Postado por - Newton Duarte

Sextão e Sabadão - O que já teve de melhor no Velho Continente

Sextão e Sabadão - O que já teve de melhor no Velho Continente

FRANCESÃO

Thiago Silva marca, e PSG assume liderança provisória do Francês

Neste sábado, o PSG bateu o Toulouse em casa, por 3 a 1, e chegou à liderança provisória do Campeonato Francês com 52 pontos. Rabiot, duas vezes, e Thiago Silva marcaram os gols da equipe de Laurent Blanc. Ben Yeder descontou para os visitantes.

Agora, o PSG espera Olympique de Marseille e Lyon, que jogam no domingo. As três equipes disputam ponto a ponto a liderança da Ligue 1. Enquanto isso, o Toulouse se mantém na 17ª colocação com 28 pontos, dois a mais que o Evian, time que abre a zona de playoffs do rebaixamento. Na próxima rodada, o PSG encara o Monaco fora de casa. Já o Toulouse recebe o Saint-Etienne.

Brasileiro marcou o terceiro gol da vitória parisiense no Parc des Princes (Foto: Franck Fife - AFP)

ALEMÃOZÃO

Dortmund bate Stuttgart e se distancia da zona de rebaixamento

O Borussia Dortmund conquistou nesta sexta-feira sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Alemão e conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento da competição. Jogando fora de casa, na Mercedes-Benz Arena, a equipe aurinegra derrotou o Stuttgart pelo placar de 3 a 2.

Com o resultado positivo, Borussia Dortmund subiu para a 10ª posição do Campeonato Alemão, com 25 pontos. O Stuttgart é o lanterna da competição, com apenas 18 unidades conquistadas.

As equipes voltam a atuar pelo Campeonato Alemão no próximo dia 28, às 11h30 (de Brasília). O Borussia Dortmund sedia o Revierderby contra o Schalke 04 no Signal Iduna Park, enquanto o Stuttgart visita o Hannover 96 na HDI-Arena.

Os jogadores do Borussia Dortmund comemoraram a terceira vitória seguida no Campeonato Alemão (Foto:RONALD WITTEK - AFP)

'Econômico', Bayern faz apenas seis em goleada sobre Paderborn

Na última rodada do Campeonato Alemão, time bávaro fez 8 a 0 sobre o Hamburgo

Líder isolado do Alemão, o Bayern quase repetiu o placar da última rodada, quando fez 8 a 0 no Hamburgo. Neste sábado, o time bávaro fez "apenas" seis diante do Paderborn, pela 22ª rodada. Destaques para Lewandowski e Robben, que marcaram dois gols cada. Ribéry e Weiser completaram a surra dos visitantes, que chegaram aos 55 pontos. O Paderborn é o 15º, com 23.

Na Veltins Arena, o Schalke perdeu grande chance de assumir o terceiro lugar ao empatar em 1 a 1 com o Werder Bremen. O time da casa abriu o placar aos 16 da etapa final. Nos acréscimos, Prödl deixou tudo igual para os visitantes, frustrando a torcida local, que viu o time seguir em quarto, com 35. O Werder é o oitavo, com 30.

Com dois marcados, além de duas assistências, Robben assume artilharia isolada do Alemão com 16 gols – AFP

Leverkusen toma gol de goleiro aos 45’ e cede empate

Fora de casa, o Bayer Leverkusen voltou a tropeçar na competição. O time não passou de um empate em 2 a 2. Drmic e Reinartz marcaram para os visitantes. Caiuby e Hitz anotaram os gols dos donos da casa.

Confira outros resultados do Alemão:

Freiburg 1 x 1 Hoffenheim

Mainz 3 x 1 Eintracht Frankfurt

ESPANHOLÃO

Atlético de Madrid passa facilmente pelo Almería e ganha terreno

O Atlético de Madrid recebeu o Almería no Vicente Calderón, na noite de sábado, e não demorou a definir uma vitória tranquila. Com gols marcados em menos de meia hora, o atual campeão triunfou por 3 a 0 e ganhou terreno na tábua de classificação do Campeonato Espanhol.

Recuperando-se da derrota para o Celta na rodada anterior, o time dirigido por Diego Simeone chegou aos 53 pontos, diminuindo para três a diferença para o vice-líder Barcelona – que perdeu para o Málaga em casa. O primeiro colocado Real Madrid entrará em campo no domingo, contra o Elche.

A fácil vitória do Atlético começou a ser construída em um pênalti questionado pelos visitantes, apontado em disputa pelo alto. Mandzukic bateu no canto direito de Julián, aos 13 minutos, e abriu o placar. Ficou baixa a guarda do Almería, que se manteve estacionado nos 23 pontos, perto da zona de rebaixamento.

Aos 20, Mandzukic aproveitou erro de Vélez e deixou Griezmann na cara do gol para ampliar. Griezmann voltou a marcar aos 29, após batida de escanteio. Mandzukic desviou, e o francês apareceu bem para fechar a contagem. Pouco aconteceu dali em diante, exceção feita à expulsão de Siqueira, do Atlético, já no finalzinho.

Os comandados de Simeone se concentram agora na Liga dos Campeões. Eles ficaram muito perto do título no ano passado e começarão sua caminhada nos mata-matas na próxima quarta-feira. O adversário é o Bayer Leverkusen, e a partida de ida está marcada para a Alemanha.

Griezmann trabalhou bem com Mandzukic e marcou dois gols na vitória do Atlético sobre o Almería - AFP

Daniel Alves falha, e Barcelona é derrotado em casa pelo Málaga

O Barcelona vacilou em casa na 24ª rodada do Campeonato Espanhol, perdendo a chance de colocar pressão no Real Madrid. Uma falha do lateral direito brasileiro Daniel Alves acabou decidindo a vitória por 1 a 0 do Málaga, no Camp Nou, gol marcado por Juanmi.

O tropeço deixou a equipe catalã estacionada nos 56 pontos, um a menos do que o rival de Madri, que poderá ampliar sua vantagem na liderança no domingo, em visita ao Elche. O Málaga, que vinha de duas derrotas, manteve-se em sétimo, mas chegou aos 38 pontos e se aproximou da zona de classificação à Liga Europa.

O único gol da partida foi marcado já aos sete minutos do primeiro tempo. Após um chutão do goleiro Kameni ao campo de ataque, Daniel Alves tentou recuar de primeira para Bravo, pegando mal na bola. Juanmi aproveitou, tirou o goleiro do lance e empurrou para a rede.

O trio ofensivo formado por Messi, Luis Suárez e Neymar não conseguiu chegar à rede na tentativa do empate. Foram frequentes os lances de impedimento, especialmente na etapa final. Pedro teve a melhor chance para evitar a derrota, mas, livre na área, balançou a rede por fora.

A equipe dirigida por Luis Henrique tentará agora deixar o fracasso para trás e se concentrar em um desafio complicado que tem pela frente na Liga dos Campeões. O confronto das oitavas de final com o Manchester City começará na próxima terça-feira, na Inglaterra.

Juanmi aproveitou o erro de Daniel Alves para definir a vitória do Málaga em sua visita ao Barcelona - AFP

Confira a 24ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sexta-feira

Getafe 2 x 1 Espanyol

Sábado

Barcelona 0 x 1 Málaga

Córdoba 1 x 2 Valencia

Atlético de Madrid 3 x 0 Almería

Deportivo La Coruña 0 x 2 Celta

Domingo

Real Sociedad x Sevilla

Athletic Bilbao x Rayo Vallecano

Villarreal x Eibar

Elche x Real Madrid

Segunda-feira

Levante x Granada

INGLESÃO

Chelsea empata com Burnley em "jogo da igualdade", mas mantém ponta

Ao subirem ao gramado do Stamford Bridge neste sábado, os jogadores do Chelsea puderam ver diversas faixas repreendendo as atitudes racistas que um grupo de ingleses protagonizou em Paris na última semana. O "jogo da igualdade" diante do Burnley fez jus ao nome e terminou com o placar empatado. Após Ivanovic abrir o placar na etapa inicial, os donos da casa ficaram com um homem a menos na metade do segundo tempo, e sofreram o empate a dez minutos do fim. Com acréscimo de quatro minutos, a partida permaneceu aberta até o apito final.

Tentando desvincular sua imagem do ato lamentável no metrô de Paris, na última terça, quando um grupo de torcedores do Chelsea impediu que um cidadão negro francês, de nome Souleymane S., embarcasse no trem após mais um dia de trabalho, a equipe de José Mourinho foi a campo sem parte dos principais atletas, como Ramires, Willian e Drogba - poupados por conta do desgaste físico.

Únicos brasileiros a entrarem em campo como titulares, Felipe Luís e Oscar tiveram atuação discreta, o último, inclusive, foi sacado na etapa final. Willian, que cedeu sua vaga entre os onze a Cuadrado, entrou no segundo tempo mas não teve chances de dar a vitória ao Chelsea. Diego Costa, artilheiro do Inglês com 17 gols, voltou a atuar após cumprir quatro partidas de suspensão, mas não foi eficaz como de costume.

Apesar do tropeço em casa, apenas o sexto empate em 26 jogos, os blues mantém a ponta da tabela com oito pontos a mais que o vice-líder Manchester City. Mesmo que o City vença o Newcastle neste sábado à tarde, o time de Mourinho continuará com a liderança garantida, podendo ver a diferença em relação ao número de pontos diminuir.

Torcida apoiou o time e condenou racismo; faixa diz "branco ou preto, aqui somos todos azuis" - AFP

Abre o olho, Barça! City atropela o Newcastle e se aproxima da liderança

Manchester goleia o Newcastle por 5 a 0 e chega com moral para confronto da Champions

Se a torcida do Barcelona já ficou preocupada ao ver o seu time jogar muito mal neste sábado e perder em casa para o Málaga, por 1 a 0, deve ter ficado ainda mais ao ver o jogo do Manchester City, logo depois, ainda neste sábado. O rival dos catalães durante esta semana nas oitavas da Liga dos Campeões atropelou o Newcastle no Etihad Stadium por 5 a 0, e chega com moral para o jogo de ida contra o Barça. O espanhol David Silva, autor de dois gols, foi o destaque.

De quebra, a rodada ainda foi boa para o Manchester City no Campeonato Inglês. Além de ter conquistado uma vitória por um placar elástico em casa, os Citizens se deram bem com o inesperado empate do Chelsea em Londres com o Burnley. Desta forma, o City fica com 55 pontos, cinco a menos que os Blues.

O Manchester City nem precisou se esforçar muito para conseguir vencer na primeira partida de Yaya Touré depois de voltar da Copa Africana de Nações. Com apenas 21 minutos já vencia por 3 a 0. Aos dois já saiu o primeiro com Agüero, em cobrança de pênalti.

Fernandinho voltou a ser titular pelo Manchester City (Foto: Oli Scarff/AFP)

Com calma, não se intimidou com o holandês Krul, especialista neste quesito, e abriu o placar. Pouco depois foi a vez de Nasri. Boa jogada dentro da área, a bola veio para ele após desvio, e não desperdiçou. E então começou o show do espanhol David Silva. O meia acertou um lindo lançamento para Dzeko, que matou a bola e finalizou para fazer o terceiro, e já deixar a partida praticamente liquidada com apenas 21 minutos.

No segundo tempo, ao invés do Newcastle tentar evitar um vexame, tentou sair para o jogo, e se deu mal. Agüero puxou bom contra-ataque, abriu para Nasri, que deixou Silva na cara do gol para fazer o quarto. Dois minutos depois, mais um do espanhol. Touré fez lançamento longo, o argentino não conseguiu dominar com perfeição, mas a bola sobrou para Silva, que chutou forte e botou lá dentro.

Nasri também deixou o dele na goleada (Foto: Oli Scarff/AFP)

Depois a grande atração foi a estreia do marfinense Bony, contratado junto ao Swansea na janela de transferências de inverno. O atacante teve uma grande chance. Ficou sozinho com Krul, mas chutou em cima do goleiro.

Mas o Newcastle já não conseguia reagir, e o Ciy claramente ficou com a cabeça no jogo contra o Barcelona, e a goleada ficou mesmo no 5 a 0.

PORTUGUESÃO

Brasileiros marcam e Benfica vira sobre o Moreirense fora de casa

O líder Benfica saiu atrás no placar na tarde deste sábado, mas mostrou poder de reação e fez 3 a 1 sobre o Moreirense, fora de casa, pela 22ª rodada do Campeonato Português. O time mandante saiu na frente no primeiro tempo com gol de João Pedro, mas as Águias voltaram melhores na segunda etapa e, com gols de Luisão, Eliseu e Jonas, viraram a partida em Moreira de Cónegos. Ainda houve confusão antes do terceiro tento benfiquista, que culminou na expulsão do meia mandante André Simões e dos dois treinadores.

A vitória serviu para manter o Benfica firme na liderança isolada do Campeonato Português. Os Encarnados agora têm 56 pontos, sete a mais que o vice-líder e rival Porto, que ainda visita o Boavista na rodada. Já o Moreirense segue no meio da tabela, e ocupa a 11ª posição, com 25 pontos ganhos.

O próximo compromisso das Águias no campeonato é contra o Estoril Praia, no Estádio da Luz, no dia 1º de março. Já a representação de Moreira de Cónegos volta a campo no mesmo dia, quando visita o Penafiel.

Após cruzamento na área, o zagueiro Luisão subiu mais que a defesa mandante e marcou de cabeça – AFP