Postado por - Newton Duarte

Sem esforço, Bahia goleia o Galícia e garante liderança geral do Baianão

Em dia de rodada dupla, Tricolor não encontra qualquer dificuldade para fazer 4 a 0 no Galícia, com gols de Rômulo, Gustavo, Edigar Junio e Hayner

No dia em que o Bahia se duplicou para enfrentar dois adversários na mesma noite, o time começou com o pé direito. Sem qualquer esforço, a equipe principal de Doriva goleou o Galícia por 4 a 0, na noite desta quarta-feira, em partida adiada da 3ª rodada do Campeonato Baiano. Os gols do Tricolor foram marcados por Rômulo, Gustavo, Edigar Junio e Hayner. A partida foi disputada na Arena Fonte Nova.

O duelo começou com 15 minutos de atraso, pois o ônibus que levou o elenco do Galícia quebrou a caminho do estádio e atrasou. Por conta disso, o Hino Nacional foi executado com apenas a equipe do Bahia em campo. Com a bola rolando, Hayner fez uma grande partida, e Doriva aproveitou a facilidade que seu time encontrou para promover a estreia dos jovens Filipinho, Max e Geovane Itinga no time profissional.

As duas equipes entraram em campo já classificadas para a próxima fase. Para o Bahia, o triunfo foi importante para garantir a liderança geral da competição com uma rodada de antecedência. O Galícia permanece com nove pontos, na 3ª colocação.  

No domingo, Bahia e Galícia entram em campo para disputar a última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano. Na Fonte Nova, o Tricolor recebe o rival Vitória, às 16h (horário de Brasília). No mesmo horário, o Demolidor encara o Feirense, no estádio Carneirão. 

Bahia goleia o Galícia na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

Sem esforço, Bahia abre 2 a 0 

O Galícia iniciou o jogo colocando as manguinhas de fora, usando a velocidade para atacar o Bahia, principalmente pelo lado esquerdo de ataque. Logo aos nove minutos, a equipe teve uma ótima chance, mas Gian Lucas demorou de tomar uma decisão e desperdiçou a oportunidade de abrir o placar. Daí em diante, o Bahia tomou conta do jogo. Pelo lado direito de ataque, com Hayner inspirado, o time treinado por Doriva não teve a menor dificuldade de abrir dois gols de vantagem. Primeiro, o lateral recebeu de Paulo Roberto e fez grande cruzamento para Rômulo, que chegou batendo de primeira. Um belo gol. O segundo saiu dos pés do zagueiro Gustavo, após assistência do jovem Cristiano. A verdade é que o Tricolor não forçou o ritmo, cozinho o jogo ao seu gosto e não foi incomodado pelo Demolidor de Campeões durante a primeira etapa.

Virou passeio

O segundo tempo foi um verdadeiro passeio do Bahia. Os donos da casa não tomaram conhecimento do adversário, e pareciam que participavam de uma sessão de treinamento no Fazendão. Com tanta facilidade, o gol não demorou a sair: aos seis minutos, Edigar Junio recebeu ótima assistência de Rômulo e deslocou o goleiro para fazer o terceiro. O quarto saiu dos pés do melhor jogador em campo. Após um lançamento primoroso de Feijão, Hayner dominou, se livrou da marcação e, de perna esquerda, bateu com estilo para o gol. Com a partida decidida, o técnico Doriva resolveu aproveitar a oportunidade para promover a estreia de três jovens promessas das divisões de base na equipe profissional: os meias Felipinho e Max, e o atacante Geovane Itinga. Depois das substituições, o Tricolor tirou o pé, e o Demolidor de Campeões, enfim, conseguiu organizar jogadas de ataques, porém sem assustar de maneira efetiva a meta do goleiro Marcelo Lomba.