Postado por - Newton Duarte

Série B 2015: Bahia tem apenas a nona campanha do 2º turno

Instável, Bahia ocupa apenas a nona colocação no segundo turno da Série B, com 21 pontos

Tricolor baiano tem encontrado dificuldades para jogar contra os times da parte de cima da tabela; na segunda metade, foram apenas sete pontos de 21 possíveis

Fotos: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

A caminhada para o acesso à Série A é longa e sinuosa. O Bahia tem percebido isso, principalmente no segundo turno da competição. Depois da derrota para o Botafogo, no último sábado (31), a equipe passou a ocupar a nona colocação desse período da Série B, com 21 pontos em 14 jogos, e obteve um aproveitamento de exatos 50%, com cinco triunfos, seis empates e três derrotas.

Entre as equipes que brigam para subir, o Tricolor só está na frente do Náutico e do Vitória, 10º e 11º, respectivamente, que estão com um ponto a menos. Os outros sete times que estão entre os 10 primeiros, todas figuram entre a primeira e a sétima colocações no segundo turno.

Um dos pontos mais desfavoráveis para o Bahia tanto no primeiro turno – quando terminou na quarta colocação, com 33 pontos – quanto no segundo, é a dificuldade que vem tendo em vencer as equipes que estão na parte de cima da tabela. Os chamados confrontos diretos. Na primeira metade, ainda comandado por Sérgio Soares, conseguiu somar apenas sete pontos de 27 possíveis contra estes adversários. No segundo, o cenário não é muito diferente. Foram sete pontos de um total de 21 possíveis, com um triunfo, quatro empates e duas derrotas, o que resulta em um aproveitamento pífio de 33,3 %.

No próximo sábado (07), o Esquadrão recebe o Santa Cruz, sexto colocado, com 52 pontos, na Arena Fonte Nova e precisa vencer para se manter no G-4 da Série B. A partida ocorre às 17h30 (de Brasília) e tem tom de decisão para as equipes. A equipe ainda tem outro confronto direto nesta Série B. Joga contra o Náutico, na Arena Pernambuco, pela 37ª rodada, no dia 21 de novembro.

O Bahia está na quinta posição com 54 pontos.