Postado por - Newton Duarte

Sem Talisca, Marquinhos prega cautela para encarar o São Paulo

Existe vida no Bahia após a saída de Anderson Talisca? O técnico Marquinhos Santos espera provar que sim. Nesta terça-feira, o treinador concedeu entrevista após o treino secreto na Arena Fonte Nova e voltou a falar sobre a saída do jovem meia, que foi negociado com o Benfica, de Portugal. Marquinhos Santos reconhece que Talisca foi importante para o Tricolor, principalmente durante o Campeonato Baiano e início do Brasileiro, quando desequilibrou partidas. No entanto, o técnico afirma que os jogadores que fazem parte do elenco podem suprir a ausência do jovem atleta de 20 anos, a começar pelo jogo desta quarta-feira, contra o São Paulo, pela 10ª rodada da Série A.

Marquinhos Santos comandou um treino secreto  (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

- O Talisca era um jogador importante. Temos testado algumas opções, o Emanuel [Biancucchi], o Branquinho, o Marcos Aurélio, que possui características semelhantes ao Talisca. Ele [Marcos Aurélio] joga tanto na armação e se apresenta bem na área adversária para fazer gols. Estivemos programando, nos preparando para a ausência do Talisca para que a equipe tenha a mesma produção do Campeonato Baiano e início do Brasileiro – disse o treinador.

O duelo contra o São Paulo será o primeiro do Bahia após a venda de Talisca. Marquinhos Santos também não terá Marcos Aurélio para a partida. O meia não foi regularizado a tempo. Outro desfalque no setor de meio de campo é Lincoln, que ainda não se recuperou de uma lesão no joelho.

Sem um camisa 10 de ofício, Marquinhos Santos adotou a cautela para a partida contra o São Paulo. O técnico tricolor não confirma, mas deve colocar em campo uma equipe com três volantes para enfrentar o rival paulista.

- Claro que aguardamos a regularização de atletas contratados. Claro que perdemos o Talisca, um atleta que foi primordial no primeiro semestre. Talvez o principal jogador da equipe, ou um dos principais. Conseguiu aproveitar muito bem a transformação tática da equipe. A ausência dele, a não regularização dos contratados e o não retorno do Lincoln faz com que tenhamos uma certa cautela. Estou satisfeito com o que foi trabalhado e amanhã pode ter certeza que teremos uma equipe ofensiva, compactada, que vai jogar com inteligência e força – declarou.

A tendência é que o sistema com três volantes seja utilizado contra o São Paulo. No entanto, outro esquema tático pode ser adotado no decorrer do Brasileirão. Segundo Marquinhos Santos, a regularização dos atletas contratados pode mudar o desenho que o time terá no campo.

- É uma variação. Um dos três modelos de jogo que temos. Demos uma ênfase maior em função dos atletas que estão à disposição para que possa fazer um bom jogo, conquistar os pontos e a confiança. A partir daí, com os atletas regularizados e aumento da competitividade, quem aproveitar melhor e estiver em melhor momento, vai dar continuidade e vamos adequar ao melhor sistema – avisou o treinador.

Foco no meio e Guilherme na lateral

Marquinhos Santos sabe onde apostará todas as fichas para vencer o São Paulo na Fonte Nova nesta quarta-feira. Para o técnico tricolor, conquistar o meio de campo é a principal arma para o time baiano anular as principais jogadas da equipe paulista e deixar o estádio com os três pontos.

- Precisamos ter cautela. Saber se posicionar. Não adianta encaixar marcação individual. Tem que preencher o meio. É o setor que ganhar e perde o jogo. Estamos reformulando a equipe para que se tenha o cuidado com o São Paulo, não só os que começam jogando. Já foi apresentado um vídeo com os amistosos do São Paulo, munindo os jogadores do que pode acontecer – avisou.

Treinador aposta no meio de campo para bater o São Paulo (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Para ganhar a batalha do meio de campo, Marquinhos Santos terá que corrigir um problema provocado com a saída de Talisca. O treinador lembra que, sem um meia de ofício, o time mostrou lentidão na transição de jogo, problema avaliado no jogo-treino contra o Confiança e em coletivos promovidos no Fazendão.

- Volto a lembrar que quem fazia a transição era o Lincoln e o Talisca, que trocavam de posição e causava um desequilíbrio tático. Fizemos alguns testes, mas a transição ficou lenta. Por causa disso, tivemos que procurar um jogo mais compacto. Pode ter certeza que teremos um jogo de transição quando tivermos a posse de bola, passando do campo defensivo para o ofensivo com muita força - garantiu.

Apesar de não revelar a formação titular para o duelo desta quarta-feira, Marquinhos Santos confirmou quem começará o jogo na lateral esquerda. Conforme o treinador, Guilherme Santos será o camisa 6, com Pará no banco de reservas como uma opção.

A escolha é justificável. Marquinhos Santos diz que Pará enfrentou problemas pessoais e Guilherme Santos se apresentou em melhores condições durante a intertemporada.

- Entra quem está em melhores condições. Começa o Guilherme, que voltou em melhores condições físicas. Teve algumas situações que atrapalharam a cabeça do Pará. Tem que tomar cuidado para não perder o jogador, que é um talento. Soube o momento de colocá-lo, mas também de tirá-lo para não prejudicar o jogador – disse o técnico.

A provável formação tricolor é composta por Douglas Pires; Diego Macedo, Titi, Demerson; Guilherme Santos; Fahel, Uelliton, Léo Gago; Branquinho, Maxi Biancucchi e Rhayner. O goleiro Marcelo Lomba e o lateral Roniery desfalcam o time por suspensão. Lincoln está no departamento médico. Já Adaílton, Marcos Aurélio e Kieza ainda não foram regularizados.

Origem : Ge.com