Postado por - Heitor Montes

Sistema defensivo é o ponto forte do Bahia pra reta final da Série B

Bahia tem segunda defesa menos vazada da competição, com 28 gols sofridos. Neste sábado, contra o Luverdense, setor não contará com Jackson, suspenso

O setor ofensivo do Bahia acumula bons números na Série B. O ataque tricolor é o terceiro mais positivo da competição, com 51 gols marcados. Hernane balançou as redes em dez oportunidades e aparece na quinta posição do ranking de artilharia tricolor. O Brocador também tem destaque por ter contribuído com seis assistências, duas a menos que Jean Carlos do Vila Nova, principal garçom da Segunda Divisão. Os atacantes e meias chamam a atenção dos adversários, mas não representam o único trunfo da equipe treinada por Guto Ferreira. A defesa também tem papel essencial na campanha do time baiano, que ocupa a segunda colocação com 59 pontos, dois a mais que o Náutico, primeiro time fora do G-4.

A defesa do Bahia foi vazada apenas 28 vezes nas 35 rodadas da Série B, uma média de 0,8 gol por jogo. O índice só é inferior ao do Londrina, que sofreu 27 gols durante a Segunda Divisão. Na sequência de seis jogos de invencibilidade mantida pelo Tricolor, o goleiro Muriel só buscou a bola no fundo das redes em duas oportunidades, no empate em 1 a 1 com o Oeste e no triunfo por 3 a 1 sobre o Ceará.

Neste sábado, às 18h30 (horário de Salvador), na partida contra o Luverdense, no Passo das Emas, a retaguarda baiana passará por uma mudança. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Jackson não estará à disposição de Guto Ferreira. Éder é um dos candidatos a atuar como titular - ele disputa a posição com Lucas Fonseca. E o zagueiro espera manter o bom rendimento do setor para que o Bahia siga no G-4, com boas chances de conquistar o acesso.

A gente trabalha muito forte no dia a dia, treinamos todas situações possíveis que possa ocorrer no jogo, talvez seja por isso a defesa esteja tão sólida e não passa sustos durante a partida, os zagueiros do elenco todos tem qualidade, isso ajuda a evoluir e pressionar de uma forma boa, os titulares, porque sabem que qualquer brecha, é oportunidade para outro – comentou o defensor criado nas categorias de base do Tricolor.

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Bahia tem 80% de chances de conquistar o acesso. O site do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta uma probabilidade de 81% para o Tricolor subir de divisão.

Os números são positivos, mas Éder prega que o time se mantenha concentrado para confirmar o que a calculadora aponta como bem encaminhado.

Nessa reta final esperamos manter a solidez lá atrás porque no ataque tem quem decida e faça os gols, nós queremos subir e a uma boa defesa pode ser a peça chave pro acesso.

Fora de ação, Jackson só poderá atuar como torcedor. E o zagueiro confia em um bom rendimento do time fora de casa para que o Bahia defina o acesso contra o Bragantino, na próxima semana. Todos os ingressos para a partida, marcada na Arena Fonte Nova, foram vendidos.

Falta pouco para conseguirmos esse objetivo que é conquistar a vaga para a Série A do Brasileiro. A equipe não perde há seis jogos, então crescemos na hora certa. Agora é manter o foco e trabalhar dobrado para não ter nenhum erro. É momento de decisão e cada erro poderá ser fatal

Fonte: Globo Esporte