Postado por - Newton Duarte

Sob nova direção: Bahia apresenta novo Técnico para 2016

Novo treinador

Doriva assume o comando técnico do Bahia

marcelosantanadoriva

O Esporte Clube Bahia comunica à Nação Tricolor que Doriva é o novo técnico do Esquadrão de Aço. O anúncio aconteceu em primeira mão para os sócios em dia, via SMS, na manhã desta quarta-feira (16).

Natural de Nhandeara-SP, Dorival Guidoni Júnior tem 43 anos e o único treinador na história a conquistar títulos estaduais consecutivos no eixo Rio-São Paulo. O feito aconteceu nas últimas duas temporadas, sempre quebrando tabus: em 2014, surpreendeu o país ao ser campeão paulista pelo Ituano. Em 2015, pôs fim a um jejum de 12 anos do Vasco sem levantar o troféu carioca.

“Além disso, ele vem de uma passagem muito boa na Ponte Preta, recuperando o time no último Brasileirão e levando a Ponte próxima ao G-4”, diz o diretor de futebol Nei Pandolfo. A campanha, com direito a quatro triunfos seguidos, despertou o interesse do São Paulo, onde Doriva ficou até novembro.

Sobre o perfil do técnico, Pandolfo completa: “Ele mescla algumas características importantes. É jovem, mas tem boa experiência e uma grande formação. Acumula resultados positivos, competições ganhas e está com muita disposição para fazer um grande trabalho no Bahia”.

O Vasco de Doriva chegou a marcar mais de 60% dos gols em jogadas de bola parada, desempenho que chamou a atenção de especialistas. Leia uma das análises táticas aqui.

Em 2014, antes do alvinegro cruzmaltino, foi contratado pelo Atlético-PR embalado pelo sucesso em SP.  Na arrancada rumo ao título do Ituano, eliminou o Corinthians, o Palmeiras e o Santos, em sequência, na final.

Em 2013, já havia salvo a equipe de Itu do rebaixamento no Estadual. Desde 2009, era auxiliar no clube.

Nesta semana, participa até sexta (18) do curso de treinadores da CBF (licença B), em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Assim, a apresentação do profissional será na próxima segunda (21), às 15h30, no Fazendão.

Ex-atleta, Doriva defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998, na França. Volante marcador, começou a carreira no São Paulo, lançado por Telê Santana, no início da década de 1990.

No período, foi campeão da Libertadores e do Mundial.

Também atuou pelo Atlético-MG e depois fez sucesso no Porto, de Portugal. Ainda rodou por Celta de Vigo, da Espanha, Sampdoria, da Itália, e Middlesbrough e Blackpool, na Inglaterra.

Encerrou a carreira dentro de campo em 2008.

Junto com Doriva, chegam o auxiliar Eduardo Souza e o preparador físico Anselmo Sbragia, que exerceu a função na seleção brasileira durante a Copa do Mundo do ano passado, ao lado de Luiz Felipe Scolari.

O contrato da nova comissão com o Bahia é de 12 meses.