Postado por - Newton Duarte

Sobre derrota na estreia do Baianão, Tiago Real avisa: 'Novo momento'

Tiago Real relembra derrota para o Conquista e avisa: "Novo momento"

Jogador diz que condição do gramado do estádio Lomanto Junior não serve como desculpa para partida deste domingo, pela final do Campeonato Baiano

O início do Campeonato Baiano não foi como o Bahia esperava. Na primeira rodada da fase de classificação, o time de Sérgio Soares perdeu para o Vitória da Conquista por 2 a 0 - sofreu, no total, duas derrotas nesta fase da competição. O palco era o estádio Lomanto Júnior, casa do Bode. Neste domingo, os dois times voltam a se enfrentar no mesmo lugar, mas a partida tem importância maior: desta vez, é válida pela final do estadual.

Titular do meio de campo tricolor, Tiago Real relembrou, nesta quinta-feira, o revés da estreia. O meia destacou as adversidades enfrentadas naquela partida e avisou que o momento do Bahia  é totalmente diferente.

- O jogo que nós tivemos com eles foi no início do trabalho, no primeiro jogo do campeonato, um jogo atípico, com jogadores expulsos e pênalti cedo contra a gente. Várias coisas que contribuíram para o resultado negativo. Mas estamos em um novo momento – disse o atleta.

"Tem que ter disposição", afirma meia do Bahia Tiago Real (Foto: Divulgação/EC Bahia)

A declaração de Tiago Real tem como base os quatro meses que Sérgio Soares tem no clube. Na primeira rodada do Baiano, a equipe ainda estava em processo de entrosamento e não havia definições sobre todos os setores do campo. Atualmente, contudo, o torcedor tricolor sabe escalar o time, os atletas se conhecem e o grupo tem uma identidade formada.

De lá para cá, a situação mudou. O Bahia conseguiu acumular dois meses sem derrotas, jejum que só foi quebrado na última quarta-feira, após revés diante do Ceará pela Copa do Nordeste. O tropeço não abalou a confiança, e esta confiança que faz com que o meia ignore as condições do estado do gramado do Lomanto Júnior.

- O campo não pode ser desculpa. Temos que ter disposição. Também enfrentamos um campo ruim na semifinal [em Juazeiro]. Temos que enfrentar essas dificuldades e trazer um resultado positivo para Salvador. Vai ser de grande importância – pontuou Tiago Real.

Mas tudo tem um lado bom e um ruim. Se o torcedor já sabe escalar o Bahia, o adversário também sabe. Se o torcedor conhece a forma como o Tricolor atua, o adversário também sabe. E, numa final de campeonato, toda informação é válida. Ainda assim, Tiago Real defende que isso não é motivo para mudanças na equipe.

- Hoje em dia, é muito fácil acompanhar as equipes adversárias, de que forma jogam. A gente estuda bastante. O Bahia tem uma forma de jogar que vem dando certo. Não vejo por que de mudar. Cada vez mais, as equipes vão se resguardar mais com a gente, é natural, vamos enfrentar mais dificuldades. Eles sabem que somos uma equipe forte. As equipes vêm de forma diferente, respeitando o Bahia, atrás da linha da bola. Isso é importante. Dentro das partidas, vamos trabalhando alternâncias para superar os adversários – declarou.

Apesar da tática de trabalhar alternâncias durante as partidas, outros elementos podem influenciar no resultado de um jogo. No caso das decisões, os detalhes podem ser cruciais, como ocorreu na última quarta-feira, diante do Ceará: uma falha de Jean determinou a derrota do Bahia. Contra o Conquista, neste domingo, Tiago Real espera que o detalhe seja em favor do Tricolor.

Para receber as notícias siga na Rede:

UTB – União Tricolor Bahia - torcidabahia.com  

- Já tivemos alguns jogos decisivos onde o detalhes foram a nosso favor. Esperamos que isso possa volta a acontecer. Decisão é jogo em que um detalhe que pode mudar todo o cenário. Contra o Ceará, levamos o gol em uma jogada de contra-ataque, uma bola na linha de fundo... A gente pecou um pouco, mas não vamos lamentar. Está em aberto. Temos totais condições de ir para lá [Fortaleza] e buscar o resultado. Vamos pensar primeiro no Vitória da conquista para depois pensar no jogo da volta da Copa do Nordeste – concluiu o meia.

Vitória da Conquista e Bahia se enfrentam às 16h deste domingo. A volta será no dia 3 de maio, na Arena Fonte Nova.