Postado por - Newton Duarte

Soares admite surpresa com uso de titulares e prevê Série B mais técnica

Depois de anunciar que alguns titulares seriam poupados, treinador tem aval da fisiologia para escalar atletas e faz uma análise de como será a disputa da Segundona

Após o anúncio da mudança de planos para escalar titulares na partida contra o América-MG, na estreia do Bahia na Série B, o técnico Sérgio Soares explicou para a imprensa, os motivos da decisão. De acordo com o treinador, o uso de alguns jogadores, que inicialmente seriam poupados, se deu após divulgação dos laudos do departamento de fisiologia.

- Em cima de dados, tivemos uma avaliação até que foi favorável dentro daquilo que imaginávamos. A parte da fisiologia passou alguns dados importantes de recuperação dos atletas, e isso fez com que entendêssemos que não teria problema nenhum em utilizar alguns atletas para esse jogo, principalmente para estreia. Apesar de acharmos que não iríamos conseguir recuperar. Agora a gente tem a possibilidade de usar, mas a gente não vai anunciar quem são eles. Vamos deixar para do dia do jogo – disse o treinador, em clima de mistério.

Se o time ainda é segredo, o mesmo não se pode dizer da Série B. Conhecedor da competição, Soares vê a disputa desse ano com um índice técnico maior em razão da qualidade dos gramados que serão usados. Ele também pediu cuidado redobrado aos atletas para aguentar a maratona de 38 rodadas.

- Tivemos uma conversa com os jogadores falando a respeito da competição, que, tecnicamente, esse ano terá algo diferente, com o uso dos gramados em condições de desenvolver bom futebol. Digo que apenas o campo do Oeste tem menos condições de desenvolver qualidade de jogo, porque o gramado, ao menos até ano passado, não era das melhores. Os demais campo oferecem condições para desenvolver um bom trabalho técnico. Então esse ano a Série B vai ser diferente. Tem campos de Copa do Mundo, outros como o Serra Dourada, que oferece boas condições. Então vejo a Série B mais técnica. Por isso, um time com qualidade mais técnica, obviamente com mais competitividade, consegue se sobressair. Também falei com os atletas das dificuldades que apresenta a competição, com jogos terça e sábado, e com isso, o processo de recuperação é mais lento. É preciso mais cuidado, no fora de campo, no descanso, para ter condições de suportar os sete meses de competição – aconselhou o treinador.

Para Soares, a Série B é o momento mais esperado pelo Bahia na temporada. O treinador prevê que até dezembro, o Tricolor terá um longo caminho a ser traçado.

- Chegamos no grande objetivo do ano, que é a disputa da Série B e conquistar o acesso no fim da temporada. Nosso compromisso é o que traçamos quando chegamos. O importante é iniciar bem, porque a caminhada é árdua – destacou.