Postado por - Newton Duarte

SETE homens e um desejo: Os candidatos ao 'Trono' Tricolor

Sete homens e o poder: conheça os candidatos à presidência do Bahia

Antônio Tillemont, Flávio Alexandre, Marcelo Sant’Ana, Marco Costa, Nelsival Menezes, Olavo Fonseca Filho e Ronei Carvalho falam sobre propostas para o Bahia

Um ano depois da briga na justiça, deposição de um presidente e a primeira eleição direta, a democracia do Bahia chega à sua consolidação nesta semana. Pela segunda vez na história, o sócio tricolor terá o direito de escolher seu presidente - a primeira para um mandato completo. Em uma campanha que ficou marcada pela troca de acusações e ofensas indiretas, com as redes sociais sendo utilizada para os piores fins, o GloboEsporte.com deu espaço para a apresentação de propostas. Os candidatos falaram sobre cinco temas pré-definidos: prioridades da gestão, futebol profissional, divisão de base, patrimônio e finanças. Cada postulante ao cargo do Tricolor teve até três minutos para expor suas ideias e convencer o eleitorado.

Os sócios do Bahia poderão votar para presidente no próximo sábado, 13, das 9h às 17h (horário de Salvador). A votação, assim como no ano passado será realizada na Arena Fonte Nova. Além do voto para o mandatário maior, os tricolores escolherão também os 100 membros dos conselhos. São seis chapas inscritas e a eleição será de modo proporcional. Assim, cada uma das chapas concorrentes terá, ao menos, um representante no próximo conselho.

Inicialmente, eram oito candidatos inscritos para o processo eleitoral. O engenheiro Rui Cordeiro chegou a falar sobre os cinco temas propostos no vídeo. No entanto, no dia seguinte à entrevista, ele retirou a candidatura e declarou apoio a Marcelo Sant’Ana, jornalista, ex-repórter especial e colunista do Correio* que lançou a candidatura com o apoio da Revolução Tricolor e tem o advogado Pedro Henriques como candidato a vice-presidente na chapa “A vez do futebol”.

Dos sete candidatos, o único a disputar o pleito pela segunda vez é Antônio Tillemont. Fundador de uma empresa que agencia jogadores - da qual diz ter se desvinculado em junho - e comentarista de uma equipe de rádio, ele foi o primeiro a lançar a candidatura. Na verdade, se mantém em campanha desde que foi derrotado por Fernando Schmidt. Ricardo Tupinambá é o candidato a vice do radialista na chapa “Integridade tricolor”.

eleições bahia; candidatos (Foto: Arte/ GloboEsporte.com)

Tillemon, Binha, Sant'Ana, Costa, Nelsival, Olavo e Ronei: Os sete nomes para o Bahia (Foto: Arte/ GloboEsporte.com)

Enquanto apresenta leve vantagem na campanha por disputá-la pela segunda vez, há um candidato que conhece a fundo o dia a dia do Bahia. Marco Costa, da chapa “Nova ordem tricolor”, foi membro da Associação Bahia Livre (ABL) e vice-presidente financeiro, vice-presidente de marketing e diretor de marketing do Bahia entre 2005 e 2008. Seu candidato a vice-presidente é Leandro Neves.

Há ainda um outro candidato que esteve por um longo período na vida do clube. Mas este há mais tempo. Nelsival Menezes foi preparador físico do Tricolor na década de 70, durante a conquista do heptacampeonato estadual. Tenente-coronel da Polícia Militar e professor de educação física, Nelsival tem Adriano Rios de Lacerda como candidato a vice na chapa “Nova vida”.

A disputa tem ainda dois candidatos que saíram do costume da arquibancada para entrar na vida política do clube. Presidente da torcida organizada Terror Tricolor, Ronei Carvalho se espelha em Andrés Sanchez para repetir o feito na Bahia. Ele faz parte da chapa “A vez da arquibancada” e conta com Adriano Souza como vice.

O outro membro do cimento da arquibancada é o folclórico Binha de São Caetano. Ex-instrumentador industrial em empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari e da Marinha Mercante, Flávio Alexandre resolveu tentar aproveitar a fama criada na torcida tricolor para disputar o pleito. Com José de Castro ele forma a chapa “Bahia campeão dos campeões”.

Por fim, o último candidato a ser anunciado vem de uma forte corrente política. O engenheiro civil e presidente o Grupo Sonar, Olavo Fonseca Filho, conta com o apoio da ABL, grupo fez parte da luta democrática do Bahia e integrou a gestão do presidente Fernando Schmidt. Fernando Jorge Carneiro é o candidato a vice e eles foram a chapa “A voz do campeão”.

Confira a palavra dos candidatos em entrevistas ao GE.COM e ao Correio da Bahia.

Antônio Tillemont, candidato da chapa 'Integridade tricolor'

Flávio Filho, candidato da chapa 'Bahia campeão dos campeões'

Marcelo Sant'Ana, candidato da chapa ‘A vez do futebol’

Marco Costa, candidato da chapa 'Nova ordem tricolor'

Nelsival Menezes, candidato da chapa 'Vida nova'

Olavo Fonseca Filho, candidato da chapa 'A voz do campeão'

Ronei Carvalho, candidato da chapa 'A vez da arquibancada' .