Postado por - Newton Duarte

Sérgio Soares fala em recuperação de Maxi Biancucchi

Sérgio Soares aponta Bahia ofensivo em 2015 e fala em recuperação de Maxi Biancucchi

Novo técnico tricolor ainda comentou sobre o amistoso contra o Shakhtar Donetsk, no próximo dia 16

No que depender do técnico Sérgio Soares, o torcedor do Bahia vai um time com uma postura completamente diferente em 2015. O técnico concedeu entrevista coletiva após a reapresentação do elenco nesta segunda-feira (5) e apontou o que vai querer dos seus comandados enquanto estiver à frente da comissão técnica Tricolor. A ordem na equipe é jogar para frente.

"Eu espero ter um pouquinho de tudo. Um time com transição, com posse de bola, agressivo, que procura propor o jogo. Essa é a minha característica. É assim que eu venho trabalhando ao longo da minha carreira, é assim que eu vinha trabalhando no Ceará nestes últimos 14 meses em que lá estive. Um time que trabalha com transição rápida, com posse de bola, que encurta a marcação e procura marcar na frente. Esta é a filosofia de jogo que eu tenho e no Bahia não vai ser diferente. Lógico que vamos respeitar as características dos atletas, porquê é assim que se tira o melhor proveito daquilo que se tem em mãos", avisou, antes de revelar que não gosta de trabalhar com muitos jogadores defensivos.

"Eu particularmente não gosto de três volantes, três zagueiros. De preferência, se eu pudesse jogar sem nenhum volante, jogaria, mas futebol é ocupação de espaço. No momento em que você tem a bola no pé, se você tem jogadores com qualidade, cria-se dificuldades para o adversário. É lógico que se houver uma necessidade dentro da partida, se você precisa dar uma fechadinha, segurar um pouquinho mais o jogo para fazer o resultado valer, acontece. Mas normalmente vamos estar trabalhando com dois meias, as vezes até com um só volante, laterais agudos, é assim que eu gosto que o meu time jogue", explicou.

Novo treinador tricolor (Foto: Divulgação/EC Bahia)

O treinador ainda falou sobre uma possível recuperação do atacante Maxi Biancucchi. Soares reconheceu o baixo rendimento do argentino na última temporada, mas enalteceu a qualidade mostrada pelo jogador quando atuava pelo Vitória e se mostrou confiante em sua redenção.

"A qualidade que o Maxi tem não se discute. Foi assim no nosso rival, onde jogou muito bem. No ano passado, não agradou tanto dentro do que a gente viu, mas o atleta não esquece, não perde a qualidade do dia para a noite. Isso (recuperação) vai ser no dia a dia, no trabalho, na conversa, no interesse do atleta em realmente se tornar um ídolo do torcedor, em fazer por merecer essa credibilidade que foi dada pelo presidente. Isso tudo vai ser no dia a dia", garante.

Amistoso internacional

No próximo dia 16 de janeiro, o Bahia irá fazer um amistoso internacional contra o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Mas embora reconheça a importância midiática e mercadológica do evento, o técnico se manteve cauteloso, salientando que o jogo também faz parte da preparação da equipe para a temporada.

"Na verdade, dentro do nosso planejamento, não podemos esquecer que isso faz parte da nossa preparação e, fazendo parte da nossa preparação, o que interessa é o que vem à frente. Esse amistoso, a gente sabe que é importante, mas não vamos abrir mão da nossa preparação por causa de um amistoso. Vamos tentar fazer as alterações necessárias dentro do jogo. Não será feita uma experiência ali. Evidente que vamos começar a desenhar, em termos táticos, aquilo que queremos para a temporada, mas não vamos esquecer nunca que faz parte da nossa preparação", avaliou.

Sobre a pouca experiência à frente de clubes grandes, Sérgio não se viu intimidado com o desafio de comandar o Bahia em uma segunda divisão de Campeonato Brasileiro. Para ele, se trata de uma grande oportunidade de mostrar qualidade e alcançar grandes resultados para, enfim, ser reconhecido pelo trabalho que vem desempenhando há algum tempo.

"Eu me considero um técnico emergente e experiente, por ter disputado várias competições como as que vamos disputar ao longo das temporadas. Por sinal, já disputei todas elas. Disputei Libertadores também. Mas meu trabalho vem sempre em uma crescente. Estive no Japão, fiquei um ano e dois meses no Ceará e isso, ficar um ano e dois meses em um clube de massa, mostra que o trabalho realmente tem qualidade. Então me considero um pouquinho dos dois e tenho no Bahia uma grande oportunidade para desenvolver um grande trabalho e alcançar, junto com o clube, as grandes conquistas", disse.