Postado por - Newton Duarte

Série B 2015: Quem sobe; Quem fica; Quem cai

Série B: chances de o Bota voltar à Primeira Divisão são de 95%

Paysandu, Bahia e Vitória completam a relação dos quatro clubes com as maiores possibilidades de retornar à Série A em 2016. Risco do ABC ser rebaixado é de 91%

Após uma fase turbulenta, na qual sofreu com a saída de vários jogadores importantes e alguns resultados adversos, o Botafogo segue firme na sua caminhada para retornar à Série A do Brasileiro em 2016. Com a vitória sobre o Mogi Mirim por 3 a 0, em partida válida pela 25ª rodada, o Glorioso chegou ao quarto triunfo consecutivo, permanecendo na liderança da Série B, agora com 48 pontos. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, as chances de o Alvinegro conseguir o acesso são de 95%. Vice-líder da competição, com 44 pontos, o Paysandu arrancou um empate por 1 a 1 diante do Paraná fora de casa. Faltando 13 jogos para o término da temporada, a probabilidade de o Papão subir é de 77%.

Apesar de ter a mesma pontuação do clube paraense com a vitória sobre o Bragantino por 3 a 2, na Fonte Nova, as chances de o Bahia disputar novamente a Primeira Divisão são de 58%. Para calcular as porcentagens de cada equipe é levado em conta o mando de campo e o retrospecto das equipes na competição. Fechando a lista dos quatro times com maiores possibilidades de integrar a elite do futebol brasileiro aparece o Vitória, com 42%, e que vem de um empate com o Atlético-GO por 0 a 0, no Serra Dourada. Outros oito clubes seguem na briga por uma vaga no G-4. São eles: Sampaio Corrêa (42%), América-MG (36%), Bragantino (16%), Santa Cruz (12%), Náutico (6%), Criciúma (2%), além de Paraná e Luverdense, ambos com 1%. Segundo Tristão Garcia, o clube que somar 65 pontos terá grande probabilidade de estar no G-4 ao término do Brasileiro. Para conquistar o título, o ideal é que o campeão tenha média de dois pontos por jogo. Em 25 rodadas, a média do Botafogo é de 1,92 ponto.

Na parte inferior da tabela, a luta para escapar do rebaixamento também está acirrada. A situação mais complicada é a do ABC, penúltimo colocado com 22 pontos, que após o empate diante do CRB tem 91% de chances de cair. Lanterna da competição com a mesma pontuação, o Mogi Mirim também tem grande probabilidade de ser rebaixado (88%). Na sequência aparecem o Boa Esporte (79%) e o Ceará, que apesar da reação nas últimas rodadas ainda apresenta 61% de probabilidade de disputar a Série C no ano que vem. Embora não estejam numa situação tão desesperadora no momento, oito clubes não devem marcar bobeira para não serem surpreendidos na reta final: Macaé (29%), Atlético-GO (15%), Oeste (13%), CRB (11%), Luverdense (5%), Paraná (4%), Criciúma (3%) e Náutico (1%). Pelos cálculos de Tristão Garcia, para escapar do rebaixamento um time deve somar, no mínimo, 45 pontos.

Posicionados no meio da classificação, Náutico (9º), Paraná (10º), Criciúma (11º) e Luverdense (12º) chamam a atenção por ainda terem chances de acesso e rebaixamento.