Postado por - Newton Duarte

Souza comenta sobre KGB: 'Tem que colocar meu nome aí'

Souza avalia reforços e comenta sobre KGB: “Tem que colocar meu nome aí”

Volante do Bahia destaca trabalho do grupo e revela: “Chegou, tem que fazer discurso”. Ele ainda admite ser favorável a um rodízio de atletas nos próximos jogos

Souza e Kieza comemora título baiano do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

O clima no Bahia não poderia ser melhor. Com o elenco unido no primeiro semestre, o trabalho foi coroado no último domingo, com a conquista do título baiano de 2015. Durante a partida, a revelação de que três reforços estavam na Arena Fonte Nova e seriam anunciados em breve: o zagueiro Jailton, o lateral-esquerdo Marlon e o meia Eduardo.  

Nesta segunda-feira, o volante Souza visitou a Rede Bahia e avaliou os novos companheiros de equipe. Ele ressaltou o clima de união no vestiário e revelou um ritual que deve ser realizado pelos novatos: chegou, tem que fazer discurso.  

Chegou, tem que dar discurso. Brigou no treino, atrasado, fez alguma coisa, tem que fazer discurso e pedir desculpas, e isso tudo aí. E, se subir da base, a gente batiza. Corta o cabelo. Nós tudo comanda. 

Souza, volante do Bahia

- Jailton e Marlon, eu conheci de jogar contra. Jogadores de marcação forte. Onde passaram, foram bem. Se chegou e o Alexandre trouxe, vão nos ajudar. Eduardo não lembro de jogar contra. Já rolou o trote, o discurso. Chegou, tem que dar discurso. Brigou no treino, atrasado, fez alguma coisa, tem que fazer discurso e pedir desculpas, e isso tudo aí. E, se subir da base, a gente batiza. Corta o cabelo. Nós tudo comanda. Ninguém fica contra. Se alguém falar alguma coisa, a gente pergunta: “Ah, vai contra o grupo é?” - contou.  

Autor de dois gols no último domingo, Souza já tem outras metas em foco. Ao menos entre risos. Sempre divertido, ele avaliou o desempenho do trio de ataque do Bahia, conhecido como KGB: Kieza, Gamalho e Biancucchi. Aos risos, ele brinca e pleiteia uma vaga na trinca, mas trata com seriedade o espírito de grupo que existe no elenco tricolor.  

- Tem que colocar meu nome ai no meio hein (risos). Será que não tem um quarto aí? (risos) O mais importante é o grupo. É o trabalho bem feito, da forma que sempre fiz nos clubes que passei. Primeiramente, é fazer o melhor dentro de campo, procurar fazer o melhor para mim e para mim equipe. Eu me preocupo com o trabalho. Não me preocupo muito em relação a isso de siglas, tipo KGB, KGS (risos), mas, se colocar, fico feliz também – disse, entre risadas.  

Souza; Bahia (Foto: Eric Luis Carvalho)

Souza visita a Rede Bahia nesta segunda-feira (Foto: Eric Luis Carvalho)

Em alta, Souza fala sobre seu papel no esquema tático do técnico Sérgio Soares. Ele afirma que gosta de desempenhar um papel mais ofensivo e de menos marcação, mas é categórico ao decretar que o futebol é dinâmico.  

- Não é uma característica minha jogar de primeiro volante. Quando Alexandre e me trouxe, ele sabia da forma que gosto de jogar, Sérgio também me conhece de jogar contra ele em São Paulo. Mas futebol é dinâmico. Hoje o futebol não tem aquele primeiro volante pegador. Contra o Ceará mesmo, comecei do lado, depois adiantei mais, depois primeiro volante. São variedades de uma partida, mas de eu jogar de primeiro volante não. Acho que minha característica é mais de sair jogando e marcar meus golzinhos.   

Nessa função, Souza conta que o desgaste é maior. Na correria, ele diz que chega a perder dois quilos em uma partida. Diante disso, o volante afirma que é preciso ter um elenco numeroso para suportar as longas competições e o ritmo puxado de jogos em sequência que o calendário brasileiro propicia.  

- Desgasta mais, porque eu Tiago fazemos a função de atacar e marcar. Então terminamos sendo termômetros do time. Então sempre somos os jogadores que mais correm no jogo. A gente perde dois quilos, tem dois dias para recuperar. Se for juntar num mês quantos quilos você perde e quanto tenta recuperar... Mas isso é normal. Questão de campeonato, por isso que temos um elenco forte, para aguentar essa maratona.  

Ciente do desgaste, Souza não faz mistério: é favorável a um rodízio de jogadores nas próximas partidas do Bahia. No sábado, o Tricolor enfrenta o América-MG na estreia pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na terça seguinte, pega o Luverdense pela Copa do Brasil.  

- É bom, né? Precisamos de um pouco mais de tempo para dar uma recuperada e dar um gás novo para recomeçar a temporada - finalizou.