Postado por - Newton Duarte

#SóJesusNaCausa: Bahia pode terminar ano com pior campanha de sua história

Bahia pode terminar ano com pior campanha de sua história na primeira divisão

Números jogam contra o tricolor, que atualmente tem o segundo pior ataque do Brasileirão e é um dos que menos venceu

Que a campanha feita pelo Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano não é digna de um clube com suas conquistas, muita gente sabe. No entanto, o que muita gente ainda não sabe é que em 2014 o tricolor pode ser rebaixado com a pior campanha de sua história em aproveitamento e/ou pontuação na elite do futebol nacional.

O tricolor acumula duas quedas para a segunda divisão: 1997 e 2003. Na primeira oportunidade, o time conquistou 26 pontos em 25 partidas, num total de 75 disputados, ou seja, um aproveitamento de 34,6%. Na ocasião, jogava-se apenas um turno e, com 26 times na primeira divisão, o tricolor terminou a competição na 23ª colocação.

Seis anos mais tarde, a equipe conseguiu 46 pontos em 46 jogos, obtendo um aproveitamento de 33,3% e ficou na última posição (24ª). Até o momento, o Bahia é o vice-lanterna do Brasileirão com 31 pontos, apenas um a mais do que o lanterna Criciúma e cinco a menos do que a Chapecoense, primeiro integrante fora do z4.

Se o time não conseguir conquistar pelo menos 8 de 15 pontos disputados, igualará ou fará a pior campanha da sua história em aproveitamento. Mais difícil ainda é o Esquadrão chegar junto da sua pior marca na história dos pontos corridos. Para conseguir chegar aos 46 pontos de 2003, o tricolor terá que conseguir nada menos do que as cinco vitórias nos cinco últimos jogos que restam.

Outra marca que joga contra o tricolor é a de estar em sua pior campanha na Série A deste o seu retorno, em 2010. A menor pontuação da equipe, faltando apenas cinco jogos para o término do campeonato, foi em 2012, quando chegou na reta final com 37 pontos, seis a mais do que possui atualmente.

E as marcas ruins não param por aí. Com 25 gols marcados, o Bahia tem o segundo pior ataque do Brasileirão e é um dos times que menos venceu, conseguindo os três pontos em apenas sete oportunidades. Será que dá, torcedor tricolor?

Tricolor vai precisar de ajuda divina para fugir da degola em 2014