bascos aguardam o sorteio da nova edição, que acontece nesta quinta-feira, às 12h45 (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha o evento em Tempo Real.

Aduriz comemora um de seus gols na vitória do Athletic Bilbao sobre o Napoli

ATHLETIC VAI À FRENTE

Talvez fosse a emoção de jogar pela primeira vez com o novo San Mamés lotado, mas o Athletic Bilbao não quis saber da vantagem que conquistou no jogo de ida, quando empatou em 1 a 1 na Itália. Apesar de se classificar com o 0 a 0, o time basco tomou a iniciativa desde o início, empurrado pelos 53 mil torcedores presentes no estádio. O Napoli, acuado, era vaiado a cada segundo de posse de bola, e raramente chegava ao ataque.

Isolado na frente, Higuaín tentou dar trabalho. Em sua primeira chance, ele deu um belo drible em Mikel Rico e chutou de canhota, aos 15 minutos, assustando Iraizoz. Entretanto, o argentino não teve outras oportunidades. Depois, o Napoli recuou demasiadamente e não voltou a assustar.

Com mais posse de bola, o Athletic, só assustou em lances de bola parada. Foi assim na cabeçada de Gurpegi na pequena área, após cruzamento de Beñat, e na falha de Laporte, que completou jogada de Muniaín e, mesmo com o gol vazio, jogou a bola por cima.

Rafael lamenta: goleiro falhou no segundo gol do Athletic

VACILO DE RAFAEL E BRILHO DE ADURIZ

Hamsik gira sobre Gurpegi: meia do Napoli abriu o placar para os italianos

Ciente de que não poderia continuar na defesa, o Napoli voltou com outra postura no segundo tempo, marcando no ataque e jogando com mais velocidade. A recompensa veio logo no primeiro minuto, quando Hamsik aproveitou rebatida errada da zaga rival e, na entrada da área, chutou de canhota, no canto esquerdo, abrindo o placar para os italianos.

O gol desconcertou o Athletic. O time basco, apesar do apoio da torcida, demorou para assimilar o golpe, se desarrumou em campo e passou a errar lances fáceis. O Napoli tentou aproveitar o generoso espaço oferecido, mas falhou no último passe e não voltou a chegar com perigo.

A incapacidade azzurra em matar o jogo deu tempo para o Athletic se acalmar e voltar à partida. Aos 15 minutos, após escanteio da esquerda, a zaga do Napoli falhou e deixou Aduriz livre no segundo pau. O atacante teve tempo para dominar a bola e chutar no canto para empatar a partida.

A partir daí, só deu Athletic. Aos 23, veio a falha de Rafael. O lançamento em velocidade para Aduriz provocou uma desatenção entre Albiol e o brasileiro, que saiu afobado do gol. Na indecisão da dupla, o artilheiro basco roubou a bola e tocou para as redes, virando o jogo. Aos 28, foi a vez de Ibai Gómez aparecer livre, em lance controverso - Aduriz, em impedimento, correu em direção à bola, mas não tocou nela -, para fazer o terceiro e definir a vitória dos Leones.

Muniain abraça Aduriz: Athletic está classificado para a fase de grupos da Champions