Postado por - Newton Duarte

Semana Champions League: A disputa pelas últimas vagas

Rodada da LC vem com disputa acirrada por últimas vagas

Özil, em ação contra o Napoli no Emirates

Embora muita coisa já tenha sido definida há duas semanas, a última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões ainda guarda suas emoções, e muitos times jogarão sua vida para se manter na competição europeia. O grupo que apresenta a disputa mais aberta é o F, em que Arsenal, Napoli e Borussia Dortmund têm chances de se classificar. Em outras chaves, restam apenas uma vaga, enquanto em outras a disputa é pelo primeiro lugar.

No grupo liderado pelo Real Madrid, Galatasaray e Juventus fazem confronto direto pela segunda posição, enquanto Milan e Ajax vivem situação parecida no Grupo F, que tem como líder o Barcelona. No Old Trafford, Manchester United e Shakhtar Donetsk jogam pela liderança do Grupo A, e só a vitória interessa aos ucranianos. Confira isso tudo e um pouco mais em nosso roteiro para a sexta e última rodada da Champions.

O JOGÃO

Napoli x Arsenal

O grupo da morte da Liga dos Campeões fez jus ao nome que recebeu e proporcionou uma disputa ótima de se assistir entre Napoli, Arsenal e Borussia Dortmund nas cinco partidas até aqui. O momento derradeiro para os três chegou, e italianos e ingleses protagonizam a partida mais importante da rodada. Com 12 pontos, os Gunners precisam de apenas um empate para se garantirem nas oitavas de final; os comandados de Rafa Benítez, por sua vez, precisam de uma vitória com bom saldo e de um improvável tropeço do Dortmund, já que têm nove pontos e vantagem no confronto direto, o primeiro critério de desempate. Sem Marek Hamsik e Juan Zúñiga, a missão dos italianos será mais difícil, mas a força do San Paolo e a boa fase de Gonzalo Higuaín dão esperança ao torcedor.

O CLÁSSICO EUROPEU

Milan x Ajax

Douglas Costa

Milan e Ajax, em momentos distintos, já dominaram o futebol europeu, e atualmente, sem tanto destaque, farão um dos clássicos desta última rodada da fase grupos da Champions. Ambas as equipes ainda têm chances de ir às oitavas, então a partida tem tudo para ser eletrizante. O Barcelona lidera a chave com dez pontos e enfrentará o fraco Celtic, no Camp Nou, nesta última rodada, o que praticamente já garante os catalães na próxima fase. Na segunda colocação, o rossonero precisa de apenas um empate diante dos holandeses para ficar com a segunda vaga, já que está um ponto à frente do time comandado por Frank de Boer. Para o Ajax, apenas a vitória interessa, e embalado pelo triunfo por 4 a 0 sobre o NAC Breda na última rodada da Eredivisie, com grande atuação do jovem Davy Klaassen, autor de três gols, o clube de Amsterdã confia que possa conseguir o resultado de que precisa.

Olympique de Marseille x Borussia Dortmund

Com cinco jogos e cinco derrotas, é difícil imaginar o Olympique de Marseille complicando a vida do Borussia Dortmund a ponto de provocar a eliminação precoce dos alemães. Ainda assim, não custa nada sonhar, afinal os franceses devem ao seu torcedor pelo menos uma despedida digna. Além disso, o Borussia Dortmund seguirá com toda sua defesa desfalcada, o que pode ajudar André Ayew, Mathieu Valbuena e companhia a furar o bloqueio e balançar as redes de Roman Weidenfeller. Porém, o Dortmund sabe que não pode desperdiçar a chance de disputar o título da Liga dos Campeões, especialmente após a derrota para o Bayer Leverkusen no final de semana, que deixou o time a 10 pontos do líder Bayern Munique. Após uma temporada como finalista do torneio europeu, parar ainda na fase de grupos seria vergonhoso para os aurinegros. E a eliminação precoce em 2011/12, contra os mesmos marselheses, já serviu de ensinamento.

Galatasaray x Juventus

Decisão não é uma exclusividade do Grupo F nesta última rodada. O Grupo B, liderado pelo já classificado Real Madrid, terá o jogão entre Galatasaray e Juventus para definir a vaga restante às oitavas. A Velha Senhora está um passo à frente, já que soma seis pontos, enquanto os turcos têm quatro. No entanto, o equilíbrio entre as duas equipes no jogo da segunda rodada, quando empataram em 2 a 2 na Itália, mostra que qualquer resultado nesta terça é possível. E jogando na Arena Türk Telekom, com Didier Drogba e Wesley Sneijder à disposição, seria definitivamente leviano descartar o Cim Bom.

Olympiacos x Anderlecht

O Olympiacos está em situação de certa forma confortável para conseguir a classificação às oitavas de final, mas precisará fazer sua parte diante do Anderlecht para não correr grandes riscos. Empatado com o Benfica, com sete pontos, o time grego é o atual segundo colocado, por ter vencido o clube português em casa, após empate em Portugal. Como a missão do Benfica é de vencer o Paris Saint-Germain e torcer por um tropeço dos gregos, o Olympiacos precisa de apenas uma vitória simples para não correr riscos de ficar de fora da próxima fase. Jogando em casa contra o Anderlecht, que perdeu quatro de suas cinco partidas, a equipe é a grande favorita a ficar com a segunda fase do Grupo C.

Schalke 04 x Basel

Ao lado de Napoli x Arsenal, o principal confronto direto da rodada final da Champions. O Basel depende apenas de um empate em Gelsenkirchen e vem credenciado pelas duas vitórias sobre o Chelsea, já classificado. No entanto, os suíços fizeram feio quando receberam o Schalke no St. Jakob Park, derrotados por 1 a 0. Para não ter erro, o time de Murat Yakin apostará na eficiência dos contra-ataques, puxados por Mohamed Salah. E espera que a má fase dos Azuis Reais na Bundesliga, na sexta colocação depois da derrota para o Borussia Mönchengladbach, perdure também no torneio continental – ainda que só isso não baste para conter Julian Draxler, Max Meyer e os outros prodígios alemães.

O CARA

Franck Ribéry

Bayern Munique x Manchester City

Ribéry

Nesta segunda-feira, Franck Ribéry foi confirmado como um dos candidatos finais à Bola de Ouro, ao lado dos sempre presentes Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O ano do francês foi especial, e a série de conquistas com o Bayern Munique não o deixaram satisfeito, apenas fizeram-no querer manter o nível para concorrer ao prêmio de melhor do mundo. Até agora, o jogador tem conseguido repetir grandes atuações atrás de grandes atuações, como contra o Werder Bremen neste final de semana, e um jogo contra o Manchester City, valendo a primeira colocação da chave, certamente é um incentivo a mais para Ribéry brilhar.

O REENCONTRO

Kobenhavn x Real Madrid

Em sua curta trajetória na Liga dos Campeões – quatro participações -, o Kobenhavn foi derrotado apenas uma vez em casa, em um total de nove jogos. O revés aconteceu em fevereiro de 2011, diante do Chelsea, então treinado por Carlo Ancelotti. Mais de dois anos depois, o treinador reencontra a torcida dinamarquesa na rodada de fechamento da fase de grupos da competição continental, agora no comando do Real Madrid. Considerando que o clube espanhol já tem a liderança da chave garantida e que tanto Galatasaray quanto Juventus fracassaram ao tentar superar os dinamarqueses no Estádio Parken, não seria surpresa alguma se Ancelotti não conseguisse repetir o feito. De qualquer forma, os espanhóis são favoritos no duelo.

O BRASILEIRO

Douglas Costa

Manchester United x Shakhtar Donetsk

Douglas Costa

Na segunda rodada da fase de grupos, o Shakhtar Donetsk recebeu o Manchester United na Donbass Arena, foi muito superior aos ingleses, mas apenas empatou em 1 a 1. Três pontos atrás dos Red Devils, os ucranianos precisam de uma vitória simples em Old Trafford para se classificar como primeiros da chave, e o retrospecto recente do clube de David Moyes mostra que não é um resultado nada improvável. As duas últimas partidas do United em seu estádio terminaram com derrota dos anfitriões – contra Everton e Newcastle, pela Premier League. Diante de tal panorama, diversos brasileiros do Shakhtar podem ser os heróis do triunfo, já que maioria joga no setor ofensivo, e Douglas Costa é um dos principais deles. O meia foi o grande nome da goleada por 4 a 0 sobre a Real Sociedad na última rodada, marcando dois gols e dando uma assistência; portanto, representa perigo real ao Manchester United e suas pretensões de terminar em primeiro em seu grupo da Liga dos Campeões para compensar a péssima campanha no Campeonato Inglês.

PASSE LONGE

Viktoria Plzen x CSKA Moscou

O confronto entre Viktoria Plzen e CSKA Moscou é, de longe, o menos atrativo da rodada derradeira da fase de grupos da Liga dos Campeões. Enquanto o clube tcheco perdeu todas suas partidas, os russos foram derrotados quatro vezes, conseguindo sua única vitória justamente contra o Viktoria. Bayern Munique e Manchester City passearam no Grupo D, como era esperado, e os outros dois times chegam a esse jogo lutando apenas por uma vaga na Liga Europa, que dificilmente sairá das mãos dos moscovitas, tendo em vista a fragilidade do time de Pilsen.


Fonte: Leonardo de Escudeiro – Blog da Trivela

Fotos: telegraph e Reprodução Trivela