Postado por - Newton Duarte

Série B: Comissão Nacional de Clubes define seus dois representantes; Veja

Conselho Técnico terá Atlético-GO e ABC como representantes da Série B

Em reunião na CBF, clubes da Segundona elegem presidentes de time goiano e potiguar como membros da Segunda Divisão no grupo que discutirá mudanças

Representantes dos 20 clubes da Série B se reuniram na tarde desta terça-feira na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para a definição dos dois representantes da Segundona no Conselho Técnico de clubes. Ficou definido que os presidentes do Atlético-GO, Maurício Sampaio, e o presidente do ABC, Rubens Dantas, serão os membros da Série B no grupo. Ainda serão eleitos um representante da Série C e outro da Série D. O dirigente do clube goiano ainda é um dos cinco acusados da morte do radialista Valério Luiz, morto em julho de 2012, e irá a júri popular. O julgamento ainda não tem data marcada.

Reunião na sede da CBF definiu os presidentes de Atlético-GO e ABC como membros da Série B no Conselho Técnico de clubes (Foto: Divulgação/CBF)

Os presidentes de Fluminense, Atlético-MG, Atlético-PR, Grêmio e Corinthians são os representantes da Série A na Comissão, eleitos no último dia 14, também na CBF. Segundo o dirigente do Rubro-Negro goiano, Maurício Sampaio, o critério utilizado pelos clubes para a escolha dos dois nomes da Série B foi a distribuição por região do país.  

– Como os escolhidos da Série A são do sudeste e sul, optamos por colocar um representante do Nordeste, o ABC, e do Centro-Oeste – explicou o presidente do Atlético-GO ao site da CBF.

Sampaio também faz parte de uma outra comissão, que tem, além do dirigente goiano, os presidentes do América-MG, Marcus Salum, do Paysandu, Alberto Maia, e do Náutico, Glauber Vasconcelos. O grupo será responsável por discutir aspectos financeiros da Série B, como patrocínios e cotas de TV.

– A escolha foi a mais tranquila possível. No momento em que nós, da Série B, começarmos a nos unir com a CBF em busca de melhorias para o futebol brasileiro e entendermos que esse é o caminho para o futuro do futebol como um todo, grandes frutos ocorrerão - declarou o presidente do Papão, Alberto Maia, em entrevista à CBF TV.

Após decisão da CBF em junho, os clubes ganharam mais autonomia para a organização dos campeonatos, além de outras questões, como calendário e janela de transferências de jogadores.

A CBF retirou de seu estatuto o seu poder de veto que tinha sobre as decisões do Conselho. O cronograma de trabalho do Conselho não ficou definido. Segundo a CBF, os representantes das outras divisões serão eleitos em breve e somente depois o grupo se reunirá.