Postado por - Daniel Cartaxo

Será o Vitória o nosso maior rival mesmo? Já está na hora de abrir os olhos Nação Tricolor

Pessoal hoje eu venho falar com vocês sobre um assunto muito importante. Será o Vitória o nosso maior rival mesmo?? Eu acho que não pessoal.

Para mim o nosso maior rival hoje é o Sport de Recife. Já está na hora de nós torcedores do Bahia nos conscientizarmos disso. E a diretoria do Bahia também. Já perdemos muito tempo com essa nossa picuinha diária contra o Vitória. Enquanto tem um outro time do Nordeste crescendo e nos fazendo frente em muitos aspectos já. Pois o Sport de Recife é esse time (o nosso maior rival no Nordeste inclusive).

Eles já ganharam um único título brasileiro que foi a copa do brasil em 2008; e disputaram a Libertadores em 2009; sendo o último e mais recente time a disputar esse torneio; como um time do Nordeste. A diretoria do Sport é até bem organizada e a torcida mais apaixonada que a do Vitória; além de terem estádio próprio em um bairro nobre do Recife. Eles também já ganharam uma Copa do Nordeste nesse novo formato; assim como nós do Bahia.

Pessoal eu quero deixar meu alerta contra esse time do Sport; pois esse time é uma ‘carne de pescoço’ como se diz na linguagem popular. E a nossa diretoria e nossos jogadores do esquadrão tem que estar mais bem preparados para enfrentá-los de igual para igual. Temos que ter nessa nova eleição uma diretoria mais competente administrativamente e na parte de futebol também; mas que também se conscientize sobretudo que o nosso maior rival no Nordeste hoje e a partir de agora é o Sport de Recife.

A própria cidade de Salvador tem que crescer mais como urbe organizada, para poder dar mais respaldo ao Bahia nessa nossa ‘guerra’ contra o Sport. Senão eu já vos alerto: podemos ficar para trás nessa competição que é a mais acirrada do Norte-Nordeste do Brasil. Não diria para vocês que a torcida do Sport é mais apaixonada pelo seu clube quanto é a torcida do Bahia pelo Bahia; mas em matéria de vibração eles sabem fazer a festa deles, e bem feita pessoal; e sabem incentivar e cobrar do time e diretoria melhores resultados também. Sempre lembrando que quem avisa amigo é.

Já está na hora de abrirmos os olhos para competir de verdade com esse time do Sport Recife; e esse hora já é para já. Temos nessa nova eleição em dezembro uma nova oportunidade de tentarmos colocar o Esporte Clube Bahia nos eixos. Temos que saber que de nada serve essa nossa ‘Democracia’ tricolor se não soubermos cobrar e exigir nossos verdadeiros direitos como donos legítimos que nós torcedores somos desse clube chamado Bahia. Pois hoje em dia não basta só o Axé de antes; naquele tempo em que o dinheiro não falava tão alto; e nós podíamos até sonhar.

Hoje temos que acordar desse sonho; e nesse novo despertar saber que temos que ter metas a serem atingidas e também as cumprir; temos que ter mais organização e planejamento dentro da instituição Bahia; e isso é papel da torcida do Bahia saber cobrar e estar em cima dos que nos representam lá dentro (jogadores ou diretores e conselheiros).

Para encerrar o Bahia sempre foi grande; um clube que nasceu para vencer como se diz no bordão oficial; mas eu venho aqui dizer para todos vocês que o Bahia é também muito mais que isso; ele foi além daquele bordão antigo; ele é um time que conquista e apaixona o seu torcedor; e carrega consigo essa mística também. Talvez quem criou o Bahia originalmente não esperasse por tudo isso; mas isso é uma realidade da qual não podemos negar; nem escapar; por isso todo cuidado e todo zelo quando formos tratar do Bahia; para que ele nunca mais venha passar vergonha como um dia ele já passou.

Isso eu desejo para ele (Bahia). Amor muito amor. O resto virá como consequência desse zelo, enfim...

Daniel Cartaxo Penalva, é colaborador do Torcidabahia.com. O conteúdo desse post expressa a opinião do autor, que é plenamente responsável pelo mesmo.