Postado por - Newton Duarte

Sul-Americana: Conheça o Atlético Nacional

Conheça o Atlético Nacional, próximo adversário do Bahia na Sul-Americana

Clube colombiano é um dos mais populares do país e já foi finalista da Copa Sul-Americana


Próximo adversário do Bahia na Copa Sul Americana, o Atlético Nacional é uma das equipes mais tradicionais do continente. Também um dos clubes mais populosos da Colômbia, o El Verde, como é conhecido pelos seus torcedores, manda seus jogos no estádio Atanasio Girardot, na cidade de Medellín, que tem capacidade para 45 mil pessoas.

Fundado em 1947, o Atlético Nacional foi a primeira equipe da Colômbia a conquistar uma Taça Libertadores da América, em 1989, ano que o Tricolor participou pela última vez da maior competição de clubes da América do Sul. Além da Libertadores, os "Puros Criollos" conquistaram 12 títulos nacionais, uma Superliga da Colômbia, duas Copas Merconorte e duas Copas Interamericanas. A equipe já chegou em uma final de Sul-Americana, mas acabou perdendo para o San Lorenzo, da Argentina.

Adversário do Bahia, Atlético Nacional é o atual campeão do Apertura colombiano

O Atlético Nacional é o atual campeão do Apertura Colombiano e está na terceira colocação do Clausura 2013 com dez pontos em quatro jogos. A equipe tem duas partidas a menos que os outros adversários e ainda não perdeu na competição. Para chegar até às oitavas de finais da Sul-Americana, o clube alviverde passou pelo Inti Gás do Peru, na primeira fase, e pelo Guaraní do Paraguai, na segunda fase. O artilheiro da equipe na competição é o atacante Valoy, com dois gols marcados. Já o destaque da equipe é o meia Alexander Mejia, constantemente convocado para a seleção de seus país. A Colômbia é vice-líder das eliminatórias para a Copa do Mundo no Brasil.

Confronto com brasileiros - Em sua história o clube colombiano protagonizou muitos duelos com times do Brasil. O primeiro confronto do Atlético Nacional com clubes brasileiros aconteceu em 1975. Pelo grupo três da Libertadores, a equipe colombiana empatou com o Vasco em Medellín e perdeu no Rio de Janeiro. No mesmo grupo, o time enfrentou o Cruzeiro. Venceu por 3 a 2 em Minas Gerais e perdeu por 2 a 1 na Colômbia.

Em 1990, o Atlético Nacional voltou a enfrentar o Vasco. Pelas quartas de finais da Copa Libertadores, a equipe de Medellín bateu o clube carioca em Santiago, no Chile por 1 a 0, e empatou no Rio de Janeiro, eliminando o clube alvinegro da competição.

Jogadores notáveis - Na longa história do Atlético Nacional não faltam grandes jogadores. Uma das principais lendas do futebol colombiano, o goleiro René Higuita defendeu o clube durante dez temporadas. Passaram Atlético ainda o goleiro Óscar Córdoba, o lateral Iván Córdoba e os atacantes Asprilla e Juan Pablo Ángel, que está no atual elenco.

Destacam-se também o atacante Aristizábal, com passagem pelo Vitória em 2002. O jogador foi revelado e se aposentou com a camisa do El Verde. Quem também teve passagem pelo clube foi o atacante Marcelo Ramos. Revelado no Bahia, Marcelo defendeu o clube o Atlético Nacional entre os anos de 2005 e 2007.


Fonte: IBahia

Foto: Reprodução