Postado por - Newton Duarte

STJD abre procedimento pra investigar caso Júlio Baptista

STJD abre procedimento pra investigar caso Júlio Baptista

Para o advogado João Chiminazzo, especialista em Direito Esportivo, porém, o caso não irá muito adiante

A maior polêmica do final de semana não acabou. É possível que esteja apenas começando. Após o vídeo em que Júlio Baptista, do Cruzeiro, diz ao zagueiro Cris, do Vasco, para fazer mais um gol, a Federação Bahiana de Futebol requisitou junto à CBF a investigação do caso, enquanto o procurador Paulo Schmitt protocolou pedido de abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

“O STJD já abriu um procedimento (para investigar a suposta facilitação do Cruzeiro). Nós vamos acompanhar a situação”, revela o gerente jurídico do Bahia, Vitor Ferraz. De acordo com ele, o clube faria o pedido, mas como o tribunal já se adiantou, a diretoria passa a acompanhar o desenrolar dos fatos.

Se o procedimento encontrar provas de manipulação ou atitude antidesportiva, por exemplo, poderá oferecer denúncia contra jogadores e/ou clubes. “O fato merece uma investigação. O campeonato não pode ser maculado por qualquer procedimento que interfira no resultado dentro de campo”, afirma Ferraz. Já o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, alega que a entidade entrou no caso para preservar o tricolor. “Queremos que foco do clube fique dentro de campo e que não haja um desfecho ruim para o Bahia”, explicou.

Não deixe de ler:

'Virada de mesa': CBF trata tentativa como absurdo

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Em 18º lugar no Campeonato Brasileiro e seriamente ameaçado de rebaixamento, o Vasco vencia o campeão Cruzeiro, sábado, no Maracanã, quando as câmeras de tevê flagraram o diálogo entre Julio Baptista e Cris. “Faz logo outro, faz logo outro”, disse o atacante do Cruzeiro. O Vasco venceu por 2x1 e se mantém vivo na luta contra o rebaixamento.

Advogado - Para o advogado João Chiminazzo, especialista em Direito Esportivo, o caso não irá muito adiante. “É uma frase solta. Para que haja uma manipulação de resultado, é preciso comprovar o envolvimento de outros jogadores”, esclarece. O jurista foi procurado pelo próprio Júlio Baptista. “Tranquilizei ele. Júlio estava mais preocupado com a dúvida quanto ao caráter dele do que com uma punição”, revela Chiminazzo, que também conversou com Cris para entender a situação.

Ontem, o meia cruzeirense publicou carta na sua página no Facebook se defendendo das acusações. Falou da história de vida e diz estar triste com a repercussão, por atingir seu caráter e sua ética. “O Cruzeiro não levou nenhum gol no 2º tempo após este fato. Na verdade, fizemos dois gols, sendo um anulado... Não faz sentido nada do que está  sendo, infelizmente, divulgado!”.

Ainda ontem, surgiu a informação de que Criciúma, Portuguesa e Ponte Preta poderiam perder pontos por conta de artigo no regulamento da Série A que impede mais de cinco transferências de jogadores entre times na mesma divisão. “Não há problema com os jogadores da Portuguesa, da Ponte Preta e do Criciúma”, encerrou Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF.


Fonte: Ivan Marques – Ibahia

Foto: STJD