Postado por - Newton Duarte

Sul-Americana começa em setembro; Entenda

Sul-Americana

Bahia começa a disputar torneio em setembro; veja detalhes

FBL-ARGENTINA-COPA SUDAMERICANA-DRAW

Com a eliminação do Bahia na terceira fase da Copa do Brasil, o Tricolor vai participar da Copa Sul-Americana de 2014. A estreia será em setembro, mas o adversário ainda não está definido.

Será a terceira presença do Esquadrão no torneio internacional. Em 2012, o time foi eliminado na 1ª fase, pelo São Paulo, que acabaria conquistando o título. Em 2013, eliminou a Portuguesa e saiu contra o Nacional de Medellín, nos pênaltis.

O regulamento para explicar o critério de classificação para a Sul-Americana é confuso, mas vamos tentar esclarecer.

REGULAMENTO

Anteriormente, iam para a Sul-Americana os times que ficassem entre a 5ª e a 12ª colocações na Série A. Caso o campeão da Copa do Brasil saísse deste grupo, o 13º colocado herdava a vaga. E se o atual campeão da Libertadores também estivesse entre essas colocações, o 14º também iria.

Em 2013, a CBF aumentou o número de participantes na Copa do Brasil e as eliminações nos mata-matas passaram a interferir diretamente na definição dos participantes da Sul-Americana.

Os quatro primeiros colocados do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil, que vão para a Libertadores, já estão automaticamente fora.

Portanto, vão para o torneio continental os times que ficarem entre o 5º e o 12º  lugares da Série A do ano anterior, contanto que eles não cheguem às oitavas de final da Copa do Brasil. E esse é o caso do Bahia, que terminou a Série A de 2013 em 12º lugar e foi eliminado na 3ª fase da Copa do Brasil de 2014.

Caso um clube que terminou o Brasileiro de 2013 entre o 5º e o 12º lugares consiga a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, a vaga será herdada pelo o 13º, o 14º e assim por diante, até o 16º colocado do Brasileiro. Exemplo: Se o Bahia tivesse se classificado ontem, contra o Corinthians, a nossa vaga na Sul-Americana seria herdada pelo Internacional, que foi 13º no Brasileiro passado.

Se ainda houver vagas disponíveis para além do 16º colocado na Série A, serão chamados os melhores colocados da Série B 2013, do 1º ao 4º colocado. Caso ainda sobrem vagas, serão chamados, em ordem, do 17º ao 20º da Série A.

ADVERSÁRIO

O adversário do Bahia na Sul-Americana 2014 ainda depende da classificação ou eliminação do São Paulo, Internacional, Santos e Coritiba na Copa do Brasil.

Neste momento, a maior probabilidade é de que o oponente azul, vermelho e branco seja o Sport.

A Sul-Americana começa no dia 19 de agosto, mas os clubes brasileiros e argentinos só entrarão depois.


Fonte e foto: ECB