Postado por - Newton Duarte

Sérgio Soares x Ceará: Treinador só perdeu uma na história contra ex-clube

Sérgio Soares x Ceará: Treinador só perdeu uma na história contra ex-clube

GE.com mostra histórico de confrontos entre técnico do Bahia e Alvinegro de Porangabuçu, rivais na decisão da Copa do Nordeste desta quarta-feira

Sérgio Soares hoje está à frente do comando técnico do Bahia (Foto: Thiago Pereira)

A história de Sérgio Soares à frente do Ceará foi cheia de conquistas. Ao todo, foram 88 jogos, sendo 45 vitórias, 24 empates e 19 derrotas. A conquista do tetra estadual, dois "quase" acessos à Série A do Brasileirão, o vice-campeonato da Copa do Nordeste e a Taça dos Campeões Cearenses. Hoje Sérgio Soares comanda o Bahia, finalista do Campeonato Baiano e do Nordestão. O adversário? O bem conhecido Alvinegro de Porangabuçu. A curiosidade é que o primeiro jogo da final, vencido pelo Vovô, marcou a primeira derrota do treinador contra o time cearense na história dos confrontos entre a dupla.

Ao todo, são seis partidas em que um teve que encarar o outro. A primeira, em 2003, quando Sérgio Soares ainda era jogador profissional. A mais recente, na última quarta-feira (22), em Salvador, na Fonte Nova, no primeiro duelo da final do Nordestão. O saldo? Duas vitórias, três empates e uma derrota.

O treinador até lembrou de alguns dos jogos. O atual técnico do Bahia começou a carreira como jogador no Juventus-SP, em 1985. Ao GloboEsporte.com, Sérgio Soares arriscou alguns dos jogos em que tenha enfrentado o Vovô.

- Eu lembro que, quando estava no Juventus, enfrentei o Ceará jogando. Nós jogamos no Castelão, jogamos no PV... Ganhamos na Javari de 1 a 0 - pontuou.

Calma, Sérgio. Os referidos jogos ocorreram em 1990, único período em que Ceará e Juventus se enfrentaram e o volante Sérgio Soares atuava pelo time paulista. O campeonato em questão foi a Série B do Campeonato Brasileiro. Neste ano, no dia 7 de outubro, o time paulista venceu por 1 a 0. Mais tarde, no dia 1° de novembro, o Alvinegro de Porangabuçu deu o troco e saiu vitorioso também com o placar de 1 a 0. No entanto, de acordo com as súmulas, no jornal Diário do Nordeste, Sérgio Soares não entrou em campo contra o Vovô (veja nas imagens abaixo). No jogo em solo cearense, o "Sérgio" que consta na súmula aparece como atacante. Na partida em São Paulo, a escalação dos donos da casa conta com Sérgio Vieira e Sérgio Guedes. Observa-se que o nome do treinador do Bahia é Sérgio Soares da Silva. Com isso, as duas partidas não serão contabilizadas na contagem do GloboEsporte.com.

Súmulas mostram que Sérgio Soares não encarou Ceará pelo Juventus (Foto: Arquivo Diário do Nordeste)

- Pelo Náutico também enfrentei o Ceará. Pelo Santo André também, mas aí como treinador. Inclusive, o acesso do Santo André foi no Castelão, nós ganhamos de 3 a 2 - lembrou.

Aí sim. Como jogador, Sérgio Soares encarou o Ceará pelo Timbu. Como treinador, à frente do Santo André, o Alvinegro de Porangabuçu cruzou seu caminho em três oportunidades. Sérgio Soares nunca perdeu. Questionado sobre os outros jogos, o treinador brincou.

- Essas seis todas aí eu não me lembro, não (risos). Foram duas do Juventus, duas do Santo André – nós ganhamos de 5 a 2 no Bruno (josé Daniel, estádio do time paulista) e ganhamos de 3 a 2 lá, são quatro. E uma do Náutico, essa sexta aí, eu não lembro. Realmente eu nunca tinha tido resultado negativo contra o Ceará. Tive com o Santo André duas vezes lá atrás, que foi no Castelão, 0 a 0 - afirmou.

Sérgio Soares, no início da carreira, pelo Santo André, contra o Ceará (Foto: Kiko Silva/ Agência Diário)

Relembre, abaixo, todos os confrontos entre Sérgio Soares e Ceará. Uma invencibilidade particular quebrada na última vez em que ambos se encontraram, no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste.

01

AINDA DENTRO DE CAMPO

O histórico de confrontos começou há mais de dez anos. Precisamente no dia 17 de maio de 2003. À época, Sérgio Soares ainda era jogador. Atuava pelo Náutico que conseguiu o empate em 2 a 2 contra o Alvinegro de Porangabuçu. Era apenas o primeiro contato de uma série de jogos entre Sérgio Soares e Ceará, estivesse o jogador/treinador do lado, ou não, do Ceará.

02

A PRIMEIRA COMO TÉCNICO

Dois anos depois, Sérgio Soares reencontraria o Ceará, mas desta vez já no banco de reservas. O jovem e promissor treinador, então à frente do Santo André (líder da Série B do Campeonato Brasileiro em 2005), teve dificuldade para segurar o Vovô. A equipe cearense jogou melhor, mas ninguém movimentou o placar no Estádio Castelão, no dia 22 de maio de 2005. A "estreia" de Sérgio Soares contra o Ceará terminou sem gols. A defesa paulista parou o ataque alvinegro, formado, à época, por Reinaldo Aleluia e Paulinho Macaíba.

Sérgio Soares enfrentou o Ceará seis vezes na sua carreira (Foto: Kiko Silva/ Agência Diário)

03

A ALEMANHA DE SÉRGIO SOARES

Em 2007, a situação se invertia na tabela. Desta vez, o Santo André era o vice-lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, enquanto o Ceará buscava ficar na primeira metade da tabela. No dia 18 de agosto de 2007, a estrela do técnico Sérgio Soares brilhou e o Santo André deslanchou no placar. Venceu por 5 a 2 no Estádio Bruno José Daniel.

Quase como uma Alemanha campeã do mundo que encara um Brasil em uma semifinal de Copa, o Santo André não deixou o Ceará respirar. Em apenas 24 minutos de jogo, o placar já marcava 4 a 1 para os paulistas. Luciano Bebê (2 minutos), Fábio Luís (4 minutos) e Cesinha (12 minutos) abriram o caminho para a goleada. Rômulo diminuiu para o Vovô (22 minutos), mas na sequência, Dedimar (24 minutos) jogou um balde de água gelada na tentativa de reação alvinegra. O segundo tempo teria apenas caráter ilustrativo. Rômulo, novamente, diminuiria o placar em São Paulo, mas Sandro Gaúcho (substituição de Sérgio Soares) daria números finais ao jogo.

04

VIRADA DE SÉRIE A!

O Castelão seria novamente palco de um duelo entre Sérgio Soares e Ceará. No dia 14 de novembro de 2008, novamente o Santo André no caminho do Alvinegro de Porangabuçu. Na ocasião, uma vitória por 3 a 2 para os paulistas. Resultado importantíssimo para a história do clube, diga-se. Se já no início da partida o maestro Marcelinho Carioca dera passe decisivo para Márcio Mixirica abrir o placar, o Vovô, comandado por Lula Pereira, cresceu no jogo e conseguiu a virada com Lúcio e Sérgio Alves.

Sérgio Soares abraça Marcelinho Carioca após vitória sobre Ceará e acesso à Série A (Foto: Kiko Silva/ Agência Diário)

Mas a alegria alvinegra só durou até os 43 minutos do segundo tempo. Lula acabou expulso de campo por reclamação e o Ceará se perdeu. Sérgio Soares, por sua vez, soube controlar os ânimos dos seus atletas e, em dois ataques, redefiniu o placar. Osny (que entrou na vaga de Mixirica) e Jeferson foram os responsáveis pela virada do Santo André. Marcelinho Carioca e Sérgio Soares, em 2008, comandaram o time paulista na conquista do vice-campeonato da Série B, com o consequente acesso à Série A.

05

SEM LIBERTA

Em 2010, Sérgio Soares encontrou mais uma vez o Ceará no Campeonato Brasileiro, desta vez na Série A. O duelo, que terminou empatado em 1 a 1 na Arena Castelão, foi especial para o Alvinegro de Porangabuçu. O gol de Magno Alves assegurou a equipe cearense (que ainda teve Diego Sacoman expulso) na Copa Sul-Americana.

Rafael Santos anotou o primeiro gol do jogo, ainda no tempo inicial. Magnata descontou aos 43 e o jogo ficou mais pegado. O Furacão bem tentou, mas não conseguiu reverter o resultado em seu favor. Sérgio Soares fez as três substituições possíveis, mas não conseguiu a vitória. O placar no Castelão fez com que o Atlético-PR saísse da penúltima rodada do Brasileirão sem chances de conquistar uma vaga na Libertadores.

06

A QUEDA DO TABU

Ceará e Bahia são finalistas do Nordestão (Foto: Felipe Oliveira/Agif/Estadão Conteúdo)

O encontro mais recente foi na última quarta-feira (22), na Arena Fonte Nova. Palco de Copa do Mundo, o estádio baiano recebeu um Sérgio Soares mais maduro, técnico do Bahia, finalista da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano. Do outro lado, o Ceará, também finalista do Nordestão e do seu estadual. Um duelo de gigantes com um tabu colocado em teste. Sérgio Soares, até então, não havia perdido nenhuma partida para o Alvinegro de Porangabuçu, no duelo particular entre profissional e instituição. Até então.

Se o folclore futebolístico diz que tabus existem para serem quebrados, o primeiro jogo da final do Nordestão confirmou a tese. Aos 26 minutos do segundo tempo, Marinho lançou Samuel Xavier pela direita. O lateral encontrou Ricardinho que, de primeira, arrematou e ainda contou com a ajuda do goleiro Jean, que engoliu um frango na Fonte Nova. O gol decretaria a primeira vitória do Ceará em Sérgio Soares.

A chance de recolocar os números em favor do treinador do Bahia será na próxima semana. Na Arena Castelão, o Vovô tem a vantagem do empate. O título da Copa do Nordeste está em jogo. No histórico de confrontos particulares entre Sérgio Soares e Ceará, este talvez seja o duelo mais importante. A bola rola a partir das 22 horas de quarta-feira (29).