Postado por - Newton Duarte

STJD defere pedido do Ceará e Bahia perde vaga na Sul-Americana

STJD defere pedido do Ceará para disputar Sul-Americana e tira o Bahia

O Ceará conquistou a vaga na Sul-Americana ao vencer o Bahia na Copa do Nordeste. Porém, com a determinação da CBF, a vaga ficaria justamente com o Bahia

STJD autorizou participação do Ceará na Sul-Americana (Foto: Reprodução/CearáSC.com)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deferiu nesta quarta-feira (5) o pedido do Ceará para disputar a Sul-Americana, além da Copa do Brasil. O Vovô entrou com mandado de garantia na última segunda-feira (3) contestando a determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de que não pode disputar as competições simultaneamente. Após vencer o Tupi-MG, o Vovô avançou às oitavas de final na Copa do Brasil.

O Ceará conquistou a vaga na Sul-Americana ao vencer o Bahia na Copa do Nordeste 2015. Porém, com a determinação da CBF, a vaga na competição internacional havia ficado justamente com o Bahia, que foi eliminado na Copa do Brasil. Mas o Departamento Jurídico do Alvinegro argumenta que não há nada no regulamento do Nordestão que impeça o time cearense de participar das duas competições.

O diretor jurídico do clube, Guilherme Magalhães, explicou que o mandado de garantia deferido pelo STJD se baseia na lógica de que o regulamento precisa ser respeitado e que o Ceará possa jogar Copa do Brasil e Sul-Americana ao mesmo tempo por ter vencido a Copa do Nordeste deste ano.

No entanto, pelo próprio documento do Tribunal, a CBF tem três dias para recorrer da decisão ao Pleno do Tribunal.

Com título da Coa do Nordeste, Ceará havia conquistado direito de disputar a Sul-Americana (Foto: Thais Jorge)

Na tarde desta quinta-feira, o Bahia disse que ainda não foi notificado sobe nada do caso e que não irá se posicionar. Agora, com a decisão do STJD, o Ceará tem como adversário o Sport pela Sul-Americana. Quem avançar enfrenta Tigre-ARG ou Huracán-ARG.

Situação difícil na Série B do Brasileiro

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o Ceará está na lanterna. Na última segunda-feira (3), foi anunciado o nome do novo treinador, após a saída de Geninho: Marcelo Cabo. A tendência é que o Vovô utilize o time reserva para atuar em outra competição fora a Série B do Brasileiro.