Postado por - Newton Duarte

Sport 1 x 0 Bahia ::: Raio-X, Scout e Melhores Momentos

Com polêmica, Sport vence o Bahia na Ilha do Retiro e se mete entre os 10

Rubro-negro alcança a nona posição antes do recesso da Série A para a Copa do Mundo, enquanto o Bahia permanece próximo ao Z-4


  • Polêmica

Expulsão

Aos 6 minutos do 2º T, Magrão abandonou a meta e derrubou Pará. Os jogadores do Bahia pediram cartão vermelho, mas o árbitro só deu amarelo e ainda expulsou Lomba por reclamação.

  • Estrela

Mike

O jovem atacante emprestado pelo Internacional entrou aos 26 do segundo tempo. Um minuto depois, no primeiro toque na bola, estava no lugar certo e marcou o gol do Sport. 

  • Missão cumprida

Entre os 10


O Jogo

A vitória deixou o Sport em situação confortável na tabela para o recesso da Série A até o fim da Copa do Mundo. Em 9º, o Leão ficou a apenas dois pontos do G-4

Eis a maior virtude do Sport, até o momento, neste Campeonato Brasileiro: vencer os adversários tecnicamente parelhos. Já tinha sido assim contra Chapecoense, Coritiba e Vitória. A quarta vitória - segunda consecutiva - veio diante do Bahia, na noite desta quarta-feira, por 1 a 0, na Ilha do Retiro. Mike entrou aos 26 do segundo tempo para fazer o gol salvador apenas um minuto depois.

Com o resultado, o Sport manteve o excelente aproveitamento ante os intermediários (perdeu para Internacional, Corinthians, Cruzeiro e empatou com o Grêmio) e chegou à nona posição, com 14 pontos, garantindo um recesso tranquilo até o fim da Copa do Mundo. O time pernambucano se afastou de vez da zona de rebaixamento e ficou a dois pontos do G-4. Já o Tricolor de Aço amargou a quarta derrota consecutiva: o sexto jogo sem vencer. Estagnado em 15º lugar, o Bahia, com oito pontos, está só um acima da zona de degola.  

O jogo desta noite, válido pela quinta rodada, seria no dia 18 de maio, mas acabou adiado em virtude da greve da Polícia Militar em Pernambuco. Os outros 18 clubes da Série A já haviam entrado no recesso pré-Copa. Esta noite, pouco mais de 15 mil torcedores compareceram à Ilha do Retiro.

Magrão e Marcelo Lomba, os dois goleiros, praticamente assistiram ao festival de erros de Sport e Bahia no primeiro tempo. Erros de passe, de finalização, de posicionamento. Que justificaram o placar em branco. Do lado Tricolor, Talisca até que se mexeu. Arisco, chegou a cavar uma falta perigosa, que ele mesmo desperdiçou ao cobrar em cima da barreira. No Sport, Neto Baiano esteve isolado. A falta de criatividade do meio de campo o deixou perdido.

Logo no início da segunda etapa, Magrão abandonou a meta e, ao ser driblado, derrubrou Pará na entrada da área. Os jogadores do Bahia pediram o cartão vermelho, mas o árbitro só mostrou amarelo. No meio da confusão, o goleiro do Bahia, Marcelo Lomba, foi quem acabou expulso por reclamação. O lance causou muita polêmica.

Mike sai para comemorar o gol da vitória rubro-negra

Pouco depois, Eduardo Baptista mexeu no Sport. Wendel deixou o campo para a entrada do meia, e estreante da noite, Zé Mário, ex-Náutico. No Bahia, o técnico Marquinhos Santos sacrificou o meia Emanuel Bianchucci para repor o goleiro. Entrou Douglas Pires. O Leão, empurrado pela vantagem numérica, partiu pra cima. Com menos de dois minutos em campo, o arqueiro reserva tricolor fez duas grandes defesas, frustrando as tentativas de Augusto César. Pires brilhou de novo pouco depois.

Ele se encaminhava para ser o herói do jogo, até Eduardo Baptista decidir mexer mais uma vez no time do Sport. Aos 26 minutos, o jovem atacante Mike, emprestado pelo Internacional, substituiu Érico Júnior. Um minuto depois estava no lugar certo. No momento exato. Para escorar o cruzamento de Renê e marcar o gol da vitória. Em seu primeiro toque na bola. O Bahia ainda terminaria a partida com nove jogadores. Aos 37, Roniery foi expulso.


Sport x Bahia

Campeonato Brasileiro - Série A – 5ª rodada (jogo remarcado)


Local:Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Horário:21h

Data:04/06/2014

Árbitro:Marcelo Aparecido de Souza

Auxiliares:Daniel Paulo Ziolli e Bruno Salgado Rizo (SP)

Cartões amarelos:Sport:Durval, Rithely, Magrão, Patric, Zé Mario; Bahia:AndersonTalisca, Roniery, Marcelo Lomba, Fahel  

Cartões vermelhos:Marcelo Lomba e Roniery (Bahia).

Gol:Sport:Mike

Sport:Magrão; Patric, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Wendel, Rithely e Augusto César; Ananias, Érico Júnior e Neto Baiano.

Técnico:Eduardo Baptista.

Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Titi, Demerson e Pará; Fahel, Rafael Miranda, Emanuel Biancucchi (Douglas Pires) e Anderson Talisca (Guilherme Santos); Maxi Biancucchi (Jeam) e William Barbio.

Técnico:Marquinhos Santos.

[**SCOUT**]

Atuações: Lomba complica o Bahia; Douglas Pires entra, fecha a meta após expulsão do titular tricolor, mas não evita gol único do Leão.

MARCELO LOMBA - GOLEIRO

Salvou um cruzamento errado de Renê que quase parou dentro do gol. Tomou um amarelo por cera e foi expulso por reclamação. Prejudicou completamente sua equipe.

Nota: 3,0

DOUGLAS PIRES - GOLEIRO

Entrou no lugar de Emanuel Biancucchi após a expulsão de Marcelo Lomba. Fez grandes defesas em chutes de Augusto e Neto Baiano, e não teve o que fazer no gol de Mike. Evitou uma goleada.

Nota: 8,0

RONIERY - LATERAL-DIREITO

Mesmo focado em defender, deu muitos espaços para Renê avançar. Foi expulso com duas faltas duras. Minou qualquer chance de reação após receber o vermelho.

Nota: 3,5

TITI - ZAGUEIRO

Travou árduos duelos com Neto Baiano e conseguiu evitar lances mais perigosos do atacante rubro-negro.

Nota: 7,0

DEMERSON - ZAGUEIRO

Seguro assim como seu companheiro, apareceu bem nas antecipações. Esteve mais atento à Érico Júnior, mas também teve que combater Neto Baiano.

Nota: 6,5

PARÁ - LATERAL-ESQUERDO

Um pouco abaixo do que tem feito ao longo do campeonato. Errou cruzamentos, matou contra-ataques e teve muito trabalho com Patric. No entanto, quando teve a melhor oportunidade, driblou Magrão e foi derrubado... era um gol certo seu que foi parado com falta pelo goleiro adversário.

Nota: 6,0

FAHEL - VOLANTE

Apareceu muito pouco e não conseguiu conter os avanços dos meias do Sport. Deu muito espaço.

Nota: 5,0

RAFAEL MIRANDA - VOLANTE

Correu mais que Fahel, tentando ser combativo, mas foi envolvido. Apareceu mais para saídas de jogo.

Nota: 5,5

EMANUEL BIANCUCCHI - MEIA

O mais lúcido da equipe. Tentou armar, voltou para buscar jogo, se livrou da marcação, mas seus companheiros não deram prosseguimento às jogadas. Foi sacrificado pela expulsão de Lomba.

Nota: 7,0

ANDERSON TALISCA - MEIA

Muito participativo, tentou criar, mas não estava em seus melhores dias. A pontaria estava desafinada, tentou cavar muitas faltas e pouco conseguiu romper a defesa adversária. Poderia ter sido mais solidário e menos individualista.

Nota: 5,0

GUILHERME SANTOS - LATERAL-ESQUERDO

Entrou na vaga de Talisca. Movimentou-se bem, mostrou habilidade e tentou levar o time à frente mesmo com dois a menos.

Nota: 6,5

WILLIAN BARBIO - ATACANTE

Difícil notá-lo em campo. Não apareceu em um lance de ataque sequer. Só tocou na bola para armar contra-ataques.

Nota: 4,5

MAXI BIANCUCCHI - ATACANTE

Errou demais. As jogadas morreram em seus pés.

Nota: 4,5

JEAM - ATACANTE

Entrou no lugar de Biancucchi. Tentou ser combativo na frente, mas após a expulsão de Roniery, ficou completamente solitário.

Nota: 5,5


Fonte: GE.COM – Bahia Notícias – Scout UTB

Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press