Postado por - Newton Duarte

Senado aprova lei que pune gestores perdulários

Senado aprova lei que pune gestores que endividarem os clubes

Projeto do senador Vital do Rêgo segue agora para análise na Câmara dos Deputados

Foi aprovado nesta quarta-feira (16), o projeto de lei que prevê punição para os dirigentes que endividarem os clubes de futebol brasileiro. De autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a lei foi aprovada em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora segue para análise nas comissões da Câmara.

Os dirigentes que acumularem dívidas em nome de clubes que não tem como pagar, serão responsabilizados civilmente e podem ser obrigado a sanar as dívidas com dinheiro do próprio bolso, já que a regra permite que os bens dos dirigentes sejam confiscados.

"Contrair dívidas não configura nenhum ato de gestão temerária, desde que a obrigação de pagá-las coincida com o mandato dos dirigentes", disse ele durante a aprovação da medida, afirmou o relator da matéria na comissão, Álvaro Dias (PSDB-PR).

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Mais transparência - Além da lei que proibi o endividamento, foi aprovada também a medida que obriga os clubes a apresentar os nomes das empresas e parceiros que possuem direitos de receber percentuais econômicos na transferência de atletas. O projeto determina que o clube que não cumprir a regra pode ser impedido de receber dinheiro público, como empréstimos e patrocínios.

A medida prevê ainda a utilização de 10% dos direitos econômicos de cada transferência para o pagamento das dívidas do clube. O projeto também será analisado pela Câmara dos Deputados.


Fonte: IBahia

Arte: UTB