Postado por - Newton Duarte

STJD concede Efeito 'Chuta-a-Lei-pra-cima' e Goiás terá torcida contra o Bahia

Goiás obtém efeito suspensivo e terá torcida contra Flu, Bahia e Corinthians

Clube havia sido punido pela briga de torcedores na partida contra o Figueirense, mas departamento jurídico consegue suspender decisão até novo julgamento

[**ADS**]

Mais uma vez o Goiás mostra força nos tribunais. De acordo com o diretor jurídico do clube, João Bosco Luz, o time conseguiu efeito suspensivo da pena recebida na última segunda-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Goiás foi julgado pela briga entre torcedores na partida contra o Figueirense, disputada no dia 4 de outubro, e perdeu três mandos de campo. O time teria de atuar contra Fluminense, Bahia e Corinthians com portões fechados, mas agora poderá contar com apoio do torcedor até que o recurso seja julgado - a previsão é de que o julgamento não ocorra antes da partida contra o Bahia.

Recorrente em casos de indisciplina desde o ano passado, o time esmeraldino já tinha sido punido nesta edição do Campeonato Brasileiro. Na 11ª rodada, em jogo contra o Sport, um torcedor estourou uma bomba na arquibancada do Serra Dourada, e a equipe goiana perdeu quatro mandos de campo, que deveriam ser cumpridos em outra cidade. Porém, o departamento jurídico além de ter obtido efeito suspensivo conseguiu também anular a pena em julgamento realizado no Pleno do STJD.

Goiás havia sido punido por briga entre torcedores no jogo contra o Figueirense (Foto: Reprodução / PFC)

Desta vez a punição era diferente. O Verdão teria de atuar no Serra Dourada com portões fechados em três partidas. Se a pena fosse mantida, o Goiás só teria apoio do torcedor na última rodada, contra a Chapecoense. O novo efeito suspensivo lembra caso ocorrido no ano passado, quando o Esmeraldino foi punido pela briga entre torcedores na partida contra o Atlético-PR, na 30ª rodada. Após ter efeito suspensivo concedido, o clube só foi julgado no fim da competição, quando não havia mais tempo para aplicar a pena. Por isso, o Goiás só cumpriu as perdas de mando no Brasileirão de 2014, contra Criciúma e Botafogo, nas duas primeiras rodadas em que foi mandante

Antes da punição, a diretoria chegou a cogitar a mudança no local da partida contra o Fluminense, marcada para o dia 1º de novembro, para o estádio Mané Garricha, em Brasília. Contudo, diante da incerteza sobre o julgamento e também da falta de tempo necessário para pedir a transferência, o presidente Sérgio Rassi descartou a possibilidade. Sendo assim, o Goiás receberá o Tricolor Carioca no estádio Serra Dourada.

- Existiu esta possibilidade (de transferência para Brasília) sim, mas nem há mais tempo para a mudança. A gente chegou a pensar. Uma empresa ofereceu R$ 250 mil, valor bem abaixo dos R$ 500 mil que a gente esperava. Mas de toda maneira, não seria possível vender o jogo sem saber se seria possível jogar em Brasília ou não. Vamos respeitar a decisão do tribunal e atuar com no Serra Dourada com nossa torcida ou com portões fechados – disse o presidente esmeraldino antes que o efeito suspensivo fosse concedido.

Entenda o caso

No duelo contra o Figueirense, torcedores desceram para o antigo setor da geral aos 24 minutos do segundo tempo e iniciaram o confronto. O jogo precisou ser interrompido, e o árbitro Marcelo Aparecido de Souza relatou o incidente em súmula, o que pode tende a agravar a pena.

Seis torcedores foram detidos por conta da briga generalizada, dentre eles um que se feriu com maior gravidade e precisou receber atendimento do corpo de bombeiros. Desse total, dois eram menores de idade e dois eram realmente torcedores do Figueirense, segundo a Polícia Militar. Todos foram encaminhados para o Juizado Especial Criminal no próprio Serra Dourada, assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados em seguida.

Reincidente em casos de indisciplina no estádio, o clube goiano chegou a perder quatro mandos de campo neste Brasileiro depois que um torcedor estourou uma bomba na partida contra o Sport, válida pela 11ª rodada. No entanto, o departamento jurídico do clube conseguiu anular a pena.