Postado por - Newton Duarte

Sem definição do STJD, Bahia espera até último minuto para definir viagem

Sem definição do STJD, Bahia espera até último minuto para definir viagem

Tricolor baiano e Boa Esporte aguardam apreciação do STJD sobre pedido de liminar contra a mudança do local da partida entre os clubes, marcada para este sábado

Em primeira decisão, CBF determinou mudança de jogo para o Batistão (Foto: Felipe Martins)

O imbróglio envolvendo a mudança do local  da partida entre Boa Esporte e Bahia, marcada para este sábado, ainda rende pano para manga. Os dois clubes aguardam resposta do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre o pedido de liminar feito contra a decisão da CBF – depois de aprovar a mudança do jogo do Municipal de Varginha para o estádio Lourival Baptista, em Sergipe, a entidade máxima que rege o futebol voltou atrás na decisão. A direção tricolor protesta, pois a demora do STJD em apreciar o pedido atrapalha a programação do clube em relação ao deslocamento para a partida.

Trocando em miúdos, o Bahia esperou até a tarde desta quarta-feira para definir a programação da delegação para o duelo. Se fosse para Varginha, a viagem aconteceria às 8h desta quinta (horário de Salvador). Caso o deslocamento fosse para Aracaju, elenco e comissão técnica viajariam no período da tarde. Como o STJD ainda não se posicionou sobre a representação, o clube tirou as passagens para a cidade mineira no fim desta tarde. Existe o risco, no entanto, de o confronto voltar para a capital sergipana.

Em contato com a equipe de reportagem, a assessoria de imprensa do Boa Esporte informou que aguarda a definição para esta quarta-feira.

Em entrevista ao GE.com, o vice-presidente do Bahia, Pedro Henriques, protestou contra a situação.

Claramente, há uma ilegalidade, porque há um desrespeito ao prazo mínimo, e há uma mudança sem que tenha partido de nenhuma das partes interessadas. O pedido chegou ao STJD, está com o relator, e até agora não temos nenhuma resposta. Isso é uma forma de esvaziar o processo, porque o jogo vai acontecer e vai perder o objeto.

Pedro Henriques,

vice-presidente do Bahia

- O STJD recebeu os recursos cabíveis na segunda, mas o pedido de liminar sequer foi apreciado.  É realmente lamentável essa situação. O clube corre o risco de viajar pra Varginha e ter a decisão judicial de ir para Aracaju – reclama.

A alegação do Boa Esporte, que pediu a liminar, e do Bahia, que entrou como terceiro interessado, é de que a decisão da CBF fere artigo do Regulamento Geral de Competições, que determina um prazo dez dias para que a alteração do mando de campo de uma partida seja realizada. A mudança foi realizada no dia seis deste mês e o jogo está marcado para o dia 14. Apenas oito dias separam as duas datas.

Há ainda um segundo argumento, registrado pelo Bahia em nota de repúdio à CBF, na semana passada:

"É realmente lamentável essa situação", diz vice-presidente (Foto: Divulgação/E.C. Bahia)

- [A mudança] Não foi encaminha pelo Boa Esporte, pela Federação Mineira de Futebol ou pela Rede Globo. É decisão do Departamento de Competições da CBF ou de terceiro interessado oculto na justificativa formal da CBF – diz um dos trechos da nota divulgada no último sábado.

No programa de rádio A Voz do Esquadrão, veiculado pelo próprio clube, Pedro Henriques afirmou que a demora do STJD é uma forma de esvaziar o processo, que perderá seu objeto quando a partida for realizada.

- Claramente, há uma ilegalidade, porque há um desrespeito ao prazo mínimo, e há uma mudança sem que tenha partido de nenhuma das partes interessadas. O pedido chegou ao STJD, está com o relator, e até agora não temos nenhuma resposta. Isso é uma forma de esvaziar o processo, porque o jogo vai acontecer e vai perder o objeto – disse.

Como o STJD não deve se pronunciar nesta quarta, o elenco tricolor viaja para Varginha na manhã desta quinta-feira. A partida, marcada para sábado, acontece às 16h30 (horário de Salvador).